CRÔNICAS

Paulo Tripa: não consigo respirar

Em: 07 de Junho de 2020 Visualizações: 10404
Paulo Tripa: não consigo respirar

“Quando quero ‘Aparecida’ / não é lá que eu vou. / Busco-a em mim mesmo /

onde ‘Aparecida’  sou”.  (Paráfrase do poema “Olinda” de Felix de Athayde)

(Diário do Amazonas) Paulo Borges de Lima nasceu no barraco de taipa e zinco da rua Bandeira Branca, n º 86, em Manaus, onde morou durante 82 anos. Conhecido como Paulo Tripa, foi ali que passou a infância e a adolescência com seus pais Rita e Paulino, fabricando broas de goma de mandioca vendidas nas ruas do bairro de Aparecida com o pregão: “Broa! Broa boa de boca!”. Dali, já adulto, saía diariamente para o Porto de Manaus, onde trabalhava como ajudante de pedreiro. Agora, na calçada, sua cadeira de fio de “macarrão”, na qual lia o jornal, ficará para sempre vazia. Nesta terça (2), ele foi levado pelo coronavirus.

Era naquela cadeira de embalo que, de tardinha, desfrutava a aposentadoria, abicorando os amigos que paravam para um dedo de prosa. Exceto em dias de jogo do Vasco, clube do coração. Aí acompanhava cada partida no radinho de pilha. Sabia de cor a escalação do time nos anos 40: Barbosa, Augusto e Rafaneli, Jorge, Danilo e Eli, Alfredo, Ipojucan, Ademir, Maneca e Dejair. Lembrava detalhes das jogadas do zagueirão argentino Rafaneli – um paredão. Os lances majestosos de Ademir Queixada – uma fábrica de gols. Ou os dribles chaplinescos de Alfredo – o Tesourinha. Não perdia nem as partidas de futebol de botão, com o time do    Vasco feito de caroço de tucumã pelo Euclides Coelho de Souza.

Houve uma época – a gente não precisa esconder - em que esse filho de broeiros, ele mesmo broeiro, gostava de tomar umas e outras doses de cocal na taberna do seu Francisquinho ou do Jaime Mãozinha. Afinal, ninguém é de ferro. Mas ele gostou. Virou vício. No entanto, conseguiu vencer o alcoolismo, o que não foi uma tarefa fácil, como testemunhou sua sobrinha amada Mônica Lima.

Cuchichiba

Na banca de tacacá da dona Alvina diziam que, por causa das manchetes dos jornais de 1938, ele devia se chamar Getúlio em homenagem ao ditador Vargas atacado no Palácio do Catete pelos fascistas naquele ano. A outra opção era Virgulino, tributo ao cangaceiro Lampião morto e degolado na mesma época. Ficou Paulo, porque dona Rita ouviu na igreja a história do santo no livro de Atos dos Apóstolos. Quanto ao apelido há controvérsias: para alguns por ele ser magérrimo, para outros por ter ele vendido bucho e tripa do Matadouro Municipal, o curro do bairro de São Raimundo. Minha irmã Helena, sua colega no curso primário do Colégio Aparecida, conta que ele ficava com raiva quando os colegas gritavam:

- Paulo Tripa Cuchichiba. Não é de nada.

O “insulto” não era o Tripa, que ele assumiu sem problemas, mas a referência a Carlos Cuchichiba, feio como o fascismo, atacante do Atlético Latitude Zero, do Amapá, que jogou em Manaus e que diziam ser irmão gêmeo do Paulo.

- Solteiro, nunca teve filhos, mas perfilhou os sobrinhos. Era tio-avô e até tio-bisavô. Muito cuidadoso com a família, acordava todos os dias às 5h da manhã, dava milho para as galinhas e coava o café, enquanto ouvia as notícias no rádio. No bairro era querido por todo mundo, devido à sua simpatia e carisma. Uma figura ilustre cujo brilho do sorriso será sempre lembrado por quem o conheceu – conta sua sobrinha Mônica. Pude constatar isso na última vez que passei por Manaus, há dois anos, num papo com ele e seu sobrinho Rubem Rola.

A Associação Comunitária do Bairro de Aparecida divulgou nota oficial assinada por seu presidente Wander Reis, se solidarizando com a família e informando que não houve velório em decorrência de ter sido ele acometido pelo Covid-19.

Mundo abalado

No Brasil, tem gente morrendo com coronavirus a cada minuto e alguns segundos - considerando que o dia tem 1440 minutos - o que contradiz as previsões otimistas do puxa-saco Osmar Terra Plana. Em breve, seremos o primeiro país do mundo em número de mortos: “O Brasil acima de todos”. Já tivemos três ministros da saúde e não temos ainda uma política de combate à “gripezinha”, assim classificada pelo presidente da República, preocupado unicamente em se manter no poder e em impedir as investigações sobre suspeita de corrupção da sua família. Já nos aproximamos dos 40.000 mortos. O Paulo Tripa é um a mais. “E daí? Esse é o destino de todo mundo” – diz Bolsonaro, banalizando a morte com um mover de ombros e um esgar.  

Quanta perspicácia! Como descobriu que esse é o nosso destino?  O que ele não diz é que o Estado tem a obrigação de zelar para adiar o máximo possível a morte do cidadão e proporcionar qualidade de vida, aplicando recursos dos impostos na área de saúde e não distribuindo-os em rachadinhas entre os familicianos ou em voos de helicópteros para apoiar manifestações que pedem o fechamento do Supremo Tribunal Federal. Resta-nos a esperança anunciada por Gianna, 6 anos, filha de George Floyd, numa das manifestações diárias contra o racismo que vêm ocorrendo em centenas de cidades americanas e europeias:

- Papai mudou o mundo.  

Mudou mesmo. No Brasil, no domingo (31), atos de rua em defesa da democracia uniram, de forma inédita, torcidas rivais de clubes paulistas. “A intenção era riscar o primeiro fósforo e acordar outros movimentos e partidos” – disse um dos fundadores da Gaviões da Fiel. O fósforo aceso despertou jovens suprapartidários de Manaus que já na terça (2), no dia do adeus a Paulo Tripa, desfilaram pela av. Djalma Batista contra o governo Bolsonaro e contra o racismo.

As boas broas

Peço desculpas aos eventuais leitores, que podem muito bem alegar a existência de assuntos mais importantes para discutir aqui nesse espaço: um deles, as manifestações que se espalham pelo mundo em plena pandemia e as que ocorrem no Brasil neste domingo (7). Ou os artigos do antropólogo Luiz Eduardo e do Guilherme Boulos sobre os protestos de rua, que mereciam ser comentados. Ou ainda a declaração ‘polêmica’ do Lula de que não é “Maria vai com as outras”, num momento crítico em que se faz necessário unir forças para lutar contra a escalada fascista. Não deu.

Em favor do Paulo Tripa, lembro apenas que poderia também ter dito: “I can’t breath”. Ele não conseguia mais respirar, sufocado por quem gasta milhões, inutilmente, com a cloroquina desautorizada pela Organização Mundial da Saúde e tenta esconder, adulterar e retardar as notícias com os dados sobre as vítimas da pandemia.

Vamos combinar: eu não podia deixar um amigo ir embora, sem acenar-lhe com um último adeus, a alguém que simboliza todos os personagens honestos e trabalhadores que perdemos. Fui buscar Paulo Tripa em mim mesmo, lá onde “Aparecida” sou. Nele me solidarizo com as milhares de famílias que perderam entes queridos, entre os quais centenas de indígenas. Saravá, meu irmão!

Recado a São Pedro: Oi Pedrão, deixa o Paulo Tripa entrar e oferece a ele uma cadeira de macarrão. Esse vascaíno, homem íntegro, ajudante de pedreiro, cimentou as pedras sobre as quais foi assentada a tua igreja. Além disso, leva com ele a receita de umas broas deliciosas, com cheiro de infância, com as quais se pode comungar, pois derretem na boca como hóstia. Broa. Broa boa de boca. Ah! Ia esquecendo: por favor, não permite que aí o chamem de Cuchichiba. Ele não gosta.

P.S. Um dia depois de Paulo Tripa, o coronavirus levou o professor Makuxi Fausto Mandulão, 58 anos, da comunidade Tabalascada, região da Serra da Lua, um amigo querido a quem conheci ainda jovem e com quem mantive contato em cursos, eventos e reuniões sobre educação indígena e, a partir de 2012, em trocas frequentes de mensagens no facebook,  com afagos e abraços recíprocos.

Obs: Fotos do arquivo da família cedidas por Mônica Lima e enviadas por Regina Cabral Freire, a quem agradeço. Ver também Meu amigo Rubem Rola http://taquiprati.com.br/cronica/212-meu-amigo-rubem-rola e Morrer de Aparecida http://taquiprati.com.br/cronica/54-morrer-de-aparecida

Comente esta crônica



Serviço integrado ao Gravatar.com para exibir sua foto (avatar).

26 Comentário(s)

Avatar
Rodrigo Martins comentou:
08/06/2020
Boa tarde professor Bessa, tudo bem? Linda homenagem professor e a última foto dele fabricando broas com Dona Rita também é muito bonita. Ao ler a crônica percebi que eu tenho uma semelhança com ele: em dias de jogos do Vasco eu também para tudo que estou fazendo para acompanhar o clube, mas o Paulo nesse quesito ele teve uma vantagem, teve a honra de acompanhar o inesquecível expresso da vitória que foi um dos maiores times de todos os tempos sendo inclusive base da seleção na Copa de 1950 realizada no Brasil. Com certeza o Paulo gostou desse linda e merecida homenagem professor. Um abraço querido professor!
Comentar em resposta a Rodrigo Martins
Avatar
Debora Reina comentou:
07/06/2020
Mas esse assunto é muito importante, Bessa. Cada vida que é levada por esse vírus maldito, leva com ela um pouco da nossa também. #ForaBolsonaro
Comentar em resposta a Debora Reina
Avatar
Marianna Kutassi comentou:
07/06/2020
De Tripas se faz coração 3, que bela homenagem, querido José Bessa. Saúde voces todos e fiquem "dendicasa". beijo
Comentar em resposta a Marianna Kutassi
Avatar
Paulino Pereira comentou:
07/06/2020
Linda homenagem, nos faz viver uma nostalgia, além de ver uma foto de meus bisavôs que nunca havia visto! Parabéns! Espero conhecê-lo pessoalmente um dia! Forte abraço!!!
Comentar em resposta a Paulino Pereira
Avatar
Dora Monteiro comentou:
06/06/2020
Seu Paulo, era assim que eu o chamava. Meu vizinho descanse em paz.
Comentar em resposta a Dora Monteiro
Avatar
Wander Reis comentou:
06/06/2020
A Associação Comunitária do Bairro de Aparecida vem através da sua página oficial agradecer ao Sr. José Ribamar Bessa Freire pela belíssima Crônica em homenagem ao nosso ilustre morador Sr. Paulo Borges de Lima conhecido como Paulo Tripa, q essa semana nos deixou, mais ficou as lembranças boas dele.
Comentar em resposta a Wander Reis
Avatar
Antonia Campos comentou:
06/06/2020
Parabéns pela homenagem!!! Deus conforte o coração de todos da família e amigos!!!
Comentar em resposta a Antonia Campos
Avatar
Kaka Amazonas comentou:
06/06/2020
Que Tenha o descanso merecido pois parou de sofrer
Comentar em resposta a Kaka Amazonas
Avatar
Alexandrina Liborio Cardoso comentou:
06/06/2020
Que Deus lhe coloque em um bom lugar seu Paulo.???????????? meus sentimentos a seus familiares
Comentar em resposta a Alexandrina Liborio Cardoso
Avatar
Ivaney Solano comentou:
06/06/2020
Uma linda recordação de uma pessoa amada por todos
Comentar em resposta a Ivaney Solano
Avatar
Bethe Matos comentou:
06/06/2020
Cronica maravilhosA disse tudo o que gostaria de escrever de uma pessoa tao carismatica nao deixava de me elogiar ao passar descanse em paz
Comentar em resposta a Bethe Matos
Avatar
Laurie Renata comentou:
06/06/2020
Parabéns pela iniciativa, ele realmente era um senhor do bem, tranqüilo e sereno, que Deus cuide dele na eternidade
Comentar em resposta a Laurie Renata
Avatar
Regina Freire comentou:
06/06/2020
Uma bela crônica pra uma pessoa de bem do bairro de Aparecida! Valeu, babá!!!
Comentar em resposta a Regina Freire
Avatar
Cynthia FFontana comentou:
06/06/2020
Débora Cordeiro, como disse meu tio José Bessa, esse baluarte não poderia ir sem uma homenagem. Ficou linda mesmo!!! Obrigada por me ajudar passando o contato da Monica
Comentar em resposta a Cynthia FFontana
Avatar
Adeice Torreias comentou:
06/06/2020
Que crônica maravilhosa! Sem dúvida essa pessoa amiga merece. Um abraço prof.
Comentar em resposta a Adeice Torreias
Avatar
Ivone Andrade (via FB) comentou:
06/06/2020
Bela homenagem a todos os "Paulos Tripas"que não conseguiram mais respirar vitimas do virus e do VERME. Minha solidariedade a você Babá e as famílias que perderam seus entes queridos nessa guerra. Triste!
Comentar em resposta a Ivone Andrade (via FB)
Avatar
Charlotte Emmerich comentou:
06/06/2020
Bonita e tocante homenagem a um homem que na sua luta diária pela sobrevivência foi mais um herói anônimo
Comentar em resposta a Charlotte Emmerich
Avatar
Celeste Correa comentou:
06/06/2020
Sempre que eu leio o Taquiprati sinto o meu mundo se expandir ao me inteirar de alguns temas e de estórias de pessoas que eu pouco conhecia. Mas hoje a crônica tocou numa parte do meu mundo, muito significativa, o Bairro de Aparecida. . Eu saí de Manaus muito jovem, mas a cidade e o bairro não saíram de dentro de mim.Ao ler a crônica, senti o cheiro de infância, o gostinho da broa que derretia e deixava a nossa boca toda branca, vi as pessoas sentadas em cadeiras nas portas, se balançando para suavizar o calor e me deu muita saudade daquela vidinha que pouco mudou com o passar dos anos. Lá, as famílias ainda hoje são conhecidas e suas mortes realmente sentidas, pois suas estórias são entrelaçadas numa construção coletiva muito forte. E nesta semana o bairro chorou a morte do Paulo Tripa. A "gripezinha" não perdoou e o levou, impossibilitando que os amigos se despedissem dele como costumam fazer. O Paulo Tripa se foi, e eu, mesmo distante, como filha do bairro, também reforço o recado do Taquiprati para S.Pedro, e até já o imagino lá, sentado numa cadeira de macarrão, distribuindo as suas broas e fazendo planos com o parceiro para a grande festa do próximo dia 29, dia em que os dois são celebrados.
Comentar em resposta a Celeste Correa
Avatar
Nem Bandeira comentou:
06/06/2020
Esse Babá é foda...sou muito fã, olha!
Comentar em resposta a Nem Bandeira
Avatar
Alfredo Morel comentou:
06/06/2020
Homenagear sempre e dar voz a quem merece , quem é de verdade, caro Bessa! Valeu!!!!
Comentar em resposta a Alfredo Morel
Avatar
Ana Silva comentou:
06/06/2020
Já sem lágrimas para chorar por tantas pessoas queridas que estão morrendo por causa desse governo fascista! Horror, horror, horror! Linda homenagem ao Paulo, Bessa.
Comentar em resposta a Ana Silva
Avatar
Farney Tourinho de Souza comentou:
06/06/2020
Rememorar Momentos Indeléveis, com Amigos, com a Comunidade, Não Possui Preço!
Comentar em resposta a Farney Tourinho de Souza
Avatar
Astrid Lima comentou:
06/06/2020
Ribamar, eu lembro dele, a imagem é mesmo essa dele sentado na cadeira de balanço (mas quem de nós não sentava também por horas vendo o movimento e embalando o tempo?). Quando meus pais sairam do interior (o acordo entre a Maria Alice e o Gaucho era claro: a gente vive no interior até que os meninos estejam na idade escolar) moramos por algum tempo na Bandeira Branca, além disso a mamãe era muito amiga da costureira vizinha dele. Ali, naquela encruzilhada para mim fundamental entre a Bandeira Branca e a Gustavo Sampaio, tantos foram os "bom dia" que eu dei à ele naqueles anos entre infância e adolescência. Sinto muito
Comentar em resposta a Astrid Lima
Avatar
Nubia Melhem Santos comentou:
06/06/2020
Avatar
Loretta Emiri (via FB) comentou:
06/06/2020
Nenhum assunto podia ser mais importante da morte de um amigo, de um ser humilde, querido Bessa.
Comentar em resposta a Loretta Emiri (via FB)
Avatar
Alessandra dos S Marques comentou:
06/06/2020
Revoltante esse abandono a que estamos submetidos. Bessa, dia 11 de maio, Cleber Macedo um amigo meu e seu aluno na Museologia, Uni-Rio, faleceu vítima do coronavírus. Cheguei a pensar em avisar a você, mas fiquei tão abalada (foi repentino, nenhum amigo soube que adoeceu) que acabei deixando para depois e me esqueci. Fiz uma postagem na minha página. Tudo tão triste.
Comentar em resposta a Alessandra dos S Marques