CRÔNICAS

No jequitibá, sonhando com Sônia Guajajara

Em: 20 de Maio de 2018 Visualizações: 16561
No jequitibá, sonhando com Sônia Guajajara

Vanuire: esse é o seu nome. Franzina, de idade indefinida, trabalhou como escrava em uma fazenda, onde o então coronel Rondon, criador do Serviço de Proteção aos Índios (SPI), foi buscá-la para apaziguar os Kaingang do vale do Rio Feio, invadido pelas obras da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil. Ela sonhou com a paz. Subiu numa árvore de jequitibá e, lá do alto, começou a cantar em língua kaingang, de manhã, de tarde e de noite, durante dias, até que um acordo de paz foi assinado. Morreu em 1918 e está sepultada em um mausoléu em Tupã (SP), onde existe um museu com seu nome. Conquistou a paz, cantando. 

Cem anos depois, Sônia Bone Guajajara, 44 anos, da aldeia Lagoa Quieta, na Terra Indígena Arariboia (MA), sonha um Brasil avançando pelo “caminho iluminado” da justiça social. Seu jequitibá é o PSOL, que apresentou sua candidatura a vice-presidente da República, na chapa com Guilherme Boulos, líder do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST). De lá, como primeira indígena numa chapa presidencial, ela já começou a cantar, consciente de que a paz social se conquista com muita luta e não depondo as armas da mobilização e da organização.

A trajetória de Sônia

A vida de Sônia Guajajara é feita de constante luta. Dos 10 aos 14 anos, cursou o antigo ginásio na cidade de Amarante (MA), enquanto trabalhava como doméstica e babá para manter seus estudos. Depois, com apoio da Funai, cursou o Ensino Médio na cidade de Esmeraldas, em Minais Gerais. Lá, participou ativamente das atividades do Grêmio Estudantil da Fundação Caio Martins e de apresentações teatrais. Aprovada com as melhores notas, retornou ao Maranhão para cursar Letras e Enfermagem e, depois, uma pós-graduação em Educação Especial na Universidade Estadual (UEMA). 

Mesmo depois de casada, mãe de três filhos – Mahkai, Yaponã e Y’wara – Sônia continuou politicamente ativa. Participou de muitas frentes de luta e foi se firmando como liderança reconhecida dentro e fora do movimento indígena. Durante seis anos, dirigiu a Coordenação das Organizações e Articulações dos Povos Indígenas do Maranhão (COAPIMA), depois foi vice-presidente da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (COIAB), sediada em Manaus. Finalmente, se tornou a líder da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB).

Nesta condição, viajou por todo o Brasil, participou de caravanas à Brasília para pressionar o Congresso Nacional reivindicando terra, qualidade de vida, meio ambiente sadio, saúde e educação, enquanto trabalhava na Funai como auxiliar de enfermagem nas aldeias Canudal e Zutiw’a. Na APAE cuidou de crianças excepcionais, sendo aprovada em concurso público, primeiro como auxiliar de enfermagem, e depois como professora.

Todos os grandes eventos protagonizados pelo movimento indígena nos últimos vinte anos contaram com a participação decidida de Sônia Guajajara. Ela estava presente na Marcha para discutir o Estatuto dos Povos Indígenas, o primeiro evento nacional em Luiziânia (GO), em 2001, e nas assembleias da COIAB em Manaus. “Fui crescendo e aprendendo na luta” - ela diz, relatando sua atuação nos encontros estaduais indígenas do Maranhão, no movimento de ocupação da FUNASA, na interdição da Ferrovia Carajás-Vale, em 2005.

Sônia foi ovacionada, em dezembro de 2015, por cerca de 1.500 índios, de 139 etnias, participantes da I Conferência Nacional de Política Indigenista (CNPI) realizada no Centro Internacional de Convenções de Brasília, quando cobrou, com sucesso, da então presidente Dilma, uma posição contra a Proposta de Emenda Constitucional que inviabilizava a demarcação de terras indígenas, a famígerada PEC 215, defendida pela ministra da Agricultura Kátia Abreu. Três anos antes, sob pressão dos índios, Dilma havia assinado o decreto da Política Nacional de Gestão Ambiental e Territorial em terras indígenas.

Miss Motosserra

Depois de ganhar projeção nacional, Sônia começou a ser conhecida em outras partes do mundo. Em 2008 participou do Forum Permanente da ONU, em Nova Iorque, onde defendeu que “o centro do mundo é a Amazônia, pois se acabarem com as nossas matas, riquezas naturais, não haverá Estados Unidos ou Nova Iorque que sobreviva”.

Teve participação em diversos eventos internacionais. O mais conhecido deles ocorreu em 2010, em Cancun, no México, quando pessoalmente entregou o Prêmio Motosserra de Ouro à senadora Katia Abreu, que era a presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), acusada por ambientalistas de querer acabar com o Código Florestal.

É essa Sônia Guajajara que se apresenta ao eleitor brasileiro como candidata a vice presidente da República pelo PSOL, ao qual se filiou em 2011, depois de sair do PT, por discordar da aliança feita localmente com Roseana Sarney e nacionalmente com o pai da dita cuja. Ela é conhecida fora do Brasil pela sua luta em defesa do meio ambiente, contra o desmatamento e a poluição dos rios. Sua voz se fez ouvida no Conselho de Direitos Humanos da ONU e nas Conferências Mundiais do Clima (COP) de 2009 a 2017, além do Parlamento Europeu, entre outros órgãos e instâncias internacionais.

Sônia Guajajara acredita que é possível fazer política de forma ética e honesta, mas para isso é importante que as pessoas de bem, com tais qualidades, ocupem o espaço da vida política, hoje propriedade de quadrilhas, seja votando, seja sendo votado.

A candidata a vice-presidente já recebeu várias comendas e honrarias, como o Prêmio Ordem do Mérito Cultural, em 2015, concedido pelo Ministério da Cultura e a Medalha 18 de Janeiro conferida pelo Centro de Promoção da Cidadania e Direitos Humanos Padre Josimo. Ela vem manifestando sua preocupação com o que denomina de “pacote do veneno”, o projeto de lei apresentado pelo atual ministro da Agricultura, Blairo Maggi, que facilita o uso de agrotóxicos e elimina controles de órgão da saúde e do ambiente.

Já estou em campanha, vestido com a camisa de Sônia Guajajara e Guilherme Boulos, com a esperança de que consigam trazer para o debate nacional as reivindicações dos índios, dos sem-teto, dos sem-terra e de toda a população lascada do Brasil. O povo Guajajara/Tentehar, como os Guarani, sabem muito bem que os sonhos, como parte das tradições, trazem revelações – omoexakã  - capazes de guiar cada passo no processo de construção deste imenso Tekoa que é hoje o Brasil. De Vanuire à Sônia, um longo caminho de sonhos. 

 

Comente esta crônica



Serviço integrado ao Gravatar.com para exibir sua foto (avatar).

13 Comentário(s)

Avatar
Maria das Dores de Oliveira - Pankararu comentou:
26/05/2018
Professor José Ribamar, que texto lindo! Sou sua fã! Amo ler suas crônicas, pois aprendo muito com elas. Sônia Guajajara é uma mulher que merece todo o nosso respeito pela luta, pela coragem de estar a frente do movimento indígena nacional e enfrentar com destemor e ao mesmo tempo com ternura as questões mais complexas que nos envolve e que enfrentamos desde os primeiros contatos nada amistosos com os colonizadores. Uma linda mulher batalhadora pelo bem comum. Minha sororidade a ela e também meu voto!
Comentar em resposta a Maria das Dores de Oliveira - Pankararu
Avatar
Neto Reis comentou:
24/05/2018
Parabéns Sônia, você deveria ser candidata a presidente e não vice de pessoas e pseudos movimentos que invadem e depredam prédios públicos e particulares usando da boa fé das pessoas, a revelia Lei.
Comentar em resposta a Neto Reis
Avatar
Soraya Lopes (via FB) comentou:
23/05/2018
Publicado no Blog LITERARIO http://pbondaczuk.blogspot.com.br/2018/05/no-jequitiba-sonhando-com-sonia.html
Comentar em resposta a Soraya Lopes (via FB)
Avatar
Serafim Correa comentou:
23/05/2018
Publicado no Blog do Sarafa - https://www.blogdosarafa.com.br/?p=31685
Comentar em resposta a Serafim Correa
Avatar
Fernando Soares Campos (via FB) comentou:
23/05/2018
Publicado na versão russa do pravda http://port.pravda.ru/sociedade/cultura/23-05-2018/45591-sonia_guajajara-0/
Comentar em resposta a Fernando Soares Campos (via FB)
Avatar
Camila Angelini comentou:
22/05/2018
Avatar
Bruno Villela (via FB) comentou:
21/05/2018
Conheça a história de Sônia Guajajara, essa sim um mito, de reputação ilibada, uma guerreira, ou melhor uma típica mulher brasileira: indígena, nordestina, ex-empregada doméstica e mãe de três filhos. Tive o prazer de conhecê-la e gravar com ela na série #ÍndioPresente.
Comentar em resposta a Bruno Villela (via FB)
Avatar
Veronica Aldé (via FB) comentou:
21/05/2018
emocionante pela esperança ativa que representa essa mulher...essas lutas...
Comentar em resposta a Veronica Aldé (via FB)
Avatar
Ana Silva comentou:
20/05/2018
Adorei! Bravo, bravo. Com Sônia, Boulos, Taquiprati e Bessa para mudar o Brasil. Viva Sônia Guajajara, mulher guerreira!
Comentar em resposta a Ana Silva
Avatar
Alcebíades Veloso (via FB) comentou:
20/05/2018
Ganhou meu voto. O Boulos é muito bom, mas depois do golpe do Temer, temos de ficar de olho no vice. E a vice, no caso, foi muito bem escolhida. Bela dupla.
Comentar em resposta a Alcebíades Veloso (via FB)
Avatar
Marlene Silva comentou:
20/05/2018
Que trajetória linda da Sonia Guajajara. Precisamos renovação e ela representa isso..
Comentar em resposta a Marlene Silva
Avatar
Sônia Guajajara (via FB) comentou:
20/05/2018
O professor e doutor José Bessa, no blog Taqui Pra Ti, publicou hoje um lindo texto que conta um pouco da minha trajetória, desde a saída de minha terra à pré-candidatura na chapa com Guilherme Boulos. O artigo mostra que estamos no caminho certo, o da esperança. Obrigado Bessa, vamos juntos! #VamosSemMedo #PSOL2018 #BoulosESonia
Comentar em resposta a Sônia Guajajara (via FB)
Avatar
Marco comentou:
20/05/2018
"...com a esperança de que consigam trazer para o debate nacional as reivindicações dos índios, dos sem-teto, dos sem-terra e de toda a população lascada do Brasil". Novos e antigos caminhos e horizontes! Lula e Marina tornaram-se simulacros do que um dia foram. Um abraço solidário, Bessa, pela admirável vitalidade, coragem, lucidez e abertura para efetivas e afetivas transformações!
Comentar em resposta a Marco