EVENTOS

MANAUS: Curso de Formacao Intercultural de 2615 professores de 52 municipios organizado pela UEA - Universidade do Estado do Amazonas

Em: 19 de Fevereiro de 2010

 

 

 

O professor José R. Bessa ministrou aulas no Curso de Pedagogia Licenciatura Intercultural – Formação de Magistério Indígena da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) na disciplina de História da Amazônia (60 hs), no período de 19/02 a 27/02 de 2010,  para 2615 alunos, dos quais 745 indígenas.  O curso desenvolvido através do Programa de Video Conferência abrange mais de 400 localidades em 52 municípios e conta com uma síntese feita em quatro línguas indígenas - Nheengatu, Tukano, Saterê-Mawé e Tikuna pelos falantes dessas línguas Maria do Rosário Martins (Baniwa), João Batista Melo (Tariana), Selumiel Michilles Alencar (Saterê-Mawé) e Cláudia Tikuna.

O Curso da UEA começou em agosto de 2009 com uma primeira disciplina ministrada pelos professores Graça Barreto, Luciano Cardenes, Edilson Baniwa e Andrei Sicsú, quando foi discutido o projeto político pedagógico (Ver caderno 1 - O uso da tecnologia na Plataforma da UEA indígena). A 2a. etapa iniciou no dia 11 de janeiro de 2010 com vários módulos de 60 horas cada: Comunicação e Expressão, Filosofia da Educação I, Sociologia da Educação I ,  Metodologia e o módulo de História da Amazônia, aqui mencionado,compartilhado com a professora Dorinethe Bente, responsável pelo planejamento da disciplina.. 

O Curso conta com uma Plataforma Tecnológica IP, TV (Programa de Video Conferência) capaz de levar a todos os alunos e a todas as salas de aula informações de qualidade, através do envio preciso de imagens, áudio e textos, além de acesso ao banco mundial de informações (internet), interatividade e interação entre os diversos sujeitos.

Quem entra na Plataforma?  A metodologia do ensino mediado pelas tecnologias da informação e comunicação adquire um novo significado, no que diz respeito ao conceito presencial. Os sujeitos que atuam na Plataforma são:

O professor titular responsável pelo en sino e pela pesquisa, através de videoconferências, por meio da internet ou pelos sistemas interativos da televisão, com apresentação de filmes, documentários, clipes, ilustrações e animações.

O professor assistente responsável por dinamizar o processo ensino-aprendizagem em sala de aula, incentivando e orientando o aluno diante das múltiplas possibilidades e formas de alcançar o conhecimento e de se relacionar com ele. É ele quem articula na sala de aula o conteúdo com uma visão local, de acordo com a etnicidade dos alunos.

O aluno, na sala de aula,  que é o sujeito principal desse processo de aprendizagem. As salas de aula são equipadas com vários hardwares, através dos quais os alunos acompanham as aulas e realizam as atividades.

O projeto foi elaborado na gestão da reitora da UEA Marilene Correa da Silva Freitas, tendo como coordenadora geral a professora Maria das Graças de Carvalho Barreto. A duração desse curso está prevista para quatro anos e meio.

Ver http://www.taquiprati.com.br/cronica.php?ident=849

Ou, para maiores informações  www.projetos.uea.edu.br/licenciatura indigena

Os coordenadores programaram traduzir os textos desse blog  nas quatro linguas acima mencionadas.