CRÔNICAS

A Rádio Terapia em ondas curtas

Em: 14 de Agosto de 2022 Visualizações: 7077
A Rádio Terapia em ondas curtas

“Não é o câncer. O nosso maior inimigo é a depressão, que vem de dentro de nós”. 

(Jean-Claude Bernardet. O corpo crítico. 2021).

     - Seu Nominando, pode descer… 

A voz da funcionária ecoa na sala de espera do Américas Centro de Oncologia Integrado de Icaraí, em Niterói. Num gesto rotineiro, desejo boa sorte a Nominando, o paciente que me antecede nas sessões diárias de radioterapia. Ele desce para o térreo. Eu fico. Enquanto aguardo, cumpro a exigência sem a qual ninguém entra na sala de tratamento: bebo seis copos d’água e espero a bexiga encher até o tucupi.

Meia hora depois é a minha vez.

- Seu Ribamar, pode descer....

Faço o sinal para o Isaac, o paciente atrás de mim na fila, indicando que havia chegado a hora de a onça beber água. Durante o nosso papo naquele dia, ele havia pedido explicações sobre as origens de nossos nomes, nada bíblicos como o dele.  

Nominando então lhe disse que seu avô, seu pai e seu filho conjugavam o verbo no gerúndio e assim se nominavam numa ação contínua. Já na minha família - falei - Ribamar, promessa feita por minha avó no Maranhão, só havia um. Apesar de interligar “rir’ e “amar”, este nome não vingou na família. Hoje, minha filha agradece a uns e outros, por haverem me impedido de registrá-la como Ribamarina.  Do que ela se livrou.

Enquanto espero o elevador, pergunto à recepcionista:

- Fala a verdade, qual dos dois nomes é mais bonito: Ribamar ou Nominando?

- Tá difícil – ela riu e eu não sei nem porquê.

A transa pirúvica

Fiz 40 sessões. Ele, 32. Cinco vezes por semana, os pacientes trocavam figurinhas ali naquela sala de espera, que funcionava inconscientemente como um grupo terapêutico contra a depressão, agravada com as mortes pela Covid-19. Nesta espécie de ágora grega, as tensões diminuíam com a conversa, que girava em torno da situação de cada um e incluía comparação de biópsia, PSA, hemograma, cintilografia, densitometria, ultrassonografia. Um novo léxico integrava agora a nossa prosa cotidiana: perfil lipídico, triglicerídeo, colesterol, testosterona, glicemia, creatinina. 

Foi preciso um câncer de próstata para a gente usar, com a mesma naturalidade de quem fala pão, água e café, alguns termos escalafobéticos difíceis de pronunciar. O grupo que se renovava permanentemente, uns saindo, outros entrando, conviveu na maior intimidade com a transaminase oxalacética e a transaminase pirúvica, embora (aqui pra nós), ali, naquele grupo, ninguém mais praticava ou sequer pensava em transa pirúvica, seja lá o que isso insinue. A transaminase era outra?

Havia um paciente fascinado pela bilirrubina, mais pela palavra do que por aquilo que ela designava. Enchia a boca, saboreando cada sílaba. Repetia, com o olho rútilo, a mesma pergunta do dia anterior:

- Como está a sua bilirrubina?

A dele era “a mais alta de todas” e chegava no nível de quase hiperbilirrubinemia – dizia com orgulho, como se tivesse conquistado um Óscar do cinema. Sugeri, de gozação, que devíamos criar um grupo no WhatsApp denominado Bilirrubina. Ele topou na hora. Ficou frustrado quando soube que o meu câncer de próstata era nível 7 na Escala Gleason, o dele era só 4. Queria ganhar sempre, mesmo se isso implicasse desvantagem na vida real. Questionava exame laboratorial criado de forma digital em instância eletrônica. Só confiava no resultado impresso.  

Cuspindo fogo

Aliás, num acordo tácito, ninguém falava de política, mas dava para deduzir pelo papo. O bilirrubinado, por exemplo, defendia a liberação das armas, era a favor da cloroquina, praguejava contra a máscara e contra a vacina. Ele me censurou pelo “exagero” de usar duas “desnecessárias” máscaras: a shields e outra de pano. De qualquer forma, a máquina à nossa espera democratizava o tratamento do câncer.

Há todo um ritual para que a Trilogy aceite te receber em seus braços, digo, em sua cama. Faz-se necessário uma preparação prévia: jejum, bolhas de gases na barriga desfeitas com Luftal, intestino limpinho sem fezes, bexiga cheia no limite do suportável. Se um desses itens não estiver nos conformes, o paciente “reprovado” sai da máquina e veste outra vez a roupa, que havia sido trocada por uma camisola com abertura nas costas e fechamento com fitas. E volta para o fim da fila até ficar nos trinques.

Esse avental ou camisola é um capítulo à parte. Vestido assim, tirei foto e enviei para minhas oito irmãs, que elogiaram a graça, o garbo, a leveza e a elegância, tudo de boca pra fora, porque quando, empolgado, falei em publicar, gritaram em uníssono:

- “Nãããõ!”. 

Hesitei: por que publicar, por que não publicar, por que publicar, por que não publicar? Publiquei-iôiô. Minhas irmãs morrem de vergonha por eu não ter vergonha de me expor ao ridículo e de não zelar por minha privacidade.

Vestido com essa camisola, o paciente adentra as entranhas do “dinossauro de pescoço longo, que cospe raios fulminantes”. Antes de ser engolido, já deitado na mesa de tratamento, ele tem seu posicionamento orientado pelos técnicos de radioterapia, com base na tomografia de planejamento feita anteriormente pela rádio oncologista. Para isso, marcam o corpo em diferentes pontos com tinta colorida que orientam assim a ação da Trilogy, de altíssima precisão.

Ouvir Jesus

Pronto. Os técnicos se retiram para a sala de controle, de onde monitoram tudo numa tela de televisão, seguindo as instruções do plano que direciona o feixe de radiação para a área exata do tratamento do tumor.  Lá dentro, imóvel, a gente ouve os estalos, zumbidos e fuzilaria da máquina: Pá, pá, pei, pei.  Não dói. Possíveis efeitos colaterais, como o sistema de micção em frangalhos, são minimizados com remédios.

Eu ouvi Jesus, foi ele quem me aconselhou a seguir esse tratamento, conforme noticiado pela Rádio Terapia PR Casseta, ondas médias, curtas e frequência modulada, que tem até um logo desenhado pelo Tuta, meu irmão. Essa emissora familiar, que circula via Zapp, foi criada para irradiar, com intervalos musicais, o boletim médico diário aos radiouvintes do clã e registrou as recomendações do médico oncologista Jesus Pinheiro, nascido no Ceará, agraciado com o título de cidadão amazonense.

Não era bem isso que eu ia tratar na coluna de hoje. Queria comentar aqui a Carta em defesa do Estado Democrático de Direito lida nesta quinta (11) nas capitais do país. Ou avaliar os R$ 926 mil de dinheiro público embolsado em dois meses, segundo o Estadão, pelo general Walter Braga Neto, candidato a vice-presidente (PL). Nem sei a razão pela qual optei por algo tão pessoal e de nenhum interesse público. Foi mais um desabafo: xô depressão! E um reconhecimento do trabalho de quem contribuiu para tornar esse caminho menos doloroso. 

P.S. Agradeço à equipe de recepcionistas do Américas Centro de Oncologia Integrado: Danielle Mattos, Shana Barros, Fabiana Rosas. Às enfermeiras: Bianca Diniz e Sara Castro. Aos técnicos da Trilogy: Thiago Moreira, Gabriel Moreira, Rogério, Leo Russo. À equipe médica, especialmente à rádio oncologista Elisa de Oliveira Campana, assim como aos médicos Ronaldo Damião, Eduardo Paulino, Pedro Abreu, Mirna Bezerra Calazan e Claudio Calazan. Aos leitores, o pedido de desculpas por invasão de privacidade e pelo autocentramento. Afinal, se perdoa  tudo hoje, Dia dos Pais, quando a quase-Ribamarina pode festejar a vida.

Comente esta crônica



Serviço integrado ao Gravatar.com para exibir sua foto (avatar).

69 Comentário(s)

Avatar
Isabella Thiago de Mello comentou:
09/09/2022
Que tu és um homem corajoso, não é novidade. Que tu tens 7 vidas, e já escapaste das armadilhas da morte, também não é novidade. Mas rir da própria fragilidade de uma doença grave, torná-la pública, é de uma coragem ímpar, e talvez, sim, restauradora, “colocar pra fora” a angústia, ter o riso como remédio ... Transformaste a dor e a tristeza de lidar cara a cara com a finitude da vida em poesia. E por falar em poeta, Bessa: Thiago de Mello, seu companheiro de exílio, que era – é, e sempre será - médico e hipocondríaco, com certeza, iria decorar o parágrafo inteiro da bilirrubina. Se Papai estivesse aqui conosco, te diria que a medicina está muito avançada, e que descobriste este raio em tempo. Com certeza,iIsso faz toda a diferença. Diria, em seguida, que tu és um homem forte. Comeste na infância muita ova de caribodó, litros de açaí, dividia com suas irmãs os bolinhos de pão e o cozido de rabada com legumes e pimenta murupi, que sua mãe, dona Elisa fazia com carinho. Amor de mãe é eterno. Ela rodeada de arcanjos e bons espíritos estão cuidando de ti. Os ancestrais da Floresta estão cuidando de ti. “Põe pra fora” que vai dar tudo certo. O que quero dizer é que tu és imprescindível, e ainda tens muito o que ensinar por aqui. Desta afilhada que te ama desde a barriga da mamãe Lourdinha. Isabella Thiago de Mello.
Comentar em resposta a Isabella Thiago de Mello
Avatar
Susana Grillo comentou:
21/08/2022
Bessa, fiquei uma semana sem meu laptop que se cansou das minhas incursões na internet e ficou mostrando uma irônica tela branca. Meu sobrinho me resgatou a maquina ontem. Bessa você, que é um gênio, não tratou só de um caso pessoal. Com a página em branco da depressão, exercitou mandá-la embora tratando das relações humanas que criou nesse momento de radioterapia. Me emocionou e me alentou contra a depressão, Só tenho a admirar mais ainda meu grande amigo Bessa e desejar recuperação e vigor para continuar tratando de analisar nosso tempo doído e turbulento e nos empurrar pra frente. Um grande abraço,
Comentar em resposta a Susana Grillo
Avatar
Rui Martins Direto da Redação comentou:
21/08/2022
Meu querido Bessa, li seu corajoso texto no Hospital para controle. Você é muito forte! Mando um grande abraço daqui de longe!
Comentar em resposta a Rui Martins Direto da Redação
Avatar
Maria Gorete Neto comentou:
16/08/2022
Bessa, querido, Passei pela quimioterapia, pela mastectomia radical e pela radioterapia, no último ano. Sobrevivi. Vai dar tudo certo. Te envio minhas melhores vibrações para que seu tratamento conclua o mais rapidamente possível. Um beijão.
Comentar em resposta a Maria Gorete Neto
Avatar
Marta Maria Azevedo comentou:
16/08/2022
Amei! Daqui da clínica o de faço infusões mensais indentidade com essas turmas todas de gentes de muuuuuitos anossss e com muuuuita paciência e bom humor com nossos corpos…!
Comentar em resposta a Marta Maria Azevedo
Avatar
Valter Xeu comentou:
15/08/2022
Publicado em PATRIA LATINA - https://patrialatina.com.br/a-radio-terapia-em-ondas-curtas/
Comentar em resposta a Valter Xeu
Avatar
Harald Pinheiro comentou:
15/08/2022
Querido Bessa, quanta força, resiliência e sublimação em cada palavra leve e despretensiosa de sua coluna. Confesso que li emocionado seu desabafo e ele - ainda que elegante e tímido - carrega a grandeza de sua alma! Continue firme.
Comentar em resposta a Harald Pinheiro
Avatar
Adir Casaro Nascimento comentou:
15/08/2022
Querido Bessa, que esta fase passe bem rápido. O seu bom humor, com certeza, é uma grande terapia. Cuide-se, faça tudo direitinho !!! Carinhoso abraço.
Comentar em resposta a Adir Casaro Nascimento
Avatar
Eneida Simões da Fonseca comentou:
15/08/2022
Meu querido Professor Ribamar, siga se cuidando e conte comigo se precisar. Xô depressão!
Comentar em resposta a Eneida Simões da Fonseca
Avatar
Welton Diego Lavareda comentou:
15/08/2022
Você é gigante,meu amigo! Muita luz e saúde ????? Um grande abraço.
Comentar em resposta a Welton Diego Lavareda
Avatar
JOSÉ SILVA DE OLIVEIRA comentou:
15/08/2022
Professor Bessa, fui seu aluno no final dos anos 80, curso de História, Campus, ICHL. Sempre leio suas crônicas e nesse momento lhe escrevo: FORÇA e FÉ!
Comentar em resposta a JOSÉ SILVA DE OLIVEIRA
Avatar
Viviana comentou:
15/08/2022
Querido Bessa, obrigada pela crônica e pelo bom humor de sempre! Na torcida pela sua pronta recuperação!
Comentar em resposta a Viviana
Avatar
Maria Do Carmo Cardoso comentou:
15/08/2022
Excelente crônica! O humor é sempre bem-vindo, embora o assunto seja sério!
Comentar em resposta a Maria Do Carmo Cardoso
Avatar
Ana Maria Paiva comentou:
15/08/2022
Saúde, muita saúde José Bessa, pra ti e pra todos nós!
Comentar em resposta a Ana Maria Paiva
Avatar
Kristine Stenzel comentou:
15/08/2022
Pensando em você, Bessa querido!
Comentar em resposta a Kristine Stenzel
Avatar
Diana Sá Peixoto Pinheiro comentou:
15/08/2022
Meu querido canceriano, vc tem luz própria e também uma alegria na alma que mesmo nesse momento difícil, vc transcende! Forte abraço mestre.
Comentar em resposta a Diana Sá Peixoto Pinheiro
Avatar
Anne Marie Milon Oliveira comentou:
15/08/2022
Força amigo querido! Você vai ficar bom ! Essa técnica é muito eficiente e não é sofrida como é a quimio.
Comentar em resposta a Anne Marie Milon Oliveira
Avatar
Anne Marie Milon Oliveira comentou:
15/08/2022
Sua cronica me emocionou a um ponto que você não pode imaginar Bessa. Revivi o que se abateu sobre mim em 1997, quando estava em Paris fazendo doutorado: um meningioma no miolo. Não doía, mas afetava cada vez mais minha visão devido a sua presença crescente perto do nervo ótico. Fizeram uma mascara que me prendia rigorosamente à mesa, impedindo qualquer movimento. E durante 20 minutos o bicho enorme que você rmostra passeava perto da minha cabeça. 30 sessões diarias! Não doia, mas havia um barulho cavernoso, assustador. Entrava em outro mundo, desconhecido.... medo. Mas era verão na França. A equipe do Instituto Curie era muito alegre, simpatica. Saia de lá tranquila, descia o Boulevard Saint Michel até o Sena, Notre Dame . Vista maravilhosa. Curiosamente, guardo uma lembrança quase positiva deste evento velho de 25 anos e o meningioma nunca mais se manfestou.
Comentar em resposta a Anne Marie Milon Oliveira
Avatar
Diana Sá Peixoto Pinheiro comentou:
14/08/2022
Siga firme querido mestre, vc é grande! Todos estamos na torcida por dias melhores. Um abraço forte!
Comentar em resposta a Diana Sá Peixoto Pinheiro
Avatar
D24AM comentou:
14/08/2022
Publicado emD24AM https://d24am.com/colunas/taquiprati/a-radio-terapia-em-ondas-curtas/
Comentar em resposta a D24AM
Avatar
Tania Pacheco comentou:
14/08/2022
Publicado em COMBATE - RACISMO AMBIENTAL .https://racismoambiental.net.br/2022/08/14/a-radio-terapia-em-ondas-curtas-por-jose-ribamar-bessa-freire/
Comentar em resposta a Tania Pacheco
Avatar
Eglé Wanzeler comentou:
14/08/2022
Que linda crônica de (re)existência! Imagino o teu perrengue e ao mesmo tempo tua capacidade de lidar com essa doença. Impressiona-me o uso que fazes da tua inteligência para encarar a morte de frente e vencê-la com astúcia (sim, porque se a morte é certeza absoluta, a hora ninguém sabe), criatividade e humor! És uma inspiração pra todos nós! Uma capitulo da minha tese, eu devo a ti. Precisamos de ti vivo, esperto e alegre! Saúde, saúde e saúde!
Comentar em resposta a Eglé Wanzeler
Avatar
Danielle Bastos Lopes comentou:
14/08/2022
Ficou lindo o texto. Uma lição e tanto. A mais bonita. Viva todos e à Danielle Matos. Gostei desse nome kkkkkkk. Ao Bilarubina ... Ele tá confuso. Coitado. Meu astrólogo me ensinou: a olhar a pessoa antes da filosofia. Apesar de que as vezes é difícil né.... Há pessoa bonita com uma filosofia que faltou umas conversas com outra geração e as vezes a filosofia é linda, mas a pessoa... só Nhanderu né gente. O senhor é o Forrest Gump brasileiro... Não tô dizendo...
Comentar em resposta a Danielle Bastos Lopes
Avatar
Rosa Helena Mendonça comentou:
14/08/2022
Querido Bessa! Mais uma crônica reveladora de sua criatividade em todos os momentos. Muita força e um abraço!
Comentar em resposta a Rosa Helena Mendonça
Avatar
Ana Carla Bruno comentou:
14/08/2022
Pedindo para Nazinha arrancar esta tristeza e qualquer tipo de células intrusas de você.....e que os espíritos da floresta iluminem teus caminhos, teus pensamentos, teu corpo,tua vida!!!
Comentar em resposta a Ana Carla Bruno
Avatar
SILVIA comentou:
14/08/2022
Ótimo, adorei a crônica. Já passei para Roberto, que entende desses assuntos. O sentido de humor está sempre presente, até na saúde e na política!
Comentar em resposta a SILVIA
Avatar
Andrea Sales comentou:
14/08/2022
Pelo dicionário que aprendi fsz 9 anos, chamamos de "Coragem moral" à esta sinceridade de coração descrita nesta crônica e entregue aos nossos olhos. Saúde e dias melhores virão, ao mesmo em vários : Bessa, Ribamar, professor, amigo, avô, pai! Feliz dia e novo dias!
Comentar em resposta a Andrea Sales
Avatar
Vilacy Galucio ' comentou:
14/08/2022
Força e energia e xô depressão, querido Bessa. Boa e rápida recuperação pra ti.
Comentar em resposta a Vilacy Galucio '
Avatar
Carlo Zac comentou:
14/08/2022
Querido Bessa, fico torcendo muito para que volte a ficar bom e sem mais precisar desses tratamentos. Precisamos ainda muito de sua amizade e de sua caneta. Um grande abraço.
Comentar em resposta a Carlo Zac
Avatar
Telma Cristina Almeida comentou:
14/08/2022
Um abraço pelo dia dos Pais! Admiro a forma como você sempre ludibria a depressão!(a nossa y compris)
Comentar em resposta a Telma Cristina Almeida
Avatar
Ricardo Cavaliere comentou:
14/08/2022
Meu pensamento está com você, Bessa. Tenho fé na sua recuperação.
Comentar em resposta a Ricardo Cavaliere
Avatar
Maria Do Carmo Almeida comentou:
14/08/2022
Querido amigo Bessa, desejo a você e sua família um feliz todo Dia dos Pais ??Que você se recupere plenamente e fique bem
Comentar em resposta a Maria Do Carmo Almeida
Avatar
Olga Coelho comentou:
14/08/2022
Querido Bessa, estou aqui torcendo. Vai dar tudo certo.
Comentar em resposta a Olga Coelho
Avatar
Ana Claudia Leocadio comentou:
14/08/2022
Querido Bessa, daqui emano todas as energias por você! Um abraço forte e feliz dia dos pais.
Comentar em resposta a Ana Claudia Leocadio
Avatar
Gleice Oliveira Gleice Oliveira comentou:
14/08/2022
Querido José Bessa, te envio meu carinho, força e a admiração de sempre. Siga firme, com ânimo e bom humor para que seu corpo e a ciência façam a sua parte para a cura vir logo. Abração!
Comentar em resposta a Gleice Oliveira Gleice Oliveira
Avatar
Ana Celia Ossame comentou:
14/08/2022
Relato importante e lúcido de um pai querido e atento comunicador que contribui para mostrar que, mesmo que tudo possa parecer uma invenção de palavras, é de saude e de cura que se quer falar. Que a saude e a cura o abençoem nesse Dia dos Pais, José Bessa, grande abraço
Comentar em resposta a Ana Celia Ossame
Avatar
Rodrigo Martins comentou:
14/08/2022
É isso aí professor, xô depressão! Vai dar tudo certo, não tenho dúvidas disso. E se eu tiver uma filha coloco o nome dela de Ribarina, pode deixar comigo. Um abraço querido professor!
Comentar em resposta a Rodrigo Martins
Avatar
Tania Pacheco comentou:
14/08/2022
Bernardet estava totalmente certo, e você mostra estar sabendo lidar com o ensinamento dele muito bem. Força! Os povos indígenas contam contigo. E nós contamos sempre com uma nova crônica, a cada domingo. Sawe!
Comentar em resposta a Tania Pacheco
Avatar
Hans Alfred Trein comentou:
14/08/2022
Caro Bessa. Boa convalescença e óleo de semente de abóboras para manter a próstata em seu tamanho e função. Verifico que também assistes a escolinha do prof. Raimundo, que em sua nova versão é um dos poucos programas humorísticos afinados com as questões nacionais do momento. Bom humor e saúde mental para enfrentar esses tempos bicudos. Abraços solidários, Hans
Comentar em resposta a Hans Alfred Trein
Avatar
Ana Silva comentou:
14/08/2022
Genial, saúde e muita luz, prof. Bessa.
Comentar em resposta a Ana Silva
Avatar
Manoel Bessa comentou:
14/08/2022
Como filho do Barbosa consegues fazer gozaçao até da doença. Eu já sabia. Como teu padrinho só posso oferecer minhas preces embora saiba que tens aqui na terra uma renca de irmãs rezando por ti e lá no céu duas santas Elizas. Um ex padre não tem mérito para concorrer . Mas sou insistente e persistente e arrisco acrescentar minhas fracas orações pelo teu pronto restabelecimento . Um beijo e uma bênção
Comentar em resposta a Manoel Bessa
Avatar
Sirlene Bendazzoli (via FB) comentou:
14/08/2022
Caro amigo desejo muita saúde e que sua incrível energia supere rapidamente esses percalços.
Comentar em resposta a Sirlene Bendazzoli (via FB)
Avatar
Vanessa Dutkus comentou:
14/08/2022
Muitas boas vibrações e ondas sonoras de saúde no seu tratamento, querido professor! Força!
Comentar em resposta a Vanessa Dutkus
Avatar
Nana Soeiro comentou:
14/08/2022
Incrivelmente singular!! Assim eh você, Babá
Comentar em resposta a Nana Soeiro
Avatar
Ulisses Nogueira comentou:
14/08/2022
Saúde e mais saúde. Que os melhores fluidos estejam ao teu redor. Boas vibrações estarão te alimentando.
Comentar em resposta a Ulisses Nogueira
Avatar
Celeste Correa comentou:
14/08/2022
Mano, aquilo que a psicologia chama de catarse acontece quando cada um de nós fala das suas experiências, angústias e traumas buscando a libertação interna e expurgar nossos medos. Essa foi a grande sacada de muitos grupos para manter a sanidade nessa pandemia. Por isso eu vejo a tua crônica desta semana uma espécie de catarse, uma demonstração de inteligência emocional. Corajosamente, mas sem perder o bom humor que é uma característica tua, abriste a tua alma para os teus leitores, muitos deles companheiros semanais há bastante tempo, para falar de algo tão pessoal. Como leitora assídua me sinto a vontade para dizer que não precisas pedir desculpas pelo autocentramento. Eu tenho certeza que todos verão nesse desabafo uma atitude de afetividade e de cumplicidade muito legal tua, para com os teus leitores, que, de certa forma, são os teus parceiros de tantos "Taquipratis" e que certamente, daqui pra frente irão torcer pela tua cura e te mandar muitas energias positivas . Muitos deles já conhecem tanto a tua história que provavelmente até pedirão à D. Elisa (de quem já são íntimos) que interceda pela tua saúde junto ao seu transcendente.rs.
Comentar em resposta a Celeste Correa
Avatar
Ana Lúcia Pardo comentou:
14/08/2022
Querido Bessa, desejo saúde e proteção pra seguir sua caminhada de admiráveis criações
Comentar em resposta a Ana Lúcia Pardo
Avatar
Luís Balkar Pinheiro comentou:
13/08/2022
Bessa, eu e Luiza estamos aqui torcendo pra você superar logo esse momento de angústias e incertezas. Mas o que temos por certo é que se tem alguém com coragem para enfrentar as grandes batalhas, esse alguém é você.
Comentar em resposta a Luís Balkar Pinheiro
Avatar
Lourenço Ferreira comentou:
13/08/2022
Vc sempre tão humano, tão sábio e tão hilário, que até nessas horas difíceis não deixa a peteca cair! O mundo necessita de Bessas! Boa recuperação!
Comentar em resposta a Lourenço Ferreira
Avatar
Sandra Silva comentou:
13/08/2022
Professor ,como não admirar a cada dia o ser humano que vc é!!?!?! É um guerreiro, vejo vc assim! Quanta energia em cada " conto " , agradeço e estarei sempre na torcida para que + e + saúde caminham na sua estrada !
Comentar em resposta a Sandra Silva
Avatar
Verenilde Pereira comentou:
13/08/2022
Olá Bessa, o melhor de tudo é sua recuperação. Assim como a do Egydio que se recuperou de forma surpreendente. Há muito o que se escrever ainda... Prepare-se! Muito bom afeto..
Comentar em resposta a Verenilde Pereira
Avatar
Helga Seabra comentou:
13/08/2022
Se soubesse antes ia até Niterói te ver!!! Não deu pra nos reencontramos dessa vez , agora vais ter que vir a Paris me entregar o livro !! Trate de ficar bem o quanto antes !!estarei orando por ti e pelos médicos que te cuidam
Comentar em resposta a Helga Seabra
Avatar
Psicanalista Tatiana Mello comentou:
13/08/2022
Receba aí muita energia boa. Que Deus derrame a cura da qual precisa. Muita saúde, mestre.
Comentar em resposta a Psicanalista Tatiana Mello
Avatar
Joana Prado Medeiros comentou:
13/08/2022
Muitas energias para você Mestre. Saúde forças.
Comentar em resposta a Joana Prado Medeiros
Avatar
Liliane Araujo comentou:
13/08/2022
Muita saúde, querido professor
Comentar em resposta a Liliane Araujo
Avatar
Marcio Maquiné comentou:
13/08/2022
Força professor o Sr.contiua nos agraciando com narrativas engraçadas e ao mesmo tempo emotivas. Vc é um dos poucos gigantes ainda nessa terra.
Comentar em resposta a Marcio Maquiné
Avatar
Iamara Ribeiro comentou:
13/08/2022
Muita Saúde para o senhor, são os votos da sua leitora.
Comentar em resposta a Iamara Ribeiro
Avatar
Francisco carlos comentou:
13/08/2022
Desejo-lhe pronta recuperação. Ano passado tive também que lidar com esses termos : desidrogenase láctica, gama-gt, transaminase glutâmico pirúvica e outros nomes estranhos. Meu filho de 29 anos teve que tirar um testículo. Mas está bem, fazendo acompanhamento. Espero que o Sr. possa nos proporcionar muito mais anos de cultura, irreverência e humor..
Comentar em resposta a Francisco carlos
Avatar
Luciano Cardenes comentou:
13/08/2022
Pois essa onça ainda vai beber muita água pra contar muitas histórias com a sua fala boa. Daqui da oca do Takinahajy, mando as melhores energias.
Comentar em resposta a Luciano Cardenes
Avatar
Loretta Emiri (via FB) comentou:
13/08/2022
Bessa, você é demais: consegue fazer humor até com situações íntimas, de saúde. Mentalizo para você ficar completamete bem, o quanto antes.
Comentar em resposta a Loretta Emiri (via FB)
Avatar
Leticia de Luna comentou:
13/08/2022
Fico babando dessa sua capacidade de transformar em palavras, com humor e leveza, situações tão complexas. Precisamos muito desse jeito "besssiano" de encarar a vida
Comentar em resposta a Leticia de Luna
Avatar
Fátima Oliveira comentou:
13/08/2022
Professor querido...quanto tempo....Você é uma das pessoas mais inteligentes e generosas que eu já conheci...Aquele que respeita e ama os povos indígenas tanto ou mais que eu...rs. Força!!Tenho certeza de que vc já se eternizou em cada SER que teve o prazer de ouvir suas sábias palavras,causos e ensinamentos...Seus papos são sempre uma grande aula para quem sabe ouvir...Te desejo saúde, força e sabedoria para lidar com este momento.Receba de coração aberto cada gesto de carinho dos que te amam e admiram neste rumo a recuperação!!Sei que o caminho é árduo mas você consegue!!Força!!Que Nhanderu te proteja!Namastê !Feliz dia!!Vc é pai de muuiitos!
Comentar em resposta a Fátima Oliveira
Avatar
Isaac Melo comentou:
13/08/2022
Muita saúde, mestre. Mandamos boas energias da Amazônia acreana!
Comentar em resposta a Isaac Melo
Avatar
Magela Ranciaro comentou:
13/08/2022
Oh, maninhozinho do céu, que humor, quanta competência carrega a magia das palavras para expressar “dores”, incômodo… Enfim, a notícia a respeito dos fatos a mim me chega com certa leveza. Reitero, tamanha é a magia com que a crônica se reveste de toda a inteligência, tão peculiar, que agrega a narrativa. E, como sempre, a leitura provoca choro e riso, reflexão e aprendizado. Ave, Palavras…Benção, maninho!
Comentar em resposta a Magela Ranciaro
Avatar
Antonio Sanches (via FB) comentou:
13/08/2022
Avatar
Marcos Dores Pena comentou:
13/08/2022
Avatar
Patricia Correa comentou:
13/08/2022
Se cuida querido professor! Que texto lindo.. Nhanderu esteja com vc e sua Família.. mas acho que entendo pq sua filha sentiu alívio por nao se chamar Ribamarina (rs)
Comentar em resposta a Patricia Correa
Avatar
FELIPE JOSE LINDOSO comentou:
13/08/2022
Pô, Babá, que droga. Vê se dá um quinau nessa. abtação
Comentar em resposta a FELIPE JOSE LINDOSO
Avatar
Luiz Pucú comentou:
13/08/2022
Ribamar Pajé ...Além de canceriano a tua avó, igual à minha (devem ter sido comadres) é maranhense...pois num é que essas e outras misturas faz de você, além do melhor cronista, um irmão com a veia do humor exposta. Conversar com você é um aprendizado de gargalhadas! Viva a vida sempre pronta pra ser vivida!! (Depois me mostre a foto de avental)
Comentar em resposta a Luiz Pucú