CRÔNICAS

A festa do amigo oculto: árvores e livros

Em: 30 de Dezembro de 2023 Visualizações: 2750
A festa do amigo oculto: árvores e livros

“I think that I shall never see/A poem lovely as a tree”(Joyce Kilmer. Trees and Other Poems. 1914)

No (des) governo do Coiso, as árvores se comunicaram através de suas raízes e do ar para lamentar os incêndios florestais criminosos. Agora, com o novo tratamento da Secretaria de Biodiversidade, Florestas e Direitos Animais, fizeram sua festa de amigo oculto, como seres de vida social que são, para celebrar o aniversário da recuperação da flora e fauna prevista no decreto de 01/01/2023. Não é o ideal, mas elas puderam respirar neste ano.

No réveillon, a primeira a falar foi a Seringueira, que transpirava látex por todos os poros:    

- Conheço minha amiga oculta desde criancinha lá no Acre. Ela sempre nos protegeu, matou nossa sede, lutou contra o envenenamento dos rios e o garimpo ilegal, preservou ninhos de passarinho em nossos galhos e defendeu o manejo sustentável da floresta.

As outras árvores gritaram:

- Ma-ri-na! Marina!

A ministra do Meio Ambiente ganhou da Seringueira um cacho de florezinhas brancas perfumadas e um exemplar de “A Selva” de Ferreira de Castro, que trata da exploração nos seringais. 

O imponente Buritizeiro, com as raízes fincadas no brejo, falou do alto dos seus 30 metros olhando para Sônia Guajajara:

Minha amiga oculta mede 1,50 metros, mas se agiganta e fica maior do que eu, quando sai pra luta. Foi eleita em 2022 uma das 100 pessoas mais influentes do planeta pela revista TIME. Dou-lhe o livro “Buriti” de Guimarães Rosa, relacionado com a cultura dos povos ameríndios e esta rede artesanal feita com fibra da minha folha.

Foi então que o Açaizeiro balançou as folhas de palmeira e anunciou:

- Tenho dois amigos ocultos. Um mora no Palácio da Alvorada e reduziu o desmatamento na Amazônia em mais de 50%. O outro impediu o golpe e vai lutar por nós no STF vestido com a toga do Batman.

Entregou então três embrulhos em papel de presente com uma fita amarrada no topo. Todas as espécies vegetais gritaram juntas:

- Abre! Abre!

Continha uma garrafa de vinho de açaí Flor da Samaúma com sabor de vinho tinto de uva e teor alcoólico de 12% produzido no Amapá pela vinícola de João Capiberibe e dois livros: Iracema de José de Alencar com palmeiras se destacando na paisagem do Ceará e a Canção do Exílio do poeta maranhense Gonçalves Dias.

Chegou a vez da Amendoeira, a árvore de Exu, orixá da comunicação, que emigrou de Portugal. Ela presenteou duas amigas, ambas defensoras do meio ambiente:

- Uma é a cantora, que gravou a canção “Elegibô – Uma História de Ifá”. A outra, ex-jogadora de vôlei do Vasco, nasceu no Complexo da Maré e se formou em jornalismo nos Estados Unidos.  

Os olhares todos convergiram para as ministras da Cultura, Margareth Menezes e da Igualdade Racial, Anielle Franco. Ambas ganharam um vidro de licor Amaretto feito de amêndoas e o livro da crônica “Fala Amendoeira” de Carlos Drummond, que conversa com a árvore magra atravessada por fios elétricos em frente a seu edifício, um “anjo vegetal” diz o poeta, porque dá sombra aos namorados e atende “precisões mais humildes de cãezinhos transeuntes”.

Quem veio abelhudar a festa de fim de ano foi o Pau-ferro, nome usado para várias árvores, mas essa aqui é a jovem e majestosa Pore Hi dos Yanomami que, quando começa a fenecer, troca de casca e se renova. Dela se faz chá e emplastos que curam reumatismo, feridas e outras lesões cutâneas.  Do alto do seu tronco cilíndrico disse:

- Minhas duas amigas ocultas são como eu, nunca envelhecem porque trocam de pele e se revigoram. Meus presentes vão para Xororima (Andorinha) e Maiama (Guerreira), assim batizadas pelos Yanomami.

A galera arbórea só entendeu quando Rosa Weber e Carmen Lúcia do STF, uma já aposentada, se aproximaram para receber seus presentes: a Constituição Brasileira traduzida ao Nheengatu e A Queda do Céu de Davi Kopenawa e Bruce Albert.

A troca de presentes prosseguiu com outras árvores, que contaram suas histórias, algumas delas registradas em “O livro das árvores” do povo Ticuna, publicado em 1997 e usado nas aulas de educação ambiental, como fruto do projeto “A natureza segundo os Ticuna”.

A comunicação entre as árvores é confirmada pelo engenheiro florestal alemão, Peter Wohlleben, que durante anos estudou a fisiologia e o comportamento das espécies vegetais de grande porte e publicou o resultado no seu livro “A vida secreta das árvores”:

- Para nós, é difícil acreditar, em parte por causa da nossa tendência de avaliar outros seres vivos com base no nosso próprio organismo. Mas árvores são seres de vida social complexa, que trocam nutrientes e informações entre si, cuidam de seus “bebês” e combatem invasores de forma coordenada. Existe uma espécie de `internet das árvores", que se estabelece por meio de uma densa trama de conexões entre as raízes de diferentes indivíduos vegetais. Informações bioquímicas também podem viajar pelos ares entre uma árvore e outra.

Um dia, quando eu tiver mais espaço, conto como a festa se estendeu madrugada adentro, com os presentes para titulares de outros ministérios comprometidos com as árvores: Sílvio Almeida (Direitos Humanos e Cidadania) Nísia Trindade (Saúde), Luciana Santos (Ciência, Tecnologia e Inovações), Cida Gonçalves (Mulheres), Simone Tebet (Planejamento), Fernando Haddad (Fazenda).

Participaram muitas outras: a Castanheira, o Jequitibá, a Gameleira, a Cajarana, o Ipê, o pé de Jabuticaba e outras registradas na literatura como a Árvore dos Falsos Desejos, a Árvore da Vida, a Árvore dos Mortos...

- E eu? E eu? – perguntou despeitada a não mencionada Goiabeira.

- Ah, você só ganha presente quando a Camélia cair do galho, der dois suspiros e depois morrer politicamente, por enquanto ela é senadora, que te odeia, mas te usa– respondeu a Árvore das Lembranças.  

P.S. MARICONCITO DE IGARAPÉ -  Na crônica jornalística “Cómo sufrimos las flores” (9/12/1981), Gabriel García Márquez conta que um amigo biólogo dissertou sobre a alma das plantas, que dentro de casa passam a fazer parte do núcleo familiar e até sofrem com as brigas de casais. Ele usou um galvanômetro – aparelho que mede a intensidade da corrente elétrica e que, em contato com uma planta, revela suas reações e seus sentimentos mais íntimos. “Plantas tem memória” – garante Gabo, que em sua crônica se refere a estudos mostrando que a música interfere no crescimento delas.

Foi então que o escritor recebeu telefonema de um amigo, que lá da Colombia já era bolsominion, perguntando sobre o tema da próxima crônica:

 - Estoy escribiendo sobre el sufrimiento de las plantas y las flores – le contesté. Mi amigo, con una alarma cierta, exclamó:

- Ah, carajo! ¿No te estarás volviendo maricón?

Comente esta crônica



Serviço integrado ao Gravatar.com para exibir sua foto (avatar).

14 Comentário(s)

Avatar
Hans Alfred Trein comentou:
06/01/2024
Uma beleza poética. Me lembrou da fábula de Jotão em Juízes 9, quando as árvores foram solicitadas a ungirem entre elas um rei. O que de fato me toca e atiça a minha curiosidade é a comunicação entre as árvores que você mencionou, citando a pesquisa de Wohlleben (viver bem). Ainda temos muito a aprender nesse mundo que nos rodeia e do qual, como humanos, somos apenas parte e não donos. Aprendamos com os povos indígenas que formamos uma sociedade com os animais e as plantas, e que tanto estes, como também a terra têm direitos. Lamentavelmente ainda estamos aquém desses desafios, pois nem o direitos dos humanos ainda reconhecemos decentemente. Abraços e bom ano de lutas, a ti e a todas as pessoas que contribuem nas tuas crônicas. Hans
Comentar em resposta a Hans Alfred Trein
Avatar
Ademario Ribeiro comentou:
06/01/2024
O professor Ribamar Bessa não é uma árvore. Por certo em seu coração, trajetória e escrita - sempre sábia e saborosa - se transmuta em uma floresta de muitas histórias. Ah, como gostaria de estar sempre por perto desse bosque fazer-lhe oferendas e regas!!!
Comentar em resposta a Ademario Ribeiro
Avatar
Felix Valois Coelho Junior comentou:
02/01/2024
Avatar
Carlos Dayrell comentou:
02/01/2024
Feliz ano novo para todas e todos protetores dos cerrados
Comentar em resposta a Carlos Dayrell
Avatar
Márcio Pucu comentou:
01/01/2024
Obrigado professor por mais essa crônica, a qual sempre é muito bom lembrar das nossas árvores que foram destruídas pelo fogo criminoso e arrancadas ilegalmente.
Comentar em resposta a Márcio Pucu
Avatar
Valter Xeu comentou:
01/01/2024
PUBLICADO EM PATRIA LATINA. https://patrialatina.com.br/a-festa-do-amigo-oculto-arvores-e-livros/
Comentar em resposta a Valter Xeu
Avatar
Mari Weigert comentou:
31/12/2023
Bom dia! Bons fluídos às nossas árvores, nossos anjos protetores. Obrigada Bessa!
Comentar em resposta a Mari Weigert
Avatar
Augusto comentou:
31/12/2023
Lindo. Todo meu apoio a Marina!!!
Comentar em resposta a Augusto
Avatar
Evelyn Orrico comentou:
31/12/2023
Bessa, querido Acabo de ler os seus dois últimos textos e, como sempre, me tocaram profundamente O segundo sobre o sacrifício do Papai Noel coca-colizado, como vc bem o denominou, me tocou profundamente sobre diferentes formas de luta e de defesa de nossas próprias “verdades”; mas, mais profundamente, pela sensibilidade que transparece no passeio com as netas e o respeito às suas observações e registros.Desejo a você um 2024 repleto de afeto, saúde, serenidade e esperanças renovadas.
Comentar em resposta a Evelyn Orrico
Avatar
rodrigo comentou:
31/12/2023
Estou cuidando com carinho da meu ipê verde ( esta crescendo bem), para que um dia ele possa participar desse animado amigo oculto, Um crônica que nos enche de otimismo para o próximo ano que está chegando. Feliz 2024 querido professor!
Comentar em resposta a rodrigo
Avatar
Loretta Emiri (via FB) comentou:
31/12/2023
Um belo conto do professor Bessa, que veio levantar meu astral.
Comentar em resposta a Loretta Emiri (via FB)
Avatar
Ana Carla Bruno comentou:
31/12/2023
Eu adorei!!! Muita saúde para você, querido José Bessa!!!! E muitas experiências extraordinárias!!!E que muitas árvores estejam entre nós!!!
Comentar em resposta a Ana Carla Bruno
Avatar
Juarez Silva Junior comentou:
31/12/2023
Que maravilhosa combinação. Mais uma antológica. ????????????????????????
Comentar em resposta a Juarez Silva Junior
Avatar
Helena comentou:
30/12/2023
Que crônica inspiradora professor! Amei, cheia de encantos da mata, sabores e poesia! Mas o choro da goiabeira …. Lacrou! Saudades! Um feliz ano novo! Abraços!
Comentar em resposta a Helena