CRÔNICAS

Naturalistas e índios: a vida numa terra sem floresta

Em: 20 de Junho de 2021 Visualizações: 6183
Naturalistas e índios: a vida numa terra sem floresta

Dois naturalistas ingleses – Alfred Russell Wallace (1823-1913) e Henry Walter Bates (1825-1892) - percorreram e estudaram a Amazônia e mantiveram um diálogo com os indígenas, ribeirinhos e afrodescendentes, sem os quais não teriam podido coletar e classificar mais de 8.000 espécies da floresta amazônica. O primeiro passou quatro e o segundo onze anos na região. Os dois chegaram em 1848 e encontraram o Pará dilacerado pela guerra da Cabanagem e pela epidemia da varíola.

Wallace sacou, desde cedo, o impacto da atividade humana sobre o meio ambiente. Ele descobriu, por conta própria, o princípio da luta pela vida e pela sobrevivência, apresentando ao mundo científico, em coautoria com Darwin, uma súmula do que ambos pensavam acerca da seleção natural. Darwin nascido em berço de ouro viveu sempre de rendas. Já Wallace, um pobretão, ralou duro a vida inteira.

Dotados de sólida formação científica, com extraordinária capacidade de observação e disciplina rigorosa de trabalho, Wallace e Bates haviam assimilado o conhecimento europeu mais avançado na época. Essa era a condição necessária, mas não suficiente, para revelar os mistérios da Amazônia.  Era preciso, além disso, sabedoria e humildade para aprender com os sábios da região, autores das cartilhas da floresta, que continham os saberes milenares produzidos pelos índios. Desta forma, estudaram a flora e a fauna e produziram conhecimentos etnográficos e históricos publicados em vários livros.

A cartilha da floresta

O negro Isidoro e o indígena Alexandre foram os professores que transmitiram aos dois cientistas ingleses aquilo que sabiam. Bates reconhece isso em “Um naturalista no rio Amazonas”:

- “Nosso auxiliar mais valioso era Alexandre, um jovem tapuia, inteligente e afável, perito em navegação e incansável caçador. À sua dedicação devemos o fato de terem sido levados avante todos os objetivos de nossa viagem”.

Cognominado de “Capitão”, o índio Alexandre ensinou aos dois cientistas as classificações nativas de bichos e plantas e introduziu-os na taxonomia e na ciência da floresta, com observações valiosas sobre o comportamento das plantas e dos animais. Foi ele o responsável por grande parte da coleção botânica e zoológica enviada para Londres, com pássaros, veados, macacos, insetos e borboletas.

Nos rios Negro e Uaupés, Wallace teve a oportunidade de continuar a aprendizagem com outros índios, com quem aprendeu sobre os peixes, 212 deles descritos e ilustrados no livro “Fishes of the Rio Negro”, além da descrição das aves. Ao retirar as penas de uma arara vermelha, descobriu que ela não tinha as cores que a natureza lhe havia dado, “pois esses índios dominam a arte de alterar a coloração das penas dos pássaros”.

No segundo capítulo da “Viagens pelos rios Amazonas e Negro”, Wallace nos apresenta o outro professor de origem africana, que falava com as árvores:

- “Isidoro, o velho guia que atualmente se dedicava aos serviços domésticos, trabalhando como cozinheiro e pau para toda obra, labutara outrora na floresta, estando a par não só dos nomes de todas as árvores, como também de suas propriedades e empregos”.

A leitura da natureza

Segundo Wallace, Isidoro não tinha muita paciência com a ignorância dos dois cientistas:

- “Era um homem de comportamento quase taciturno, salvo quando se irritava com a nossa incrível incapacidade de compreender suas explicações. Aí ele passava a gesticular com veemência. Gostava de exibir seus conhecimentos sobre esses assuntos acerca dos quais ainda nos encontrávamos no estágio da mais completa ignorância, mas cuja aprendizagem queríamos efetivamente alcançar”.

Wallace dá mais detalhes sobre a pedagogia do professor Isidoro:

- “Seu método de ensino constava de uma série de rápidas observações sobre as árvores à medida que íamos passando por elas. Ele dava a impressão de estar falando antes com as árvores do que propriamente conosco, exceto quando solicitávamos algum esclarecimento adicional”.

A sala de aula era a própria floresta. Nas longas caminhadas, Isidoro, o descendente africano que aprendera com os índios a ler a natureza amazônica, ia explicando tudo direitinho.

- “Esta – dizia – é a ucuuba, remédio muito bom. Serve para dor de garganta”.

Para que os gringos aprendessem melhor, Isidoro usava seu próprio corpo como material didático e, “como ilustração, fingia fazer gargarejos, enquanto apontava para a seiva aquosa que escorria do tronco ferido”.

Wallace descreve uma dessas aulas, onde Isidoro aponta para a cupiúba e explica ser madeira boa para fazer casa e assoalhos. Outras, para fazer remo e outras ainda, para fazer carvão.

O Isidoro sozinho era uma escola de tempo integral, se responsabilizava pela merenda escolar, cozinhando saborosos pratos regionais. No final de uma de suas aulas, derrubou uma palmeira de açaí para extrair palmito, preparando-o para os seus dois alunos famintos.

- Trata-se de um alimento saboroso, de paladar levemente adocicado” - comenta Wallace.

O livro das árvores

Para completar, a escola de Isidoro oferecia ainda assistência médica. Quando Wallace apareceu mancando com uma coceira braba, gerada por um pontinho preto do tamanho de uma ervilha encravado em seu dedo, Isidoro logo diagnosticou:

- “É bicho-de-pé”.

O próprio Wallace quis extrai-lo com uma agulha, mas não conseguiu. Uma vez mais seu professor lhe foi útil, ensinando-o a esfregar um pouco de rapé no local, o que ele fez, ficando inteiramente curado.

Diante dos saberes tradicionais transmitidos oralmente, Wallace concluiu que “os índios do vale amazônico parecem superiores, tanto física como intelectualmente”, concordando assim com um viajante que o antecedera, o príncipe Adalberto da Prússia.

Entre tantas outras histórias, o naturalista inglês descreve um diálogo no meio da floresta. Depois de jantar um porco do mato, Wallace estava arrodeado por “treze índios nus que tagarelavam numa língua desconhecida. Apenas dois deles sabiam falar o português” e fizeram perguntas sobre a Inglaterra:  

- Fiquei conversando com eles, respondendo as mais diversas perguntas: “De onde vinha o ferro? Como se fazia a chita? No meu país nascia a planta que dava papel? Havia lá muitas mandiocas e bananas?” Eles ficaram espantadíssimos quando lhes contei que lá só havia homens brancos. – Então, quem é que trabalha? – perguntaram. Outra coisa que não podiam compreender era como seria possível viver numa terra sem floresta”.

Rua Aldevan Baniwa

Alexandre, Isidoro, Wallace e Bates construíram uma articulação do conhecimento científico com o saber tradicional – a sabedoria profunda a nós legada, que dignifica a raça humana. Eles sobreviveram a uma epidemia de varíola – a “peste branca” trazida nos navios portugueses - que se alastrou pela Amazônia, numa época em que os estudos imunológicos não estavam tão avançados. É verdade que a vacina antivariólica já havia chegado ao Brasil em 1804, mas a Junta Vacínica da Corte, criada por d. João VI no Rio, tinha o braço curto e atuação inexpressiva.  De volta a Londres, anos depois, Wallace escreveu:

- A vacina é um engano: sua imposição, um crime.

Ele se tornou um militante contra a obrigatoriedade da vacina no Reino Unido. A Comissão Real de especialistas que o inquiriu concluiu ter Wallace acreditado em estatísticas consideradas fraudulentas pela The Lancet – uma revista científica criada em 1823 para abordar questões de saúde coletiva e que na atualidade continua sendo publicada. Era como se um cientista aceitasse hoje como verdadeiro o levantamento do funcionário bolsonarista do TCU sobre as vítimas do coronavirus.

Sobre a varíola no Amazonas, Wallace narra seu encontro no rio Negro com Frei José dos Inocentes, que havia sugerido às autoridades “um método prático e barato de exterminar os índios: colocar as roupas contaminadas nos locais que os índios frequentam” [...], isto foi feito, segundo o frei, que celebrou: “Quatro ou cinco tribos foram totalmente dizimadas”.

Diante de tal relato, Wallace comenta:

- Foi com dificuldade que contive um estremecimento ao ouvir a narrativa daquele massacre a sangue-frio, contada de maneira tão tranquila e indiferente” (p.204).

Frei José, reverenciado com nome de rua no centro de Manaus, um dia terá seu nome trocado para rua Escritor Aldevan Baniwa, como aconteceu em Niterói com a Coronel Moreira César, que agora é Ator Paulo Gustavo.

P.S. -  ATO FORA BOLSONARO - "Somos aqueles e aquelas que participaram das lutas contra a Ditadura Militar de 1964 a 1985” – informa o manifesto de convocação.Neste sábado, 19 de junho, A Geração 68 Sempre Na Luta participou ao lado de outras organizações - sindicais, movimento sociais, entidades estudantis e partidos politicos - das manifestações realizadas em 366 cidades braslleiras e em 42 cidades de 17 países do exterior, com um público total de 750 mil pessoas, segundo o Forum de Organizadores. As palavras de ordem: Democracia Sempre! Fora Bolsonaro! Vacina já para todos! Auxílio de R$ 600! " A luta continua.

Comente esta crônica



Serviço integrado ao Gravatar.com para exibir sua foto (avatar).

28 Comentário(s)

Avatar
Rodrigo Wallace comentou:
26/06/2021
Bolsonaro é a atualização do genocídio dos povos da floresta.
Comentar em resposta a Rodrigo Wallace
Avatar
Alba Figueroa comentou:
23/06/2021
E na fila dos excluídos da memória têm que entrar os nomes dos bandeirantes, homenageados em muitos lugares pelo Brasil a fora.
Comentar em resposta a Alba Figueroa
Avatar
Aldisio Filgueiras comentou:
21/06/2021
Como é que o Bolsonaro ainda não pensou nisso?
Comentar em resposta a Aldisio Filgueiras
Respostas:
Avatar
Aurelio Michiles comentou:
21/06/2021
Aldisio Os militares do Golpe 64 sim, distribuíam roupas contaminadas e açúcar com arsênico.
Comentar em resposta a Aurelio Michiles
Avatar
Leyla Martins Leong comentou:
21/06/2021
Os americanos fizeram isso a três com os seus índios. ( "Enterrem meu Coração na Curva do Rio" .
Comentar em resposta a Leyla Martins Leong
Respostas:
Avatar
Carlos Dias comentou:
21/06/2021
Leyla Martins Leong O Brasil fez na guerra o Paraguai, coisa de cristão...
Comentar em resposta a Carlos Dias
Avatar
Aurelio Michiles comentou:
21/06/2021
Frei José dos Inocentes não tinha nada de "inocentes", era um racista, um genocida, merece a lata de lixo da Historia. Já passou da hora dos manauaras trocarem o nome da rua em sua homenagem.
Comentar em resposta a Aurelio Michiles
Respostas:
Avatar
Aldisio Filgueiras comentou:
21/06/2021
O pior é que eu sabia disso desde o ginásio; o que foi que eu fiz?
Comentar em resposta a Aldisio Filgueiras
Avatar
Marcus Alberto Stoyanovith Cavalcanti comentou:
21/06/2021
A ignorância alimenta-se de crueldade é sua dieta varia com tempo. Hoje a ideia para dizimar os povos indígenas e atrasar ao máximo a vacinação ou não vacinar. Mas tem ideias mais nefasta que é a dos evangélicos disseminarem que há um chip da besta fera nas vacinas e muitos indígenas deixam de tomá-la.
Comentar em resposta a Marcus Alberto Stoyanovith Cavalcanti
Avatar
Combate Racismo Ambiental comentou:
20/06/2021
Publicado no Blog Combate - Racismo Ambiental https://racismoambiental.net.br/2021/06/20/naturalistas-e-indios-a-vida-numa-terra-sem-floresta-por-jose-ribamar-bessa-freire/
Comentar em resposta a Combate Racismo Ambiental
Avatar
Luiz Carlos Martins comentou:
20/06/2021
Frei José dos Inocentes: UM GENOCIDA
Comentar em resposta a Luiz Carlos Martins
Avatar
Isabella Thiago de Mello comentou:
20/06/2021
A sabedoria milenar dos povos originários, Que crônica reveladora do passado que reflete o presente. A narrativa para contaminar as aldeias indígenas com a peste da varíola como método eficaz para dizimar famílias inteiras, centenas de milhares de índios, é de fazer estremecer tamanha semelhança com a nossa realidade. Em tempo: Nosso respeito e gratidão a todos aqueles que lutaram contra a ditadura militar nos anos de chumbo - muitos deram suas vidas - seguem a nos encorajar para defender os direitos humanos e nossa frágil democracia. Permita-me homenagear o trabalho incansável do "Grupo Tortura Nunca Mais". E especialmente a você, Bessa, que sofreu na pele a perseguição aos jornalistas - você escrevia no lendário SOL ao lado de Tetê Moraes e uma turma boa de intelectuais que botavam (e continuam a botar, colocarão sempre) a boca no trombone contra as injustiças sociais. Você viu bancas de jornais serem queimadas, bibliotecas inteiras queimadas, amigos presos. O perigo eminente nas ruas, companheiros escondidos, professores, médicos, advogados, escritores, servidores, todos perseguidos. E foi você, Bessa quem acompanhou meus pais na travessia para o exílio, do Rio Grande do Sul, o Uruguai, até o Chile. Acompanhou, protegeu, se exilou conosco em Santiago. És um bravo! Sei que eu já te agredeci inúmeras vezes, mas não há uma crônica sua em que eu não me emocione, em que eu não sinta orgulho de ser sua afilhada, pela sua verve, sua bravura, no cantar do hino, o próprio exemplo de que "verás que um filho teu não foge à luta". Manaus merece ter uma rua com teu nome. Isabella Thiago de Mello
Comentar em resposta a Isabella Thiago de Mello
Avatar
Tereza Rizério comentou:
20/06/2021
Maravilhosa crônica! Pela forma e pelas informações !????????????????????????????????????????
Comentar em resposta a Tereza Rizério
Avatar
Anônimo comentou:
20/06/2021
Esses homens de ciência, humildes o suficiente para se colocar na condição de alunos de pessoas, aparentemente incultas, mas portadoras de uma sabedoria milenar sobre a natureza e seus segredos. Acabaram deixando legados preciosos para a humanidade, que hoje está sendo levada a desacreditar de muitos desses ensinamentos e caminha a passos largos na trilha da destruição dessa natureza exuberante e preciosa. O que iremos colocar no lugar das florestas devastadas? Capim para criar bois? Desertificação que irá afetar o clima global, inviabilizando grande parte do "modus vivendi" que hoje adotamos? É estarrecedor o que está sendo levado a efeito na preciosa floresta amazônica enquanto assistimos a cada dia as consequências de tais desatinos. Haverá tempo de darmos meia-volta e procurar restaurar o que já foi destruído? Se começarmos logo talvez tenhamos uma chance de êxito, mas isso depende de pessoas que tem convicções diametralmente opostas a isso que é preciso fazer.
Comentar em resposta a Anônimo
Avatar
Herman Marinho comentou:
20/06/2021
Apesar do nome, e não A PESSOA e práticas do Frei, estarem ligados à minha memória afetiva, não teria objeção a mudança. Melhor homenagear personas de lideranças indígenas, ou ligadas ao respeito pelos povos daqui.
Comentar em resposta a Herman Marinho
Avatar
Marcia Livia Gomes comentou:
20/06/2021
Não sei se preferiria não saber desse fato, mas talvez eu não tenha escolha.
Comentar em resposta a Marcia Livia Gomes
Avatar
Pucú Estoriador comentou:
20/06/2021
CARAMBA PROFESSOR... PARECE QUE OS GOITACAZES FORAM OS PRIMEIROS EXTERMINADOS PELAS ROUPAS CONTAMINADAS DOS PERÓS
Comentar em resposta a Pucú Estoriador
Avatar
Noemia comentou:
20/06/2021
Li sua postagem sobre a rua escritor Aldevan Baniwa e arrepiei. Ainda é um desejo ou há algo concreto em andamento?
Comentar em resposta a Noemia
Respostas:
Avatar
Taquiprati comentou:
20/06/2021
Um sonho, renovado em cada eleição municipal, porque depende da Câmara de Vereadores.
Comentar em resposta a Taquiprati
Avatar
Zulma Moriondo comentou:
20/06/2021
Hoje, os pentecostais estão cumprindo esse papel
Comentar em resposta a Zulma Moriondo
Avatar
Serafim Correa comentou:
20/06/2021
Publicado no Blog do Sarafa - https://www.blogdosarafa.com.br/naturalistas-e-indios-a-vida-numa-terra-sem-floresta/
Comentar em resposta a Serafim Correa
Avatar
Valter Xeu comentou:
20/06/2021
http://patrialatina.com.br/naturalistas-e-indios-a-vida-numa-terra-sem-floresta/
Comentar em resposta a Valter Xeu
Avatar
Mariana Belize comentou:
20/06/2021
o porquê não sou católica. o porquê não me ufano de meu país. é isso.
Comentar em resposta a Mariana Belize
Avatar
Hebel Costa comentou:
20/06/2021
Nada mais coerente com uma religião, que tinha no Santo Ofício uma de suas mais piedosas instituições.
Comentar em resposta a Hebel Costa
Avatar
Ana Gita Oliveira comentou:
20/06/2021
Há uma dívida histórica do Estado e da Igreja para com esses povos. Desde sempre.
Comentar em resposta a Ana Gita Oliveira
Avatar
Joaquim Barbosa comentou:
19/06/2021
Texto muito bom. Em Santarém, há uma reverência ao padre Felipe Bettendorf, que, a exemplo do padre dos Inocentes, também não foi lá tão santo como reza a lenda.
Comentar em resposta a Joaquim Barbosa
Avatar
Vilacy Galucio comentou:
19/06/2021
Sim, a luta continua. Contra o genocídio atual e todas as formas de violência.
Comentar em resposta a Vilacy Galucio