CRÔNICAS

Preso no guarda roupa, o PT vai emagrecer?

Em: 21 de Maio de 2023 Visualizações: 2432
Preso no guarda roupa, o PT vai emagrecer?

“Memória e angústia fundem-se num branco / cavalo manco numa rua torta” (Luiz Bacellar. Noturno do Bairro dos Tocos. 1963)

Se não me falha a memória (ela anda falhando ultimamente), é a primeira ver que revelo este segredo: tudo o que aconteceu ou acontecerá no mundo já teve como palco o antigo Bairro dos Tocos, em Manaus, hoje Bairro de Aparecida. Lá, ao entardecer, as famílias colocavam cadeiras nas calçadas dos becos e narravam histórias, umas de um tempo mítico, outras recentes, todas elas mensageiras de lições de vida e de política.

Exemplo disso foi o episódio vivido, em 1992, por meu sobrinho Rodrigo. Com apenas 6 aninhos, o Pão Molhado - esse é o seu apelido - brincava de esconde-esconde com sua irmã Paula de Tarso, de 4 anos, assim batizada, porque minha irmã Preta era devota do apóstolo Paulo. A coincidência das iniciais do nome da criança com a sigla partidária é mera coincidência? O fato é que o ocorrido no passado está acontecendo, agora em 2023, com o PT.  

Esconde-esconde

Há mais de 30 anos, Paulinha viveu um acidente causado indiretamente pelo então presidente Collor de Mello, condenado por outro crime mais recente, nesta quinta (17), pelo Supremo Tribunal Federal (STF), a 33 anos, dez meses e dez dias de prisão em regime fechado. Bem feito! Collor prejudicou milhões de pessoas, entre elas minha irmã. Só por isso a pena devia ter sido prolongada por mais dez horas, dez minutos e dez segundos de reclusão. Rimava.

Mas voltemos à vaca fria. Foi assim: a Preta guardou uns trocadinhos no banco para comprar um guarda-roupa novo. Sua poupança, porém, foi confiscada pelo Collor. A família permaneceu com o móvel velho, todo escangalhado e esse foi o lugar escolhido por Paulinha para se esconder do irmão. Lá, a prateleira corroída pelo cupim se desprendeu, a menina, gordinha e fofinha, ficou entalada e imprensada pela madeira. Ofegante, sem poder sair, começou a chorar escandalosamente.

Lá da cozinha, a Preta, que preparava o almoço, deu um esporro no filho e berrou, caprichando no “c” de Octávio:

- Rodrigo Octávio Freire de Souza, ajuda tua irmã!

Na sua fala, o Pão Molhado sempre muda o ponto de articulação da consoante “s”, pronunciada não atrás dos dentes, mas com a língua roçando entre os incisivos. Parece que o uso prolongado de chupeta provocou essa flacidez na língua. É o que a fonoaudiologia denomina de “sigmatismo” e o povão chama de “síndrome de Romário”.  

Espinafrado pela mãe, Pão Molhado se justificou, dizendo que já havia orientado a irmã encalacrada para ela encolher a barriga, o que lhe permitiria sair daquele sufoco:

- Mãe, eu já “diçe” pra ela: “çe emagreçe”, Paulinha, “çe emagreçe”, mas ela não “çe emagreçeu”... - farfalhou ele romariamente, espalhando cês cedilhados interdentais por todos os lados, aqui registrados como uma liberdade ortográfica. 

Se emagrecendo

Eis o que eu queria dizer: o PT está entalado no guarda-roupa do poder. Lula também romariamente já recomendou ao partido para “çe emagreçer”, advertindo que o atual governo não é exclusivamente da legenda pela qual se elegeu, mas de uma coligação com outros partidos. No entanto, a gula oportunista de uns por cargos e o desejo sincero ou não de outros de cultivar a imagem de “revolucionário”, não estão permitindo que o PT encolha a barriga.

Não precisa ser cientista político para observar que não vivemos situação pré-revolucionária, como se as massas estivessem cercando o Palácio de Inverno. Aqui, foram os fascistas que invadiram o Palácio do Planalto. Lula sabe muito bem que o tal mercado financeiro está se lixando para as desigualdades sociais do Brasil, mas propôs uma trégua e se comprometeu com o ajuste fiscal, levando em conta a atual correlação de forças. Não esqueçamos que 300 picaretas dominam o Congresso Nacional. 

No entanto, uma ala rebelde do PT resiste ao emagrecimento. São 10 parlamentares liderados por Lindbergh Farias, que em algum momento, segundo o Portal Metrópoles, manifestaram disposição de votar, nesta semana, contra as regras de controle dos gastos públicos do arcabouço fiscal proposto pelo ministro Haddad.

Saber até onde emagrecer não é fácil. Recomendo aos rebeldes a leitura dos Cadernos do Cárcere: Maquiavel, notas sobre o Estado e a Política”.  Lá, Gramsci discute o conceito de correlação de forças, que é sempre um “equilíbrio instável” e problematiza a formação de alianças em momentos de crise, cuja compreensão é vital para as lutas emancipatórias.

Não se trata de propor a desmobilização do MST, dos movimentos sociais, das lutas sindicais, nem de renunciar às pressões legítimas sobre o poder constituído. Ao contrário. Tudo o que fortalece a organização popular, deve ser estimulado. Mas na atual conjuntura é preciso negociar e refletir sobre cada passo dado, respeitando o cessar-fogo.

Pau-não-cessa

A proposta de cessar fogo aconteceu também lá no beco onde nasci, cujo nome mudou, antes de ser celebrado nos versos do nosso poeta maior Luiz Bacellar:    

No beco do “Pau-Não-Cessa”,

há muito que o pau cessou

porque se o pau não cessasse

o beco do “Pau-Não-Cessa”

Não teria morador.

É isso aí. Diante dos arroubos de uns e outros só nos resta agir para mudar a atual  correlação de forças  e recomendar, por enquanto, o prudente conselho do Pão Molhado:

- “Çe emagreçe, Lindinho, çe emagrece”.

P.S. – Ih, a memória me falhou sim. Lembrei agorinha que já expus trocentas vezes o Bairro dos Tocos como lugar de memória do que aconteceu e ainda vai acontecer no mundo. Peço desculpas antecipadas, porque essa não será a última vez.

Créditos: Ilustração de Roberto Bessa, o Tuta do bairro de Aparecida.

Comente esta crônica



Serviço integrado ao Gravatar.com para exibir sua foto (avatar).

11 Comentário(s)

Avatar
Cristóvam Luiz comentou:
03/09/2023
Maravilhosa comparação das gordurinhas acumuladas no tempo, com extensões sociopolíticas aos imbróglios do PT, que aliás eu fui participe de sua criação no Amazonas, juntamente com este querido amigo Bessa. Maior alegria é saber que o antigo bairro dos Tocos continua inspirando e produzindo excelentes criaturas. Aliás, quero aqui deixar a sugestão aos membros da Câmara Municipal de Manaus e da Assembleis Legislativa do Estado do Amazonas para, num evento especial poder homenagear o jovem José Ribamar Bessa Freire por seus relevantes serviços prestados à cultura regional. EM TEMPO: BESSILÂNDIA poderia ser o nome do bairro de Aparecida, ou no mínimo o famoso Beco da B.... deveria chamar-se TAQUIPRATILÂNDIA!
Comentar em resposta a Cristóvam Luiz
Avatar
rodrigo comentou:
27/05/2023
Excelente crônica professor! É preciso combater diariamente a maioria da câmara que como bem sabemos não agem de forma correta. Professor, quando li sobre a sindrome de Romário, me lembrei de uma professora de inglês que tive na escola (em 2002), que fez uso dessa expressão para tirar a dúvida de um colega de turma na época. A dúvida dele era a seguinte: como falar corretamente as palavras free (liberdade), tree (árvore) e three (três), pois a pronuncia delas era muito semelhante. Ela começou a explicação pelo tree (que era para proncunciar com "t" mesmo). Aí ele perguntou: mas professora e o free e o three? Nesse momento ela falou: para você não ter dúvidas quando for falar three , fale como se tivesse sindrome de Romário, com a lingua meio que delizando suavemente sobre os dentes) e o free você fala como lê. Com essa regra você nunca mais vai esquecer. E realmente ele nunca mais esqueceu rs. Um abraço querido professor! PS: Quem não pôde acompanhar, envio o link da participação do professor José Bessa na Aula Magna na UFAC (Universidade Federal do Acre): " Línguas e direitos linguísticos indígenas no Brasil", está imperdível: Link: https://www.youtube.com/watch?v=ItvIoY81F38
Comentar em resposta a rodrigo
Avatar
GERALDO. GARCIA. LALULA comentou:
21/05/2023
ME BATE UMA GRANDE SAUDADE. TODA VEZ QUE O BABA ME IRMAO QUERIDO RIBAMAR BESSA TOCA NO BAIRRO DE NOSSA ORIGEM PARABENS PELA SUA CRONICA EU VIAGEI NO PASSADO OLHA MEU ILUSTRE AMIGO IRMAO VOCE E APAIXONADO PELO NOSSO BAIRRO DE APARECIDA HOJE QUANDO VOU A NOVENA COM. A PORTUGUESA MINHA ESPOSA HA 46 ANOS E PASSO ENFRENTE A CASA QUE NASCI ME BATE UMA EMOÇAO MUITO GRANDE TANTAS COISAS QUE PASSAMOS NA QUELA CASA UM FORTE ABRAÇO MEU QUERIDO IRMAO SAUDADES QUE DEUS TE ABENÇOE NAO LEMBRO DO MEU e. Mail
Comentar em resposta a GERALDO. GARCIA. LALULA
Avatar
Elisa Bambina comentou:
21/05/2023
Se puderes, dá uma olhada nesse vídeo, com a presença do Chico Pinheiro e com o Chico Alencar, que fazem algumas observações interessantes sobre questões atuais. Eles tratam de questões indígenas, Funai, Arquivo Nacional, crimes do Bozo, trazendo, inclusive, o vídeo do italiano que foi para aquele evento na Espanha onde acusou frontalmente o então presidente da Funai pela morte do Dom e do Bruno. É de sexta-feira, dia 19, e está muito interessante a abordagem. É longo, mas vale a pena.. Contém críticas à falta de ação do Governo Lula em alguns setores, mantendo gerenciamento de bolsonaristas, como no caso do Arquivo Nacional, gerando insatisfação por parte dos servidores.
Comentar em resposta a Elisa Bambina
Avatar
Fernando Soares Campos comentou:
21/05/2023
Bom dia, Prof.. Bessa. Compartilhei e marquei petistas nem tão obesos, pois estes "gordinhos de disposição" para enfrentar e capitular sob um golpe de estado, deveriam ser os meus destinatários preferenciais para o envio desta e de tantas outras crônicas suas que já deveriam ter-se transformado em livro, a fim de nutrir e certamente engordar suas modéstias, assim como o senso de humildade, paciência "chinesa", com, pelo menos, um traço de sabedoria confuciana, pra gente vender muita soja pra eles e comer nosso feijão, que, como cantava Gonzaguinha: Dez entre dez brasileiros preferem feijão Esse sabor bem Brasil Verdadeiro fator de união da família Esse sabor de aventura O famoso Pretão Maravilha Faz mais feliz a mamãe, o papai O filhinho e a filha...
Comentar em resposta a Fernando Soares Campos
Avatar
comentou:
20/05/2023
PUBLICADO EM, PATRIA LATINA https://patrialatina.com.br/preso-no-guarda-roupa-o-pt-vai-emagrecer/
Comentar em resposta a
Avatar
JOSÉ da Silva SERÁFICO de Assis Carvalho comentou:
20/05/2023
Querido amigo Babá, Texto primoroso, testemunha tua lucidez e reafirma tem compromisso. O que anda çe emagreçendo é a inteligência de alguns cumpanhero. Essa recusa em avaliar a realidade torna magras, antes que tudo, as perspectivas das esquerdas no País. Tô contigo! Abraço fraterno.
Comentar em resposta a JOSÉ da Silva SERÁFICO de Assis Carvalho
Avatar
Rodrigo Wet Bread comentou:
20/05/2023
Avatar
FELIPE JOSE LINDOSO comentou:
20/05/2023
Assino embaixo. O Lindberg é magro, mas sempre dá para, pelo menos, não ficar esparramando.
Comentar em resposta a FELIPE JOSE LINDOSO
Avatar
Bolivar Correa comentou:
20/05/2023
Babá, acabei de ler o taquiprati, como sempre sensacional! Alem de você ter uma memória privilegiada, o teu estilo de escrever prende o leitor. É sensacional essa associação que você consegue fazer de fatos antigos cheios de humor, do cotidiano , com algo tão sério como a politica.
Comentar em resposta a Bolivar Correa
Avatar
Celeste Correa comentou:
20/05/2023
Caramba, mano... O partido não entendeu que o Lula foi o candidato do PT, mas hoje ele é o presidente do Brasil? Me dá uma certa preguiça e raiva ao ver o PT agir às vezes como se fosse oposição. Ele é a maior base de sustentação do governo e sabe bem os enormes desafios que o Lula está enfrentando, não só por ter encontrado um país destroçado, mas, também, pela ampla aliança que fez para conseguir derrotar o coiso e tentar aprovar as reformas necessárias para a reconstrução das políticas públicas destruídas. Eu vejo certas pessoas do partido se comportarem como a turma do centrão nessa disputa por cargos e, sinceramente, eu não creio que seja a veia" revolucionária" que está imperando nessas decisões. É fato que quem deu o voto consciente para o Lula sabe que, nesta ampla aliança, a gente tem que ficar muito atento e pressionar para que o fisiologismo não desvie o governo das questões ideológicas fundamentais que devem reger o seu mandato. Mas no meio do caminho tem várias pedras: Lira, Pacheco, a turma bolsonarista... e o governo precisa negociar com essa gente senão não consegue andar. Por isso, é importante dizer para o PT o que o Pão molhado disse para a Paulinha; "ce emagrece, PT!
Comentar em resposta a Celeste Correa