CRÔNICAS

Prêmio Tracajá da Literatura de Igarapé: JOGYM

Em: 22 de Dezembro de 2019 Visualizações: 11098
Prêmio Tracajá da Literatura de Igarapé: JOGYM

É como se eu tivesse conquistado o Prêmio Nobel da Literatura. Fiquei tão mexido que não sei nem por onde começar. É melhor, então, começar pelo começo. Retrocedo a 1869 e registro a inauguração do Lyceu Provincial, que virou depois Gymnasio Amazonense Pedro II, ambos cheios de ypysylones. Pulo para 1963, quando fui acolhido no Curso Clássico do Colégio Estadual do Amazonas (CEA) que, após o troca-troca de nomes, está comemorando seu sesquicentenário, o que me confere a honrosa condição de ex-aluno – informação necessária para entender as voltas que vou dar a seguir.

As voltas que darei são para situar o CEA como o mais longevo e gabaritado centro de formação de estudantes secundaristas do Amazonas e, por isso mesmo, palco de agitação e protestos estudantis que pipocaram várias vezes ao longo do século XX, alguns em defesa das qualidade do ensino, outros pelas mudanças no país: a rebelião na crise da borracha, a revolução ginasiana que derrubou um governador, a campanha “O petróleo é nosso”, as jornadas contra a ditadura militar de 1964 e tantas outras que ocorreram quase sempre em anos dramáticos marcados por conflitos e tensões.

Dramático foi o ano de 1915, quando a economia do Amazonas desmorona com a falência da sua principal riqueza: a borracha. A crise repercutiu nas festas populares, no futebol, na política, na educação escolar. A temporada começou com um crime nunca desvendado, que abalou os ginasianos. Na terça-feira de carnaval, uma estudante de 18 anos, a violonista Ária Ramos, tocava a música “Subindo ao céu” no baile do Ideal Club, quando em plena folia ouviu-se um estampido. A bala atingiu seu coração. Caiu morta. Escondido na multidão, o misterioso assassino, que teria agido por ciúme, nunca foi identificado pela Polícia.

A Polícia identificou e fichou, no entanto, cada um dos estudantes amotinados que, em junho, para protestar contra a degradação das condições de ensino, ocuparam o Gymnásio Amazonense e expulsaram de lá diretor, professores e funcionários. Na retomada do prédio, os meganhas quebraram tudo. O ano escolar foi interrompido por nove meses, as atividades só foram retomadas em março de 1916, depois da recuperação do prédio e da aprovação do novo regimento do Colégio. De folga, os ginasianos assistiram, em dezembro, uma tragédia futebolística, sem mortos, mas com uma vitória insuportável.

Bonde do protesto

A insuportable victory ocorreu no estádio do Bosque Municipal, na av. Constantino Nery, na final do Campeonato Amazonense de Futebol, disputado no seu segundo ano de existência. O Manáos Athletics, com um time formado só por ingleses bem nutridos, conquistou o título de bicampeão amazonense, ao vencer o Nacional, cujos jogadores eram todos famintos cabocos suburucus. Era como se o Liverpool derrotasse o Flamengo e os ingleses cantassem: “Porto de Lenha, tu nunca serás Liverpool”. A torcida ginasiana chorou, mas os jornais locais nada noticiaram sobre essas lágrimas.

Em compensação, O Jornal do Commércio e O Jornal recém fundado deram ampla cobertura à depressão econômica mundial, que quebrou a Bolsa de Nova Iorque em 1929. No Brasil, um golpe de estado derrubou o presidente Washington Luís em outubro de 1930. Naquele momento, em Manaus, os ginasianos realizaram comícios pacíficos, reprimidos violentamente pela Polícia. Os manifestantes ocuparam o quartel e, com a simpatia de militares do Exército, depuseram o governador Dorval Porto, um gaúcho que havia sido prefeito de Manaus. Ele perdeu o bonde da história.

Os bondes elétricos, porém, continuaram a circular em Manaus, a segunda cidade do Brasil a ter esse sistema de transporte, inaugurado em 1897, no apogeu do ciclo da borracha e explorado pela Manaustrã – a Manaus Tramways and Light Company, que financiava o Manáos Athletic. Com a crise da borracha, deixaram de importar peças de reposição e aumentaram o preço da passagem de 400 para 500 réis. A Manaustrã só recuou depois que ginasianos tocaram fogo em dois bondes, como relata Aristófanes de Castro no seu livro “Cuspir é preciso”, que reproduz a crônica “Pau no meu povo”.

O pau comeu no lombo do povo ginasiano, que saiu outra vez às ruas de Manaus, em 1950, desta vez com uma reivindicação nacional, na campanha vitoriosa “O petróleo é nosso” que tomou conta do Brasil. O resultado foi a criação da Petrobrás e o empoderamento dos alunos do Colégio Estadual: unidos a colegas de outros estabelecimentos, fundaram em 13 de janeiro de 1952 a União dos Estudantes Secundaristas do Amazonas (UESA), baluarte na resistência à ditadura militar, que derrubou em 1964 o presidente eleito João Goulart.

A resistência da UESA ganhou corpo em março de 1968, quando a polícia matou no Rio um secundarista de 18 anos, o estudante paraense Edson Luís, numa passeata em defesa do restaurante estudantil. “Mataram um estudante, e se fosse um filho seu” – esse grito ecoou pelas ruas de Manaus, na manifestação da qual participaram ex-diretores da UESA: os saudosos Edson de Oliveira e Paulo Figueiredo, apoiados por ginasianos como o cineasta Aurélio Michilles, então com 16 anos, e o jornalista Narciso Lobo, que constituiam uma vanguarda esclarecida. Por que essas lutas foram esquecidas? Eis aqui aonde eu queria chegar.

Memória de lutas

Depois de tantos circunlóquios cheguei, enfim, aonde eu pretendia, para lembrar Milan Kundera: “a luta do homem contra o poder é a luta da memória contra o esquecimento”. Esse Colégio Estadual do Amazonas que não quer esquecer, símbolo de uma educação pública de qualidade, comemorou os seus 150 anos com os Jogos do Gymnásio Amazonense Pedro II (JOGYM): crossfit, vôlei, basquete e futsal. Cada uma das 30 turmas reverenciou figuras de sua história, ao homenagear ex-alunos, entre eles Thiago de Mello, Samuel Benchimol, Paulo Figueiredo, o poeta Aldisio Filgueiras e este vaidoso locutor que vos fala, orgulhoso da nobre companhia.

Este desumilde e emproado locutor ficou “se achando” ao ver duas fotos da equipe dos craques do 3º ano 03: em uma delas eles exibem uma bandeira com o escudo do CEA e dentro dele as iniciais JB vespertino. Na outra, entram na Arena Amadeu Teixeira portando um banner com a cara do papaizinho aqui retirada do Taquiprati. Lá estavam Natãn Fonseca, Pedro Gabriel, Marcos Natalino, Jeferson Lopes, Mateus Alfaia, Pedro Lucas, Vítor Hugo, Ederson Duarte e Deivid.  Era a glória suprema.

- Ele se achava um grande nome, uma verdadeira glória. Um dia adoeceu, morreu, virou nome de rua... e continuaram a pisar em cima dele – escreveu Mário Quintana. É. Pode ser. Mas, seriozinho, fiquei tocado pelo reconhecimento. Passa a mão aqui nos cabelinhos do meu braço, chega estão arrepiadinhos. Sei que a glória é efêmera, excetuando a Glória, minha irmã, que é eterna. De qualquer forma, nesses tempos bicudos de Weintraub, foi um bálsamo, um antídoto à excrecência do ódio nas relações interpessoais e institucionais. Permite ver o papel de liderança que o ensino público estadual e federal exerceu no século XX e que hoje se encontra ameaçado. 

Agradeço de coração a homenagem do 3º ano vespertino do CEA, que para mim significou o Nobel da Literatura. O Nobel não,  que é internacional. O Prêmio Jabuti, também não, que é nacional. Vá lá, se for o Prêmio Tracajá da Literatura de Igarapé, já estou no lucro com o troféu. Rende, pelo menos, um sarapatel. E rima.

Aos leitores da coluna, desejo um Feliz Natal.

P.S. – Quem me deu a notícia da homenagem e me enviou as fotos foi a Associação das Crioulas do Quilombo de São Benedito da Praça XIV, da quinta geração da Vó Severa, que visitarei na próxima ida a Manaus. Agradeço a Rafaela Fonseca da Silva, moradora do Quilombo, a Magela Ranciaro, ao historiador Tarcísio Normando e aos professores Júlio Nascimento (História) e Hanniel Souza (Matemática) que me fizeram sentir uma saudade danada do velho Aristófanes Castro, de Paulo Figueiredo, Edson de Oliveira, Narciso Lobo, Carlos Zamith com seu Baú Velho e do nosso poeta Aldísio Filgueiras, felizmente vivo e atuante.

Comente esta crônica



Serviço integrado ao Gravatar.com para exibir sua foto (avatar).

23 Comentário(s)

Avatar
Eunice Paula comentou:
29/12/2019
Prof. Bessa, a sua crônica me trouxe à lembrança os anos vividos no Instituto de Educação Carlos Gomes, de Campinas. Professores excelentes, juventude animada e participativa! Obrigada pela crônica e parabéns pela justa e merecida homenagem!
Comentar em resposta a Eunice Paula
Avatar
Luciana Grether comentou:
23/12/2019
Olá Bessa! Que conquista! Vi seu nome na bandeira! Quanta admiração todos têm por ti! Viva sua poesia, sua alegria e sabedoria! Viva cada história que você escuta, inventa e espalha por aí! Feliz Natal e um ótimo Ano Novo de encantos e recontos pra gente fazer livros! Forte abraço meu! Lu
Comentar em resposta a Luciana Grether
Avatar
Nilda Alves comentou:
23/12/2019
LINDO!!!!!! Parabéns!!! E viva a juventude deste país e seus velhinhos!!!! Grande abraço e que 2020 nos traga bons acontecimentos porque suas lindas crônicas, certamente nos trará. Minha admiração de sempre
Comentar em resposta a Nilda Alves
Avatar
Vera Nilce Cordeiro Correa (via FB) comentou:
23/12/2019
Estou amando esta publicação, tive que parar pois chegaram visitas, mas até já chorei lembrando da UESA no dia da missa do Edson Luís na praça de São Sebastião, os milicos querendo prender os estudantes, as ruas lotadas, até meu pai permitiu que fôssemos. Nunca vi em Manaus algo igual partindo dos estudantes. Esqueci o nome da rua da sede, e eu lá perto. Acho que se eu tivesse feito CEA eu teria acordado antes para minha consciência política, mas não passei no admissão rss. Fui de Colégio Brasileiro , de onde guardo boas recordações. Mas tive inveja da minha irmã que fez CEA rsss.
Comentar em resposta a Vera Nilce Cordeiro Correa (via FB)
Avatar
Thomas Nogueira comentou:
22/12/2019
Parabéns a meninada do Sesquicentenário Colégio Estadual pela iniciativa, a história do Amazonas passa por aquelas salas. E Parabéns Aos homenageados, em especial, ao cronista que NOS fala. Merecida!!!!!
Comentar em resposta a Thomas Nogueira
Avatar
Regina Coeli comentou:
22/12/2019
Fiquei muito emocionada e feliz. Lembra a história "mais um amazonense que se destaca lá fora". A Lizoca estaria toda besta fingindo que nem estava ligando. Gostei: "Eu não finjo que não ligo. Ligo MUITO. Significa mais para mim que um Nobel".
Comentar em resposta a Regina Coeli
Avatar
Múcio Medeiros (outra vez) comentou:
22/12/2019
Rimos, choramos e meditamos, nem sempre nessa ordem!
Comentar em resposta a Múcio Medeiros (outra vez)
Avatar
Falcão Vasconcellos Luiz Gonzaga comentou:
22/12/2019
Só mesmo Babá para todo esse desbunde. Bravo Bessa. Saudades de um manauara adotivo.
Comentar em resposta a Falcão Vasconcellos Luiz Gonzaga
Avatar
Múcio Medeiros comentou:
22/12/2019
Grande mestre José Nessa, obrigado por cenas tão interessantes desse provicianíssimo Brasil
Comentar em resposta a Múcio Medeiros
Avatar
Rosilene Bessa comentou:
22/12/2019
José Bessa, também fiz o clássico no CEA, acho que na mesma época que tu! Só que eu estudava a noite e tu de manhã, Professores excelentes. Lembras do Café do Pina? Numa noite, num intervalo das aulas, eu, mais Conceição Derzi e Vera IIlse saimos para lanchar no mesmo. Mas essa história eu conto depois pessoalmente.
Comentar em resposta a Rosilene Bessa
Avatar
Valter Xeu comentou:
22/12/2019
Publicado no blog Patia Latina http://www.patrialatina.com.br/premio-tracaja-da-literatura-de-igarape-jogym/
Comentar em resposta a Valter Xeu
Avatar
Clebson Alves comentou:
22/12/2019
Nossa que maravilha! Isso mostra o respeito a sua pessoa e a seu trabalho desenvolvido em prol da gente amazônica, que sofre com a força dos opressores! Opressores zumbis da corrupção que tentam a todo custo nos esmagar! Parabéns
Comentar em resposta a Clebson Alves
Avatar
Verônica Moura comentou:
22/12/2019
Parabéns pela trajetória! Vejo que Manaustrã daquela época é agora Manaustrans. Trans em quase tudo, nos 5 órgãos do Sentido. É necessário que os ginasianos de hoje se tornem mediúnicos com grande alcance e resgate o equilíbrio da identidade na procura do Eu. Hoje tem o Mourãotrans q também não sabe do seu eu. E isso é um perigo. Infestação de trans q dá a criança a dúvida do seu gênero, da sua identidade e seu pertencimento. Precisamos transitar, mas sem profanação ideológica. Bjs! Boas "Festas" Paz, Saúde e Alegria!
Comentar em resposta a Verônica Moura
Avatar
Celeste Correa comentou:
22/12/2019
“A luta do homem contra o poder é a luta da memória contra o esquecimento”. Nossa! Esse resgate histórico que fizestes brilhantemente através dessa crônica, para além de representar a tua gratidão por teres sido homenageado, está mostrando para nós, leitores e para essa garotada o quanto o conteúdo desses relatos do século passado estão tão atuais, infelizmente... Isso me fez lembrar uns fragmentos do discurso da ex presidenta Dilma, pós impeachment , " ...nunca imaginei que em minha vida fosse necessário lutar de novo contra o golpe no país..." Ela comparou a dor daquele momento com a da tortura do regime militar ..."..confesso que nunca imaginei ser necessário lutar de novo contra o golpe no país. Nossa democracia não merece isso...a luta pela democracia não tem data para terminar. É luta permanente que exige de nós dedicação constante". E o momento atual está nos mostrando o quanto a luta pela democracia é constante...Daí a lindeza e a importância dessa crônica como gratidão pela homenagem que recebeste,mano. É incansável a tua história de luta pela memória e pela democracia. Ah, só para lembrar, parafraseio uma frase da música "Porto de lenha" para esse meu vascaíno amado: Flamengo, tu nunca serás Liverpoo
Comentar em resposta a Celeste Correa
Avatar
Peter Gillespie comentou:
21/12/2019
Linda homenagem. Foi um prazer descubrir a história do Prêmio Tracajá da Literatura de Igarapé. Que elogio!
Comentar em resposta a Peter Gillespie
Avatar
Graciemilia dos santos barbosa (via FB) comentou:
21/12/2019
Texto sobre a minha querida e saudosa terra. Melhor lugar do mundo. Morei na rua Constantino Nery. Saudades!
Comentar em resposta a Graciemilia dos santos barbosa (via FB)
Avatar
Marianna Kutassy (via FB) comentou:
21/12/2019
Que troféu de crônica nos foi brindados. Vivas aos incansáveis ginasianos em suas lutas. Vivas a voce, José Bessa! Mais que merecida a linda homenagem
Comentar em resposta a Marianna Kutassy (via FB)
Avatar
Ana Carla Bruno (via FB) comentou:
21/12/2019
Parabéns para escola , para os estudantes e para você José Bessa. E viva o prêmio tracajá de literatura!!!
Comentar em resposta a Ana Carla Bruno (via FB)
Avatar
Crioulas Do Quilombo (via FB) comentou:
21/12/2019
Que lindo texto. Olha o presente para os jovens do CADP II 3 ano 3. Olha aí Natãn Fonseca Hanniel Santos
Comentar em resposta a Crioulas Do Quilombo (via FB)
Respostas:
Avatar
Magela Ranciaro (via FB) comentou:
21/12/2019
Belíssima crônica. Crioulas, quanta emoção sinto diante desse belo e terno registro. Vale por cem mil presentes de Natal. Gratidão
Comentar em resposta a Magela Ranciaro (via FB)
Avatar
Simara Ferreira (via FB) comentou:
21/12/2019
Que alegria ter trabalhado no CADP e fiquei muitíssimo alegre com a merecida homenagem ao José Bessa
Comentar em resposta a Simara Ferreira (via FB)
Avatar
Felipe José Lindoso comentou:
21/12/2019
Babá, como orgulhoso ginasiano (ginásio e clássico, veja só), me associo à homenagem. TTRACAJÁ DE OURO procê. Certamente vale uma caldeirada de tucunaré (ou bodó...) na companhia do poeta Aldísio Filgueiras (meu colega de turma), mesmo com o contrapeso daquele sujeito , que diz-que estudou no Dom Bosco e virou romancista, o tal Márcio Souza.
Comentar em resposta a Felipe José Lindoso
Respostas:
Avatar
Taquiprati comentou:
21/12/2019
Grande Márcio Souza, inspirador de todos nós. Quanto ao Aldísio, lembro, Felipe, que em nossos encontros no exílio de Lima, vc falava SEMPRE SEMPRE nele. Minha admiração pelo Aldísio veio por tabela, primeiro através de você.
Comentar em resposta a Taquiprati