CRÔNICAS

A CPI da Pandemia: parábolas de Aparecida

A CPI da Pandemia: parábolas de Aparecida

“É preciso lucidez e coragem para aplaudir o teu adversário, quando ele

 enfrenta um inimigo comum de vocês dois” (Severino Pão-Duro. 1958)

... Dias depois, entrando Severino Pão-Duro em Cafarnaum, o povo logo soube e veio ao seu encontro, acompanhado de um centurião...

Epa! Desculpem. Foi mal. Errei. Severino não entrou naquele pequeno vilarejo bíblico às margens do mar da Galileia, que sediava uma sinagoga, a casa da sogra de Pedro apóstolo e o último domicílio de Jesus. Ele entrou foi no bairro de Aparecida, em Manaus, onde já ocorreram vários milagres. Daí a confusão. Nas noites calorentas, as famílias colocavam cadeiras nas calçadas e narravam os milagres em forma de parábola. Uma delas permite que nos situemos diante dos membros da CPI da Pandemia, mas antes de relatá-la, torna-se necessário definir os dois personagens principais.

O primeiro deles parecia irmão gêmeo do Patativa do Assaré: Severino Pão-Duro, jovem cearense de Quixeramobim, migrou para um seringal do Amazonas e se alistou, em plena II Guerra Mundial, como soldado da borracha. Depois, fixou residência na rua Xavier de Mendonça com mulher e a penca de filhos. Tinha duas paixões: futebol e política. Torcedor doente do Milionários, o time lá do Plano Inclinado, ele arrumou um emprego de gari para o Nego Geraldo, um goleiro elástico que voava com seu corpo de borracha. Era também cabo-eleitoral fanático do candidato a governador Paulo Nery (UDN, vixe, vixe), duas vezes derrotado pelo PTB: em 1958 por Gilberto Mestrinho e em 1962 por Plinio Coelho.

O outro personagem é Raimundo, o patriarca da família Paixão, com sua enxurrada de filhos. Bom de porrada. Morador antigo do bairro, dominava um amplo território, que ia da Bandeira Branca, passava pela rua das Flores, adentrava a fronteira da Gustavo Sampaio e do beco Carolina Neves. Além do nome de família, tinha duas paixões: política e futebol. Era um exaltado cabo eleitoral do PTB (vixe) e ardoroso torcedor do Independência Football Club. O goleiro Toinho, seu filho, costumava amarrar um lenço vermelho na rede do gol para não deixar passar nem mosquito ensebado.

As brigas

Havia ali todos os ingredientes para acirrar o antagonismo entre as duas famílias, especialmente em época de eleição e nos dias de jogo entre as duas equipes rivais. Parecia até briga de cachorro de rua, eles se embolavam e se engalfinhavam, envolvendo de cada lado os filhos, genros e vizinhos. A guerra entre os Filisteus e os Hebreus era café pequeno.

Do lado da família Pão-Duro entravam os filhos e filhas: Bira, João Cará, Tarsila, Lourdes, Maria, Lourinho, Zequinha, Osmar, Mário. No outro lado, o velho Paixão e seus filhos e genros Olavo, Toinho, Zé Arthur, Mundiquinho, Getúlio e outros mais, alguns deles estão vivos e não me deixam mentir. Ou deixam?

Eis que na decisão de um torneio no campo do Hore, o jogo terminou empatado. Houve prorrogação. O empate continuou. O sino da igreja badalou a hora do Ângelus. Escurecia. O campo não tinha iluminação. O desempate foi feito com cobrança de pênaltis, que se sucediam sob a luz resplandecente de uma lua cheia. Os dois goleiros pulavam como gatos e faziam milagres. Até que um atacante do Independência, não sei se Melado ou o Quinha, aproveitou uma nuvem que escondia a lua e deu o xeque mate. O Milionários perdeu. Os torcedores promoveram quebra-quebra. Houve intervenção da polícia.

O Independência, por ser campeão, disputaria a Taça Amazônia com um time paraense em duas partidas, uma em Manaus, outra em Belém.  Acontece que na briga quebraram o braço do goleiro Toinho. Foi aí que se operou o milagre não no mar da Galileia, não no rio Jordão, mas no igarapé de São Vicente, conhecido como “bosteiro”. Não foi a cura da fratura do osso. Não foi um milagre ortopédico. Uma parábola de Aparecida registrou o fato.

O milagre

... Dias depois, entrando Severino Pão-Duro na rua Bandeira Branca, o povo logo soube e veio ao seu encontro, acompanhado de um centurião... Era um soldado da polícia enviado por Raimundo Paixão. Vinha em missão de paz. Estava cercado por samaritanos caridosos e por fariseus hipócritas, que viviam fofocando na banca de tacacá da dona Alvina.

Severino Pão-Duro, que havia acabado de sair da novena na igreja de Aparecida, os recebeu com o slogan do seu eterno candidato:

- É Paulo, é Pinto, é Neri, é ele que você prefere.

Em seguida entoou o hino do seu time, inspirado no Milionários de Bogotá, exaltando “a camisa azul de glória, que sabemos honrar”.  A comitiva queria que Severino autorizasse o empréstimo de três jogadores do Milionários, entre eles o goleiro Nego Geraldo. Severino concordou, mas foi bastante claro: era apenas uma trégua necessária por se tratar de uma disputa com os paraenses contra quem o bairro se unia. Ele advertiu que não estava pedindo penico. As divergências políticas e futebolísticas continuavam. Definiu a situação com a frase registrada na parábola que circula nos becos de Aparecida:

- É preciso lucidez e coragem para aplaudir o teu adversário, quando ele enfrenta um inimigo comum de vocês dois.

E aqui entramos na CPI da Pandemia. A parábola do Severino Pão Duro me leva a encarar um ex-morador do bairro de Aparecida, o senador Omar Aziz (PSD), um descendente de árabes nascido em Garças (SP) no meio de um cafezal. Ele migrou para o Amazonas. Sabe a Vanilda, irmã da Vaneide, esposa do César Bandeira? Pois é. Foi na casa dela que Omar Aziz morou quando era um estudante pobre de engenharia na Universidade Federal do Amazonas e militava no PCdoB.

A lição do Pão-Duro

Depois disso, Omar passou por sete partidos (vixe-vixe) e se elegeu para cargos no legislativo e no executivo. Ele é um adversário que quando vereador ameaçou publicamente dar uns cascudos no autor da coluna Taquiprati, pelas inúmeras e constantes críticas que lhe foram feitas.

No entanto, nas últimas duas semanas, Omar vem presidindo a CPI da Pandemia com sobriedade, firmeza e astúcia, mantendo o foco nos crimes cometidos pelo governo genocida. Parece que não foram em vão os ensinamentos do comandante Eronildo Bezerra e da companheira Vanessa Graziottin.

Seguindo as diretrizes do Severino Pão-Duro, damos total apoio aos senadores Randolfe Rodrigues, Omar Aziz e Renan Calheiros nesta luta insana contra os cloroquinados covidiotas, defensores da imunidade de rebanho causadora de 420 mil mortes pelo coronavirus. Milhares de brasileiros não poderão homenagear suas respectivas mães nesse segundo domingo de maio porque ou elas ou eles morreram nessa pandemia.

Na CPI, o futuro do Brasil está em jogo. Ela pode contribuir para nos tirar desse atoleiro onde estamos: o país do Jair e do Jairinho, das chacinas como a da favela do Jacarezinho, de mortes de negros trabalhadores e pobres, da vergonha que sentimos cada vez que o genocida abre a boca. Ficamos vigilantes, na torcida para que Omar não mude o rumo da nau.

P.S. - Égua! Elogiar o Omar? Mudou o natal ou mudei eu? – pergunta o velho Machado de Assis. É isso mesmo. Severino Pão-Duro, o Maquiavel do bairro de Aparecida, emprestou o goleiro para o seu maior rival com o objetivo de derrotar o time paraense. Derrotou. O Nego Geraldo fechou o gol. O Milionários participou indiretamente da vitória. Então, por que nós não podemos emprestar as nossas elásticas palavras - uma gotinha d'água no oceano - para o Omar e Renan Calheiros derrotarem o Capiroto?  Ainda mais que está lá o criador da CPI Randolfe Rodrigues, digno de toda admiração.

Comente esta crônica



Serviço integrado ao Gravatar.com para exibir sua foto (avatar).

16 Comentário(s)

Avatar
Rodrigo Araújo comentou:
08/07/2021
Sensacional!!! ????????????????????????
Comentar em resposta a Rodrigo Araújo
Avatar
Harald Pinheiro comentou:
07/07/2021
A sabedoria popular tem seus méritos!
Comentar em resposta a Harald Pinheiro
Avatar
Maria Jose Silveira comentou:
07/07/2021
Tô com Severino Pão Duro, um sábio de Aparecida.
Comentar em resposta a Maria Jose Silveira
Avatar
Gleice Oliveira comentou:
07/07/2021
Gostei demais, José Bessa. Ainda mais com a "PODEM LEVAR!" de hoje.
Comentar em resposta a Gleice Oliveira
Avatar
Felipe José Lindoso comentou:
07/07/2021
Espero que a advertência sobre a "capivara" do Aziz na primeira publicação da crônica não se efetive.
Comentar em resposta a Felipe José Lindoso
Avatar
Magela Ranciaro (via FB) comentou:
10/05/2021
Muito legal, Babá, morrendo de rir, até a metade da crônica... depois esquenta e o sorriso se vai. Aí, retorna à cena o Severino Pão-Duro, lá riso. Por fim, amei o elogio ao grande HERÓI DA CPI! Sim, ainda “veve” o Severino Pão-Duro, será?
Comentar em resposta a Magela Ranciaro (via FB)
Avatar
Roberto Zwetsch comentou:
10/05/2021
Bessa, meu irmão, sua capacidade de juntar o aparentemente contraditorio e excludente é admirável. Você juntou o Severino Pão-Duro, sua inteligência e lucidez, futebol e polpitica na questão da CPI e do senador Omar. Belo e instigante texo. Abraço. Rz
Comentar em resposta a Roberto Zwetsch
Avatar
Felipe JoséLindoso comentou:
10/05/2021
Oxalá (mais Ogun e todos os santos) façam que o Omar Azis resista ao peso da sua capivara (registrada com detalhes em priscas eras aqui pelo Taquiprati) e jogue direitinho... Afinal, no creo em brujas, pelo que las hay, hay.
Comentar em resposta a Felipe JoséLindoso
Avatar
Pucú Estoriador comentou:
09/05/2021
, Caboco, tu consegues emocionar geral com a tua mistura certeira..... dialético paideguaço!!!A frente forte é a AMPLA.
Comentar em resposta a Pucú Estoriador
Avatar
Joaquim Barbosa comentou:
09/05/2021
Muito bom. Leio os teus textos com aquela vontade de ler de novo. Minha curiosidade: o time amazonense ganhou do time paraense com o goleiro emprestado?
Comentar em resposta a Joaquim Barbosa
Respostas:
Avatar
taquiprati comentou:
09/05/2021
Ganhou em Manaus, perdeu em Belem. Era previsivel.
Comentar em resposta a taquiprati
Avatar
Bira Lourenço comentou:
09/05/2021
como sempre fabuloso, meu amigo
Comentar em resposta a Bira Lourenço
Avatar
Rodrigo Martins comentou:
09/05/2021
Professor, o senhor foi muito feliz nessa frase: país de Jairo e Jairinho, infelizmente é isso mesmo, mas nada é para sempre, nem mesmo as coisas ruins que parecem não ter fim. O Brasil voltará a ser um país feliz e harmônico novamente. E pensar que o Brasil poderia ter mais vacinas e recusou todas as propostas, muitas vidas poderiam ter sido salvas, teríamos menos casos e consequentemente menos variantes e com a nossa rotina praticamente normalizada como em outros países. Um absurdo isso que está ocorrendo no Brasil! Um abraço querido professor! PS: Quem tier interesse envio os links com mais informações sobre a disponibilidade de vacinas no Brasil (e também a quantidade de vacinas que estão em produção) ---> https://apolinar.io/vacinas/ E também informações sobre a quantidade de doses distribuídas de vacinas e a porcentagem atualizada mundialmente: --> https://www.bloomberg.com/graphics/covid-vaccine-tracker-global-distribution/
Comentar em resposta a Rodrigo Martins
Avatar
Bolivar Corrêa De Carvalho comentou:
09/05/2021
“É preciso lucidez e coragem para aplaudir o teu adversário, quando ele enfrenta um inimigo comum de vocês dois” (Severino Pão-Duro. 1958)c. não mudou. Vc. não mudou , quem mudou foi o Omar. Deus queira que ele continue se posicionando dessa maneira até o final. Mas até hoje eu nunca soube que uma CPI tenha um final desejado. Vamos pedir a minha cunhada Dile, que continue orando pra que essa CPI tenha um final diferente das anteriores.
Comentar em resposta a Bolivar Corrêa De Carvalho
Avatar
Ana Silva comentou:
09/05/2021
Parabéns Bessa! Texto cirúrgico, linguagem única. Bravo, adorei e ri bastante.
Comentar em resposta a Ana Silva
Avatar
Juarez Silva (Manaus) comentou:
08/05/2021
Maravilhosa crônica ! ????????????????????????
Comentar em resposta a Juarez Silva (Manaus)