CRÔNICAS

Jornalismo e Ciência de mãos dadas: Até breve, José Monserrat

Em: 07 de Janeiro de 2024 Visualizações: 1911
Jornalismo e Ciência de mãos dadas:  Até breve, José Monserrat

"Vita nostra brevis est, breve finietur". Hino Gaudeamus Igitur

(Autor Anônimo. séc. XIII. Cantado por estudantes da Europa)

A Ciência, o jornalismo e o Brasil perdem muito com o adeus de José Monserrat Filho (1939—2023), que foi velado no último dia do ano (31) na Capela 04 do Cemitério do Caju. Ele idealizou e editou desde 1989 o Jornal da Ciência da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que veio preencher uma lacuna da mídia pouca atenta às pesquisas acadêmicas. Abordou essa questão em entrevista a Bernardo Esteves:

-  Política e ciência andam juntas. No entanto, nem sempre essa proximidade se reflete nas páginas dos jornais e revistas. Não é possível fazer divulgação científica sem discutir as inúmeras questões políticas que determinam os rumos da ciência no país, como a definição das áreas prioritárias e estratégicas ou os critérios para o financiamento das pesquisas.

Este jornalista gaúcho, que começou sua vida profissional no Correio do Povo e na Folha da Tarde, fez o mestrado em Direito Internacional em Moscou, onde viveu de 1961 a 1967 e na Academia de Direito Internacional em Haia, na Holanda. No retorno a Porto Alegre, em 1967, depois do golpe empresarial-militar, Breno Caldas, dono da empresa jornalística Caldas Júnior, não o aceitou de volta, dizendo que “a cota de comunistas estava esgotada”.

- O curioso é que, naquela época, eu nem era vinculado ao Partido Comunista – comentou.

A “cota de comunistas” de outros jornais ainda teve espaço para receber o nosso Zé, que colaborou com o Pasquim, o semanário Polítika e a Tribuna da Imprensa, onde escrevia sobre temas internacionais.

Direito Espacial

Zé Monserrat andou por países da Europa e do continente americano. Estudou na Universidade Internacional do Espaço (International Space University), em Estrasburgo, na França, onde mergulhou no campo do direito internacional, especialmente do direito espacial, que se tornou seu xodó. Foi vice-presidente da Associação Brasileira de Direito Aeronáutico e Espacial (SBDA), onde coordenou o Núcleo de Estudos de Direito Espacial.

O primeiro jornalista a comentar na imprensa brasileira o Tratado do espaço de 1967, foi eleito vice-presidente da Associação Brasileira de Direito Aeronáutico e Espacial (SBDA) e membro da Academia Internacional de Astronáutica (IAA). Com essa experiência acumulada foi convidado para chefiar a Assessoria Internacional do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação MCTI) e a Agência Espacial Brasileira (AEB).

Na mesma entrevista a Bernardo Esteves, Monserrat explica que se inspirou nas edições internacionais do The Guardian, de Londres e de El País, de Madri.

- A partir daí, bolei um modelo gráfico que entrou em fase de execução no começo de 1990. Um jornal em formato pequeno e impresso em papel bíblia, dando preferência a textos curtos, acompanhados de desenhos e charges.

Ele informou que o que era O Informe se transformou em Jornal da Ciência Hoje, que simplificou o nome em 1997 para Jornal da Ciência. Recusou a sugestão de título de Jornal da SBPC, porque “não deveria ser apenas um jornal da entidade, tinha que ser sim da SBPC, mas com uma visão muito mais abrangente a serviço de toda a comunidade científica.

Ciência Hoje

Sua atuação profissional certamente contribuiu para que alguns cursos de jornalismo de universidades públicas criassem a disciplina “Jornalismo científico”. Na citada entrevista, ele falou sobre seu maior desafio:

- O meu interesse era tornar os artigos mais palatáveis e acessíveis. Por isso, incentivávamos os autores a escrever ao menos a primeira metade do texto, de modo que o leigo pudesse entender. Era uma luta permanente. Havia quem visse a Ciência Hoje como uma revista científica: “Se as pessoas não entendem, que estudem!”. Nunca aceitei isso. É preciso abrir caminhos, de forma inteligente e criativa para fascinar o leitor, para que ele chegue até a parte mais complexa. Não é questão de simplificar, mas de mostrar como aquilo é fascinante. Esse é um exercício permanente.

Autor de diversos livros e de artigos científicos na área do direito espacial, Monserrat Filho deixa um grande legado para os estudantes e profissionais brasileiros de direito espacial. 

À sua esposa, Rute Monserrat, amiga e colega de tantas jornadas, a seu filho, familiares e amigos, os nossos sentimentos solidários. Especialista em direito espacial, o querido Zé sabe como navegar no espaço e entende de Justiça tanto na terra como no céu.

 

 

 

Comente esta crônica



Serviço integrado ao Gravatar.com para exibir sua foto (avatar).

7 Comentário(s)

Avatar
AnaSuelly Arruda Câmara Cabral comentou:
07/01/2024
Linda crônica de adeus@ O final lindo! Muito triste! Grande José Monserrat!
Comentar em resposta a AnaSuelly Arruda Câmara Cabral
Avatar
SUSANA MARTELLETTI GRILLO GUIMARAES comentou:
02/01/2024
Bessa, essa sua crônica é super relevante. No Brasil não há a menor ideia de quem seja José Monserrat, a começar por mim que soube dele, há muito tempo, pela querida Profa. Ruth em uma viagem que fizemos para um curso de formação de professores indígenas. Ela me contou sobre os estudos dele na área do direito espacial com um entusiasmo que marcava a Profa.. Que Nanderu console essa família nesse momento de dor. Abraços,
Comentar em resposta a SUSANA MARTELLETTI GRILLO GUIMARAES
Avatar
Valter Xeu comentou:
01/01/2024
PUBLICADO EM PATRIA LATINA - https://patrialatina.com.br/jornalismo-e-ciencia-de-maos-dadas-ate-breve-jose-monserrat/
Comentar em resposta a Valter Xeu
Avatar
Togo Meirelles comentou:
31/12/2023
Togo Meirelles Notícia muito triste (nesse ano horrível que ainda está sendo 2023)! Conheci o Monserrat quando eu era criança, recém chegado no Rio de Janeiro. Ambos Monserrat e Rute estudaram com o meu pai e a minha mãe em Moscou, na Universidade dos Povos - Patrice Lumumba Lembro da última vez que eu encontrei ele, um pouco antes da minha vinda para o Canadá. Ele vinha correndo na rua, gritando para eu parar de andar rápido. Ele só queria saber se eu estava bem, se eu precisava de alguma ajuda. Vou guardar na memória todo o carinho. Boa viagem Monserrat, Beijos e Abraços.
Comentar em resposta a Togo Meirelles
Avatar
Evelyn Orrico comentou:
31/12/2023
Bessa, querido Acabo de ler os seus dois últimos textos e, como sempre, me tocaram profundamente, especialmente o último, ao falar do falecimento do José Monserrat Filho. Conheci-o há muitos anos e ficamos muito próximos, especialmente, da Rute e do filho, por intermédio de amiga muito fraterna e comum. Desejo a você um 2024 repleto de afeto, saúde, serenidade e esperanças renovadas. bjs
Comentar em resposta a Evelyn Orrico
Avatar
rodrigo comentou:
31/12/2023
Belíssima homenagem professor! Infelizmente mais uma perda nesse fim de ano. Meus sentimentos a todos os familiares e amigos do professor José Monserrat, que a professora Ruth e toda família tenham muita força nesse momento de imensa dor e tristeza. Um abraço querido professor
Comentar em resposta a rodrigo
Avatar
Ana Silva comentou:
31/12/2023
Linda homenagem ao Monse. Que Nhanderu o receba com carinho no mundo espacial dos encantados. Um excelente 2024 para todes!
Comentar em resposta a Ana Silva