CRÔNICAS

Padre Lancellotti e os incircuncisos de coração

Em: 14 de Janeiro de 2024 Visualizações: 4763
Padre Lancellotti e os incircuncisos de coração

Homens incircuncisos de coração e de ouvidos, vós

sois como os vossos pais, que mataram os profetas”.

(Santo Estevão, protomártir, ano 35 d.C.)

O padre Júlio Lancellotti, defensor dos moradores de rua, foi canonizado em vida pelo Brasil limpo e decente. Santo ele já é. No entanto, os incircuncisos de coração, entre eles o Coiso, o Coisinha e o Mamãe Falei querem convertê-lo em mártir. Incentivam a violência física, quando disparam lama e o apedrejam simbolicamente. Ele já recebeu várias ameaças de morte, não apenas verbais.

O Coiso, então deputado federal, publicou em 2017 nas redes sociais um vídeo tão fedorento e fake como ele, intitulado “O nebuloso envolvimento do padre Júlio Lancellotti em caso de pedofilia”, além de acusações falaciosas de enriquecimento do padre com os usuários de crack, como se a Cracolândia fosse um cofre de joias presenteadas pela Arábia Saudita. Tais agressões se devem ao fato de que a especulação imobiliária é combatida pela Lei Padre Júlio Lancellotti.  

Essa lei do senador Fábio Contarato (PT-ES) foi vetada pelo Coiso, presidente da República, já depois de derrotado na última eleição. A lei proíbe a “arquitetura hostil” - o uso de técnicas construtivas em espaços públicos das cidades para afastar os pobres das praças, viadutos, calçadas e jardins. Até cercas eletrificadas foram colocadas em logradouros para “limpar” a área, que ficaria “desvalorizada” com a vizinhança dos sem-teto.

O Congresso derrubou o veto em 16 de dezembro de 2022, quando o Coiso preparava sua fuga para Miami. O nome da lei finalmente aprovada traz o nome do padre Lancellotti, coordenador da Pastoral do Povo de Rua em São Paulo, que usou uma marreta, feito um arcanjo guerreiro, para quebrar as pedras pontiagudas colocadas pela Prefeitura debaixo de um viaduto.

Morte ao padre

A rejeição aos moradores de rua na capital paulista cresceu na medida em que o número deles aumentou, tornando-os mais visíveis. Hoje somam mais de 48 mil. Foi aí que o Coisinha, vereador de São Paulo e candidato derrotado a vice-prefeito de Vinhedo (SP), decidiu “matar o profeta” politicamente, a fim de angariar votos do gado aporófobo. Propôs a criação da CPI das Ongs, para exercitar tiro-ao-alvo sobre o Padre Júlio, que nunca pertenceu a qualquer Ong.  

A CPI, se instalada em fevereiro, se afogará nas águas da mentira, sem qualquer consequência legal. Mas vai incitar a violência nas redes sociais, o que não é de agora. O ódio aos sem-teto é transferido a quem os defende. Quatro matadores de aluguel já procuraram o padre Júlio, como ele contou em entrevista a El País:

- Um deles falou que não conseguiu atirar, porque tinha muita gente ao meu lado e algumas crianças. Outro, levado por sua advogada, confessou ter sido escalado para me atropelar, mas ficou com peso na consciência de ter que matar um padre.

Recebeu ameaças explícitas pela internet: “Morte ao padre Júlio”, “Matem o padre Júlio”, “Acabem com esse homem”. Fez boletim de ocorrência após ser xingado na praça Barão de Tietê por um motoqueiro, que reduziu a velocidade e falou: - Ô seu padre filho da puta, defensor de ´nóia’. Acelerou e virou à direita na rua Sapucaia, lá encontrou catadores de material reciclável vinculados à Pastoral do Povo de Rua e falou: - Vou meter fogo em vocês.

Essas agressões foram estimuladas, em 2020, pelo então deputado estadual Mamãe Falei que, apoiado por um ex-comandante da Guarda Civil Metropolitana, o chamou de “cafetão da miséria”. O padre preferiu não aceitar a escolta que o Estado lhe ofereceu.

Martírio

É assim que está sendo martirizado o padre Júlio Lancellotti por acolher moradores de ruas, catadores, usuários e dependentes de crack abandonados pelas políticas públicas. Razões similares martirizaram muita gente desde o início da Era Cristã, quando só era canonizado santo quem era mártir (do grego “testemunha”) na perseguição feita aos primeiros cristãos.

Santo Estevão, o primeiro deles, chamado de protomártir, teve sua morte descrita nos Atos dos Apóstolos, que relata o seu embate com os fariseus, na Sinagoga quando, após a leitura das Escrituras, fez o que Flávio Dino faz com os bolsominions: botou todos no bolso. Raivosos, subornaram alguns homens para darem falso testemunho no Sinédrio - o Tribunal dos antigos judeus, onde juraram terem ouvido blasfêmias de Estevão, que seria “contra as leis de Moisés”.

Saulo de Tarso, filho de comerciante rico ligado aos fariseus, algemou Estevão e o encarcerou. Condenado ao apedrejamento até a morte, sacerdotes, anciãos e escribas o levaram para fora da cidade acompanhados do povo amotinado que “com grande clamor o apedrejaram”. Entre eles, estava Saulo que depois, arrependido, se tornou – quem diria? –  São Paulo, Apóstolo dos gentios. Coberto de sangue, Estevão lhes disse:

- Homens de cerviz dura, incircuncisos de coração e de ouvidos, vós sois como os vossos pais, que mataram os profetas

“Incircunciso de coração” é uma figura de linguagem depois usada por Paulo Apóstolo para designar pessoas insensíveis e desumanas, incapazes de ter compaixão pela dor alheia, que não ouvem o lamento dos que sofrem. Se na época tivesse epidemia de covid, os fariseus ainda debochariam, imitando a falta de ar das vítimas.

A reza da Preta

Enquanto era apedrejado, Estevão pediu a Jesus que perdoasse os seus assassinos:

- Senhor, não lhes imputeis este pecado. 

Reação similar teve o padre Júlio Lancellotti, quando perguntado se perdoava os seus algozes caluniadores e fakenewszeiros:

- Não tenho ódio deles e não vou semear ódio. O que é o perdão? Eu não esqueço o que eles fizeram e não vou fazer igual. Nunca direi a eles que são cafetões da miséria. Isso seria uma ofensa e significaria minha falta de perdão. O meu perdão é dizer a eles:

- Vocês são meus irmãos.

Égua! Peralá! Eles não são meus irmãos não. Quem é minha irmã é a Preta, que tem horror às agressões contra o Padre Júlio - esse sim, nosso irmão -  e que também reza diariamente pelo Coiso, o Coisinha e o Mamãe Falei. - “Amém” diz contrito seu filho, o “Pão Molhado”.

Estevão e o padre Júlio são santos, a Preta é um projeto de santa, o "Pão Molhado" é um santinho. Tenho a maior admiração pelos quatro, acho que estão certos e que o errado sou eu, que não sou santo e não perdoo tanta ignomínia e canalhice nem que a vaca tussa. O conselho que dou aos “incircuncisos” deste Brasil varonil é:

- Circuncidai os vossos corações, os vossos ouvidos e outras “cositas” mais. Depois disso a gente se fala.

P.S. Já é um clichê dizer que tudo que começa um dia, um dia acaba. Comecei a escrever as crônicas semanais do Taquiprati no Diário do Amazonas em 18 de janeiro de 2004, foram vinte anos sem interrupção. Nesta sexta (12), fui informado que o Diário impresso e o D-24 não publicarão mais a coluna. Com a morte de Batará, seu fundador, a empresa está se reorganizando.

Nessas duas décadas de convivência, gozei sempre de total liberdade para defender opiniões, que muitas vezes contrariavam a linha editorial do jornal. Agradeço ao Cirilo e a seu irmão Ciro pelo tratamento sempre respeitoso que tive.

Dessa forma, a coluna deixa de aparecer semanalmente no blog Taquiprati, que replicava a versão impressa. Apenas ocasional, eventual e excepcionalmente será postada aqui, já sem qualquer periodicidade.

Aos leitores, muito deles fiéis, agradeço a atenção, a leitura, os comentários, alguns deles elogiosos, outros críticos. Hasta siempre! Nos veremos por aí, nas esquinas da vida, enquanto der.

Comente esta crônica



Serviço integrado ao Gravatar.com para exibir sua foto (avatar).

63 Comentário(s)

Avatar
Flora Dias Cabalzar comentou:
21/03/2024
Querido Bessa, queremos seguir contigo diariamente! abraços saudosos daqui de casa!!
Comentar em resposta a Flora Dias Cabalzar
Avatar
Sergio António Lopes comentou:
05/03/2024
Boa noite de Itapeva ou pedra chata
Comentar em resposta a Sergio António Lopes
Avatar
Julio Cezar Soares comentou:
09/02/2024
Excelente, prazeroso, bem humorado
Comentar em resposta a Julio Cezar Soares
Avatar
Rodrigo comentou:
30/01/2024
Essa turma "do bem" que faz "arminha" é pior que aquelas baratinhas francesas de bueiro. São pessoas maldosas que adoram criar fakenews e vilanizar boas pessoas como o padre Lancellotti, mas que passaram e passam pano para todos os absurdos que o coiso fez nesses últimos anos. Mas ainda bem que agora temos um presidente democrático que vai ser reeleito pela quarta vez. Com relação ao fim das cronicas no diário do Amazonas, eu fico triste em saber, pois o professor Bessa sempre fez e faz um trabalho muito importante nos informando sobre todos os assuntos. Acredito que o professor continuará seu brilhante trabalho por aqui no blog , pois gostamos muito de ler suas crônicas, de saber histórias do beco da besta, de ler os "supenhetemos" a respeito de hipóteses que podem vir a acontecer, dos políticos que não estão andando na linha, de histórias que o professor conheceu e conhece ao longo de suas experiências diárias como professor, jornalista, pai, irmão, filho e avô. Deixo aqui meu pedido: não pare professor por favorrr. Um abraço querido professor.
Comentar em resposta a Rodrigo
Avatar
Ivo Barbieri comentou:
16/01/2024
Leitor infalível de suas crônicas semanais. Lamento a falta que elas me farão. Mas como te conheço, você nunca calará, como ninguém te calará. Sua voz é insilenciável. Parabéns pelo seu belo e riquíssimo artigo sobre o Pe. Lancelotti. Político, indignado, jornalístico, teolóico. Uma aula de sapiência e protesto. Fraterno abraço!
Comentar em resposta a Ivo Barbieri
Avatar
Dodora Bessa Farias comentou:
15/01/2024
Babá, nem imagina o qto lamento esse aceno de uma despedida (sistemática), que deixa um profundo vazio no coração e na mente de seus fiéis leitores, entre os quais me incluo. Você muitas vezes representou não só o porta voz das nossas angústias, como esta do Pe.Júlio Lancellotti, como, de nossas alegrias, contribuindo para a memória de fatos, ao construir uma rica história, em diferentes dimensões. Não permita que essa fonte de saber se esgote, nos deixando sedentos de seus conhecimentos, transmitidos de uma forma muito especial e gostosa de ler. Só memo apelando pra beata Pretinha, e seus seguidores, para invocar a todos os seus santos amigos, que interceda ao nosso Pai para que esse ADEUS se transforme em um ATÉ BREVE! VIVA O PE. LANCELLOTTI!
Comentar em resposta a Dodora Bessa Farias
Avatar
Hans Alfred Trein comentou:
15/01/2024
Caro Bessa, justa crônica sobre o Padre Lancelotti, sua ação e sua pregação. Aliás, a busca pela memória de Estêvão é muito apropriada, pois também foi hostilizado pela elite política e religiosa de seu tempo. O gado, seus donos e capatazes de plantão, os incircuncisos de coração e ouvido não aguentam o evangelho trazido aos empobrecidos. Padre Júlio não é apenas reconhecido por cristãos e cristãs de várias denominações, mas também por pessoas que não tem filiação religiosa, por causa do Espírito Santo que está acima das instituições humanas. Muito grato por este testemunho. Quanto a encerrar a publicação no Diário: azar é do jornal. Não vai demorar, vão perceber. Provavelmente todos aqueles outros jornais que mencionaste também foram esmilingüindo, depois que saíste. Espero continuar recebendo teus textos aqui no taquiprati. Abraço, e bom ano! Hans
Comentar em resposta a Hans Alfred Trein
Avatar
Norma Moura Ribeiro Torres comentou:
15/01/2024
Com certeza, o Padre Júlio Lancellotti é mais santo do que alguns santos que estão nos altares.
Comentar em resposta a Norma Moura Ribeiro Torres
Avatar
Nilda Rocha (via FB) comentou:
15/01/2024
Deus é maior, mas precisamos manter a vigilância ao Pe. Lancelotti, protegê-lo é necessário.
Comentar em resposta a Nilda Rocha (via FB)
Avatar
Francimary Pinheiro (via FB) comentou:
15/01/2024
Deus abençoe e proteja o Padre Julio Lancellotti
Comentar em resposta a Francimary Pinheiro (via FB)
Avatar
Fernando Gonçalves Dos Santos (via FB) comentou:
15/01/2024
Onde entra dinheiro público, isenções, e falcatruas é nas igrejas pentecostais e neopentecostais, cadê CPI nelas? Usadas p lavar dinheiro e eleger politicos
Comentar em resposta a Fernando Gonçalves Dos Santos (via FB)
Avatar
Sandra Regina (via FB) comentou:
15/01/2024
O problema é que a maioria dos evangélicos não foram educados para viver o Evangelho, foram treinados para frequentar igrejas.
Comentar em resposta a Sandra Regina (via FB)
Avatar
Rapha Coeelho Cruz comentou:
15/01/2024
Pq que os bons são perseguidos??? aqueles que fazem o bem pelos menos favorecidos???
Comentar em resposta a Rapha Coeelho Cruz
Avatar
Jeffson Souza (via FB) comentou:
15/01/2024
Todo nosso apoio ao nosso querido Padre Júlio Lancellotte. Um verdadeiro mensageiro de Deus.
Comentar em resposta a Jeffson Souza (via FB)
Avatar
Maria Betânia (via FB) comentou:
15/01/2024
Jesus lhe abençoe e lhe guarde padre Júlio Lancelotti e todos que estão ao seu redor.
Comentar em resposta a Maria Betânia (via FB)
Avatar
Francisco Foot Hardman comentou:
15/01/2024
Querido Bessa: considero a sua "última crônica" como a melhor manifestação pública das que pude ver em relação à perseguição ao Padre Lancelotti! Para quem conhece o grande cronista que você é, isso não é surpresa. Vamos derrotar mais uma vez o fascismo bolsonarista no seu principal reduto: São Paulo. TODA SOLIDARIEDADE AO PADRE LANCELOTTI! Nosso melhor candidato ao Prêmio Nobel da Paz, pela sua incansável luta ao. lado dos moradores de rua (refugiados internos) e do povo palestino (o maior contingente de refugiados internacionais desde 1947). Um grande abraço! E vida longa ao Taquiprati! Tem que prosseguir de qq jeito!!!
Comentar em resposta a Francisco Foot Hardman
Avatar
Astrid Lima comentou:
15/01/2024
Oh Ribamar, o taquiprati precisa encontrar uma nova casa
Comentar em resposta a Astrid Lima
Avatar
Aparecida Preta Pretinha comentou:
15/01/2024
Depois de ler a crônica de hoje, fiquei pensando no que diria a nossa mãe Lisoca, depois que eu terminasse de ler em voz alta pra ela, como eu sempre fazia quando trabalhava no Colégio Aparecida. Provavelmente falaria " Este menino está louco? Como vão ficar os leitores que, como eu, ficam esperando a semana toda pra ler a coluna dele? Ele não pode fazer isso. Vou dizer, hoje mesmo, que ele não pode fazer isso". É, toda a semana, quando eu chegava com o jornal nas mãos ela já estava esperando ansiosa. Então eu leria o comentário da Celeste, tão bem escrito sobre encerrar ciclos. Acredito que ela falaria que ele só poderia encerar esse ciclo quando Ela permitisse.
Comentar em resposta a Aparecida Preta Pretinha
Avatar
JOSÉ da Silva SERÁFICO de Assis José Seráfico comentou:
14/01/2024
Quem perde, com a reforma editorial(?) do Diário é aquela porção de leitores de coração já circuncidado. Coloco a página ESPAÇO ABERTO do blog por mim editado, www.nagavea.com.br., para publicar seus textos, sempre que o desejar. O abraço sempre solidário do leitor, admirador e amigo.
Comentar em resposta a JOSÉ da Silva SERÁFICO de Assis José Seráfico
Respostas:
Avatar
Taquiprati comentou:
15/01/2024
Querido Seráfico, aceito com alegria o ESPAÇO ABERTO. Sigamos.
Comentar em resposta a Taquiprati
Avatar
Marilene Corrêa comentou:
14/01/2024
Com todas as nossas palmas! Bravo, Bessa.
Comentar em resposta a Marilene Corrêa
Avatar
Daniel Israel comentou:
14/01/2024
Pena, professor! Um acervo monumental o do seu blog. ?????????? Parabéns pela escrita sensível e sentida.
Comentar em resposta a Daniel Israel
Avatar
Fernanda Garcia Camargo comentou:
14/01/2024
Bessa!! Esperamos ver essas valiosas crônicas reunidas num belo volume. Nos vemos, Camarada. Degustamos, aprendemos. Somos mais brasileiros, mais latinoamericanos lendo você.
Comentar em resposta a Fernanda Garcia Camargo
Avatar
Ana Silva comentou:
14/01/2024
Adoro teus brilhantes, criativos, satiricos e únicos textos. Rezando e implorando para você continuar escrevendo por aqui.
Comentar em resposta a Ana Silva
Avatar
Rita Olivieri-Godet (via FB) comentou:
14/01/2024
NÃO DEIXEM DE LER ESSA CRÔNICA SOBRE O PADRE JÚLIO LANCELLOTTI Após 20 anos, as excelentes, contundentes, inteligentes e necessárias crônicas semanais do Taquiprati no Diário do Amazonas, escritas pelo também excelente cronista, professor, intelectual, José Bessa, ser humano ímpar, deixam de ser publicadas. A imprensa brasileira cada vez mais pobre, burra, manipuladora, reacionária. Obrigada, José Bessa, pelos seus textos reveladores e bem escritos, sem perder a ternura e o humor.
Comentar em resposta a Rita Olivieri-Godet (via FB)
Avatar
Celeste Corrêa comentou:
14/01/2024
Mano, a maturidade nos ensina às vezes de forma dolorosa,, a importância de sabermos entender e encerrar ciclos.. Foram anos e anos de estrada e é claro que essa decisão deixa um certo vazio em ti e naqueles que caminharam contigo, durante esse tempo. !Mas, o que acalma o meu coração de leitora assídua da coluna e que te conhece bem, é que sei que tens a alma inquieta, que amas escrever. e que, principalmente, sabes da importância da coluna como formadora de opinião. Além de tudo isso, a vida te ensinou a ter uma capacidade enorme de se reinventar. Tomara que continues com o blog ou que prepares outras boas surpresas para nós, leitores.rs!
Comentar em resposta a Celeste Corrêa
Respostas:
Avatar
Tania Pacheco comentou:
14/01/2024
A gente precisa de você na trincheira, Bessa. O Brasil precisa de você. Desculpa a ousadia, mas não dá pra parar neste momento 'solene'. De diferentes formas os comentários mostram isso. Se há uma oferta já em pauta, pensa nela. E se não há, vamos ajudar a buscar uma alternativa. Ofertas de espaços para republicar já temos aqui várias, e é óbvio que o Combate, que foi obrigado a ficar fora do ar por um tempinho, está como sempre esteve nessa lista. Estamos cansad@s, em alguns casos com problemas outros, mas ainda precisamos ajudar a carregar os bastões mais um pouquinho. Força pra nós e pra toda a gente de luta. Meu carinho e respeito. Tania.
Comentar em resposta a Tania Pacheco
Avatar
Bete Mendes comentou:
14/01/2024
Belíssimo Artigo, linda crônica, querido José Bessa. Esperamos, com muita torcida, que você continue a nos dar sua Excelente análise . Que apareça um novo espaço pra podermos ter suas crônicas no Taquiprati.
Comentar em resposta a Bete Mendes
Avatar
Evandro comentou:
14/01/2024
Caro José Bessa, Somos 122 membros aqui no grupo *Aqui tudo se debate”. Se uns cem lerem seus textos, já estará bom, eu ficaria satisfeito. Além disso, você poderá difundi-los em outros veículos de comunicação. Certamente você os tem.
Comentar em resposta a Evandro
Avatar
Leo Ribeiro comentou:
14/01/2024
É sempre assim, os empresários começam a retirada das colunas que lhes parecem inúteis. Depois de feita a faxina, não só o número de leitores não crescem, como diminuem. Daí vem a seguinte faxina, a seguinte, até o desaparecimento do jornal. Eu me lembro do JB. Esse foi o começo do fim. Eu gostava do caderno de esportes do JB, porque por ele eu acompanhava o turfe e o xadrez. Além de resultados de provas, sempre tinha uma crônica esportiva, contando causos do turfe e do xadrez. Eu tinha o hábito de recortar e guardar. Também no caderno de cultura, eu colecionava a crítica de jazz.Tudo acabou. Daí acabou meu interesse no jornal. A questão da sua coluna é pior ainda. Pois penso eu, que muita gente comprava o jornal só por causa dela. Deu-se o mesmo, comigo e o JB. A coluna do Fausto Wolf. Sem Fausto, sem xadrez, sem turfe e sem jazz. Eu comecei a comprar a folha de são Paulo. Hoje nem isso. [Não leio mais jornal. Me informo pelo 247, ggn e similares. Tenho saudades do le monde diplomatique, que comprava todos os meses e da caros amigos, que comprava três ou 4 vezes por ano e da Piauí, que comprava umas 6. Triste fim da imprensa escrita em jornal. E para finalizar, parabéns pela última crônica, desse padre eu gosto e muito. Abraços.
Comentar em resposta a Leo Ribeiro
Avatar
Marcos Montysuma comentou:
14/01/2024
É uma pena Riba. Eu tenho uma sugestão: publica no Varadouro. Eu acho até que uma conversa com o Elson Martins ajuda a consolidar essa ideia.
Comentar em resposta a Marcos Montysuma
Avatar
Jorge Novoa comentou:
14/01/2024
Caro José Ribamar Bessa, Um arqueiro ou badogueiro como você nunca deixará de combater os miseráveis de espírito. Foi e é sempre um prazer ler suas crônicas de muita inteligência irônica comme il faut, assim como sempre de muito bom senso de humor. Se depender de minha modesta pessoa, você deve continuar escrevendo sua crônicas de estilo e ideais tão originais. Aqui neste espaço você publica o que quiser e como quiser. Receba um forte abraço amigo com os votos de um 2024 com muitas crônicas e saúde. Convido aos amigos a replicarem as crônicas de Bessa, o amazônida mais retado que conheço.
Comentar em resposta a Jorge Novoa
Avatar
Marco Lucchesi comentou:
14/01/2024
Reúna todas as crônicas em livros.
Comentar em resposta a Marco Lucchesi
Avatar
Edilene Barbosa da Costa comentou:
14/01/2024
Avatar
Leny comentou:
14/01/2024
Que pena! Adoro suas crônicas. Sempre compartilho com uma amiga de Porto Alegre e ela aprecia muito.
Comentar em resposta a Leny
Avatar
Pedro Sérgio comentou:
14/01/2024
Poxa mestre, lamento profundamente. Todos vão perder, os leitores, a cidade e os democratas. Dia desses comentava que a sua coluna era um dos meus prazeres das manhãs de domingo bem como a coluna do Felix Valois!
Comentar em resposta a Pedro Sérgio
Avatar
Selda Vale comentou:
14/01/2024
Bessa, aceita o convite da Ivania. Não podemos ficar sem você.
Comentar em resposta a Selda Vale
Avatar
Serafim Correa comentou:
14/01/2024
Caro Ribamar, não deixe de nos presentear com tuas crônicas. O Blog do Sarafa continuará publicando
Comentar em resposta a Serafim Correa
Avatar
Teca Fraxe - comentou:
14/01/2024
Avatar
Iraildes comentou:
14/01/2024
Avatar
Valter Xeu comentou:
14/01/2024
PUBLICADO EM PATRIA LATINA https://patrialatina.com.br/padre-lancellotti-e-os-incircuncisos-de-coracao/
Comentar em resposta a Valter Xeu
Avatar
Maria do Céu Bessa Freire comentou:
14/01/2024
Despedida espetacular (se é q pode ser assim, nesse caso). Me refiro ao tema, ao posicionamento e ao apoio (como sempre) aos que estão à mercê de algum tipo de violencia. Parabéns, mano! Fechando com chave de ouro. Orgulho me define
Comentar em resposta a Maria do Céu Bessa Freire
Avatar
Luiz Pucú comentou:
14/01/2024
Na esquina da rua nos veremos José....Quem sabe agora você reúne os amigos e conhecidos para contar estórias/histórias ?? A tribo de Niterói te abraça com o grude da raça ! Axé Babá...
Comentar em resposta a Luiz Pucú
Avatar
Leonardo Peixoto comentou:
13/01/2024
Mas continuamos com seu site? Seus textos são necessários!!!
Comentar em resposta a Leonardo Peixoto
Avatar
Amaro comentou:
13/01/2024
Tenho um portal e posso publicar a sua crônica. Portal de coisas positivas Dá uma olhada. Ativei esse início de ano https://www.portalmuitomaispositivo.com.br
Comentar em resposta a Amaro
Avatar
Tadeu Veiga comentou:
13/01/2024
Mais uma ótima crônica, querido Bessa! Lamento saber que não haverá outras, mas c´est la vie... Receba um abraço apertado!
Comentar em resposta a Tadeu Veiga
Avatar
Marcelo Lemos comentou:
13/01/2024
Puxa! Não para não! Deixa só no blog! Não deixe órfãos seus leitores!!!
Comentar em resposta a Marcelo Lemos
Avatar
Isabella Thiago de Mello comentou:
13/01/2024
As crônicas do Bessa são imprescindíveis pelas histórias narradas pela arte da escrita machadiana que transita entre o Jornalismo e a Literatura, mas principlamente pela CORAGEM. Se o "Diário do Amazonas" faz essa reformulação no seu editorial, quem perde são os leitores do jornal. Lamentamos. Porém a versão "on line" do TAQUIPRATI segue adiante. Vamos em frente!
Comentar em resposta a Isabella Thiago de Mello
Avatar
Silvio Tendler comentou:
13/01/2024
Ô Bessa, é triste como foi o fim do Correio da Manhã
Comentar em resposta a Silvio Tendler
Respostas:
Avatar
Taranto EGC comentou:
13/01/2024
A Globo, ainda te espera!!! Kkkkk...
Comentar em resposta a Taranto EGC
Avatar
José Besssa comentou:
13/01/2024
Querido Silvio, meu primeiro trabalho jornalístico, ainda estudante, foi na ASAPRESS, uma agencia nacional de notícias que foi arrendada pela CNBB. *Fechou*. Entrei no jornal O SOL documentado pela Tetê Moraes. *Fechou*. Fizemos com Ana Arruda e Reinaldo Jardim o semanário PODER JOVEM. *Fechou*. Trabalhei no JORNAL DE VANGUARDA do Fernando Barbosa Lima na TV Excelsior. *Fechou*. Fui para O PAIZ do Edil Rodrigues Vale com Joel Silveira e Miguel Borges. *Fechou*. Entrei no centenário CORREIO DA MANHÃ na época em que foi arrendado pelos irmãos do Marcelo Alencar. *Fechou*. Fui correspondente em Paris do semanário OPINIÃO do F. Gasparian. *Fechou*. Meus amigos diziam: Entra no Globo, entra no Globo.
Comentar em resposta a José Besssa
Avatar
Mari Weigert comentou:
13/01/2024
Também acho uma pena! Estava viciada na leitura das crônicas. Continua… continua.,,
Comentar em resposta a Mari Weigert
Avatar
Miguel (EGC) comentou:
13/01/2024
Bessa, que pena! Mas não significa um fim de linha para suas crônicas, pois? Não seria possível fazer a publicação em outro(s) veículo(s)? Temos que dar conta disso!!!
Comentar em resposta a Miguel (EGC)
Avatar
Marisa Castellani comentou:
13/01/2024
Como assim?!?!?!?! A gente não vai poder ler você em nenhum lugar? Seria uma lástima sem tamanho! Não tem como hospedar a coluna em outro lugar? Não largue a pena, amigo.
Comentar em resposta a Marisa Castellani
Avatar
Vera Vital Brasil comentou:
13/01/2024
Também quero!!! Bessa! Tuas crônicas precisam circular, movimentam o pensamento!
Comentar em resposta a Vera Vital Brasil
Avatar
Lega Gitahy comentou:
13/01/2024
Não deixe de escrever suas crônicas no blog, não perco nenhuma
Comentar em resposta a Lega Gitahy
Avatar
Eliete Ferrer Eli comentou:
13/01/2024
Que é isso?! Teus textos são excelentes! Você tem que seguir escrevendo e publicando!!!!!! Você é imprescindível!
Comentar em resposta a Eliete Ferrer Eli
Avatar
Ana Ramalho comentou:
13/01/2024
Junto-me aos companheiros que torcem para que suas crônicas afiadas, desafiantes, amorosas e fortes continuem a sair! O espírito do Taquiprati não pode acabar ????????
Comentar em resposta a Ana Ramalho
Avatar
Solange Bastos comentou:
13/01/2024
Bessa, também quero crônica tua! Dá um jeitinho! Põe no blog e replica aqui! Queremos te ler! Você é ótimo! Sou tua fã!
Comentar em resposta a Solange Bastos
Avatar
Angelina Teixeira Peralva comentou:
13/01/2024
Bessa, você sabe: o jornalismo é uma das profissões mais brutais que se conhece. As reestruturações não poupam ninguém. Quando a Folha encerrou o contrato do meu pai em Praga, ele recebeu a notícia por telex no Clube dos correspondentes estrangeiros. Tinha uma filha pequena, veio para o Brasil, descobriu que estava doente e não tardou a morrer. Em vez de dar os pêsames, o Otavinho pediu desculpas à viúva. No seu caso, tenho certeza que você logo estará partindo para novas aventuras. Nós merecemos continuar a te le
Comentar em resposta a Angelina Teixeira Peralva
Avatar
Celeste Corrêa comentou:
13/01/2024
Caramba! Acabei de ler a tua última crônica ... eu, como fiel leitora estou inconformada, mano Eu vi quando tu falaste no nosso encontro sobre a morte do Batará, mas eu acho que não escutei a parte sobre o fim da publicação do Taquiprati. Estou arrasada! A coluna expandiu meu mundinho, antes tão restrito e pobre, através dela conheci a vida e o cotidiano de pessoas ilustres como o Allende, aprendi muito sobre a vida dos nossos povos originários... e de repente me vi tonta com essa notícia. Mas fiquei profundamente feliz porque fechaste com chave de ouro falando sobre o querido Padre Júlio Lacelotti. A coluna cumpriu lindamente o papel a que se propôs desde que começou: de denunciar todo tipo de injustiça. Esses canalhas fariseus já tentam há muito tempo calar a voz do nosso profeta, mas deram um tremendo tiro no pé, porque Padre Júlio tem milhares de Cyrineus que está juntos com ele manifestando atitudes concretas de solidariedade. E o Taquiprati encerra com essa linda homenagem que, se chegar até o Padre Júlio certamente aquecerá muito o seu coração que anda tão sofrido Parabéns,mano! Estou órfã, mas muito orgulhosa de ti!
Comentar em resposta a Celeste Corrêa
Avatar
ROBSON ROGERIO TELES BEZERRA comentou:
13/01/2024
Ufa! Ainda bem que o Taquiprati vai continuar firme e forte, mesmo sem o apoio do Diário. Mas o Taquiprati é imorrivel, é patrimônio da humanidade, é a voz incalável dos lascados e excluídos. Boa noite meu nobre Professor Ribamar Bessa!
Comentar em resposta a ROBSON ROGERIO TELES BEZERRA