CRÔNICAS

Papai Noel na forca e na fogueira: um suplício

Em: 24 de Dezembro de 2023 Visualizações: 3150
Papai Noel na forca e na fogueira: um suplício

Los niños pobres preguntan, dónde está San Nicolás.

(Villancico. Maestro Oswaldo Oropeza. 1962)

No natal de 1951, as igrejas Católica e Luterana realizaram um julgamento sumário e enforcaram nas grades da catedral de Dijon, no leste da França, um Papai Noel de 3 metros de altura, em seguida o incendiaram em praça pública, como “ação educativa”, diante de 250 crianças de um orfanato. O fogo queimou barbas, vestes, corpo de algodão, espalhando as cinzas no meio de densa fumaça. Por que pena de morte tão feroz, que lembra a Inquisição?

Pude me dar conta do contexto dessa violência simbólica ao percorrer com minhas netas Maia e Vitória, a exposição “Oito séculos de Papai Noel: uma viagem visível pela história” no Centro Cultural Paschoal Carlos Magno, em Niterói. Quinze modelos do atelier Graça Pereira mostram como os trajes dele foram mudando ao longo do tempo, desde a primeira roupa, no sec. XIII – uma batina branca, até a vermelha que conhecemos hoje.

A mudança, porém, não foi só no traje. Os incendiários acusaram o “Mau Velhinho” de transformar o aniversário do menino Jesus em uma festa pagã com fins comerciais e de usar o nascimento do menino pobre em uma estrebaria para estimular o consumismo desenfreado, enganar as crianças e enriquecer donos de fábricas e lojas. A forca e a fogueira foram a forma de reivindicar o caráter religioso – justificou o vigário de Dijon, Jacques Nourissat.  Presépio não é shopping.

Coca-colizado

Hoje é possível ver esse “holocausto” de Dijon com um pé atrás.  Mas naquele momento, o mundo saía de uma guerra – a primeira ou a segunda? perguntou Maia, de 7 anos – com estimativas de 70 a 85 milhões de mortos. Os americanos invadiram a França com seus produtos, cheesebourgers, hot-dogs, filmes de faroeste e oscambau a quatro, no que foi considerado uma agressão à culinária e à cultura francesa.

O escritor estadunidense Clement Moore, dono de uma imobiliária, havia escrito, em 1822, o poema “Uma visita de São Nicolau”, que popularizou a figura do Papai Noel dado como residente na Finlândia de onde viajava pelo mundo, incluindo o Brasil, em trenó puxado por renas voadoras. Foi um prato, digo, um copo cheio para a duvidosa e questionada Coca-Cola que, em 1931, usou Papai Noel como garoto-propaganda e o vestiu com suas cores:  vermelho e branco.

Quem pereceu no incêndio foi esse Papai Noel coca-colizado, que distribuía brinquedos caros produzidos em série. Mas ele ressuscitou horas depois nos telhados da Prefeitura de Dijon, com iluminação natalina, diante de outras crianças aglomeradas na Place de la Libération e desde então lá aparece até os dias de hoje em cada natal, como parte do calendário oficial da cidade. A lenda superou a manifestação religiosa e política. Como explicar tudo isso?

Três meses após o fogaréu de Dijon, o antropólogo Lévi-Strauss publicou na revista Les Temps Modernes o artigo “Le Père Noel Supplicié” editado depois em livro, no qual destaca “o divórcio entre a opinião pública e a igreja, considerando as reações contrárias quase unânimes”:

- É tão bonito acreditar no Papai Noel, isso não prejudica ninguém, as crianças ficam felizes e guardam deliciosas lembranças quando adultas. Na verdade, não se trata de justificar as razões pelas quais o Papai Noel agrada às crianças, mas sim os motivos que levaram os adultos a inventá-lo, sem nele acreditarem.

O suplício de Noel

Papai Noel enforcado e queimado nada tem a ver com o genocídio cometido por Netanyahu e os EUA na Faixa de Gaza, ali na Terra dita Santa. Se fosse hoje, o menino Jesus não poderia fugir para o Egito e nem  escaparia do bombardeio que já matou mais de 2.000 crianças.

O auto-da-fé de Dijon – diz o antropólogo - tentou eliminar Papai Noel, mas acabou por restaurar em toda sua plenitude sua figura ritual. Os pinheiros se multiplicaram nas encruzilhadas, iluminados à noite, assim como os papéis de embrulho decorados para presentes, os cantos de natal, os cartões ilustrados de felicitações exibidos na lareira dos destinatários, as ceias e, finalmente, os personagens disfarçados de Papai Noel atendendo as crianças nas grandes lojas.

É simplório atribuir o sucesso do Papai Noel unicamente à influência do mercantilismo norte-americano, pois sua origem é compartilhada por muitos povos e etnias separados pelos oceanos Atlântico e Índico - diz o autor de “Mitológicas”, que entende do riscado:

- Os ícones natalinos são vestígios de mitologias nativas americanas, nórdica, escandinava, celta e saxônicas e de fragmentos de mitos ancestrais. Os pinheiros de natal são árvores reverenciadas por bretões e sacerdotes druidas. Isso não elimina o mercantilismo oportunista da Coca-Cola, mas ressignifica o velho Noel ancorado em culturas anteriores à colonização, evidenciadas nas etnias do oeste norte-americano como comprovam os festivais do povo Katchina.    

Lévi-Strauss viu no suplício do Papai Noel a demonstração de que “todo aquele que é contra a autoridade da igreja pode ter o mesmo fim do boneco”, o que reflete a “mentalidade medieval dos tribunais da Inquisição. Os religiosos que queimaram Papai Noel demonstram ter o perfil similar ao daqueles que gritaram na multidão: - “Crucifica-o”. A igreja pretende ser porta voz de Deus na Terra, invocando para si o direito de dizer a seus súditos o que é sagrado e o que não é”.  

Cantos de natal

Sagrados e profanos são os cantos religiosos – os  villancicos ou aguinaldos do mundo hispânico, que comemoram o nascimento do menino Jesus e, às vezes, relacionam o natal com a pobreza e a desigualdade social. Um deles foi escrito pelo maestro venezuelano Oswaldo Oropeza, que se inspirou na ideia de Martin Lutero de usar o menino Jesus para entregar os brinquedos de natal no lugar do Papai Noel - o San Nicolás, reafirmando o lado sagrado da festa.

A canção conta a história de um menino pobre que pergunta à sua mãe porque esqueceram dele e não deixaram nenhum presente debaixo da árvore de natal. A primeira gravação foi feita por Raquel Castaños, uma menina de seis anos que, em uma entrevista, mencionou a dificuldade em cantar, porque tinha vontade de chorar.

Ho! Ho! Ho! Mudou o Natal ou mudei eu, mestre Machado de Assis?

Referências:

Maia pediu meu celular e fotografou cada um dos 15 modelos em seus diversos trajes. Suas perguntas e as de  Vitória (10) me levaram a buscar os textos abaixo:

  1. Joelza Ester Domingues. Papai Noel executado em holocausto, Blog Ensinar história. 08/12/2015.  https://ensinarhistoria.com.br/papai-noel-executado-em-holocausto/.
  2. Diogo Gonzaga Torres Neto. O suplício de Papai Noel, de Claude Lévi-Strauss: a resistência e complexidade de um mito ancestral. Anais do III Seminário Internacional em Sociedade e Cultura na Pan-Amazônia. Manaus. Publicado em 15/11/2018. https://www.doity.com.br/anais/iiisiscultura/trabalho/73272
  3. Clement Clark Moore. Uma visita de São Nicolau. 1822. Recanto das Letras. Guarulhos. Versão livre de Leila Lima https://www.recantodasletras.com.br/poesiasinfantis/7543069
  4. Claude Levi-Strauss. O suplício do Papai Noel. São Paulo. Cosac Naify.2008

Fotos da Exposição: Mauro Souza e Maia Freire Pereira

Comente esta crônica



Serviço integrado ao Gravatar.com para exibir sua foto (avatar).

22 Comentário(s)

Avatar
Andrea Penna comentou:
27/12/2023
No Campo de São Bento, né? Estive lá ontem, e comentei com minha filha, que estuda na UFF, como a historia de papai Noel é um retalho de várias lendas, a junção de muitas histórias de vários locais do planeta. Bjs para vc,
Comentar em resposta a Andrea Penna
Avatar
anu Rebollo comentou:
27/12/2023
Manu Rebolo: Obrigado Bessa, pelo texto que ao mesmo tempo é esclarecedor mas também me deixa confuso. Se é fácil de entender ou é só parte dos fatos. não sei se dá para generalizar, mas eu gostei mesmo assim. Grande abraço e que as celebrações de fim de ano semana muito lindas
Comentar em resposta a anu Rebollo
Avatar
Vera da Sami comentou:
27/12/2023
Eu já tinha lido sobre San Nicolau, mas realmente o professor faz a história ganhar vida foi como se estivesse na exposição Muito obrigado pelo privilégio de ler suas crônicas são sempre muito profundos os pensamentos e as ligações com os fatos nós fazem chegar a conclusão que é pessoal Forte abraço professor saudades
Comentar em resposta a Vera da Sami
Avatar
Therezinha Nóbrega comentou:
27/12/2023
Amei o texto e a História. Um Feliz Natal repleto de muita alegria e graças. Deus o abençoe e a sua família. Therezinha
Comentar em resposta a Therezinha Nóbrega
Avatar
André Ramos comentou:
26/12/2023
Que história desconhecida e cruel. Mas importante que a gente conheça, compreenda o grau de maldade que donos da religião, donos do poder podem chegar! A crônica é fabulosa.
Comentar em resposta a André Ramos
Avatar
Luísa Ugarte comentou:
26/12/2023
Querido Bessa! Que bela e sensível crônica! Um feliz natal pra você e toda a sua família. Que Deus o mantenha por longos anos pois a humanidade perdeu ser curso e, nesse momento, precisamos muito de pessoas como você, que fazem a diferença, e que lutam por um mundo mais justo e melhor! Saiba que está sempre em nossos corações! ????
Comentar em resposta a Luísa Ugarte
Avatar
Paulo Mumia comentou:
26/12/2023
Maravilha de texto. E outra coisa, não é só o Lévi-Strauss que entende do riscado, sou fã e acredito em você
Comentar em resposta a Paulo Mumia
Avatar
RAIMUNDO NONATO DE ARAUJO SOUZA comentou:
26/12/2023
Avatar
Adriana Russi comentou:
26/12/2023
Olá Bessa, muito agradecida pelo artigo. Recentemente uma jornalista de São Gonçalo me pediu uma entrevista sobre tradições no Natal. Não conhecia esse acontecimento. Muito grata
Comentar em resposta a Adriana Russi
Avatar
Viviam Kazue comentou:
25/12/2023
Sempre uma alegria ler seus textos querido mestre! Feliz 2024!
Comentar em resposta a Viviam Kazue
Avatar
Marta Azevedo comentou:
25/12/2023
Gratidão por todas as crônicas que me fazem pensar e gargalhar ao mesmo tempo!!! E Feliz Natal
Comentar em resposta a Marta Azevedo
Avatar
Ana Ramalho comentou:
25/12/2023
Adorei essa sua crônica! Não há como não horrorizar-se com o, para mim desconhecido, suplício de Noel inicial e depois ir mergulhando em informações costuradas com maestria para percorrer a história do mito natalino. Um presente aos leitores!
Comentar em resposta a Ana Ramalho
Avatar
Erika Souza comentou:
25/12/2023
Espero que essas crianças tenham se tornado pessoas que têm horror desse tipo de gente que destrói sonhos
Comentar em resposta a Erika Souza
Avatar
Ivo Barbieri comentou:
24/12/2023
Oi Bessa, achei impressionante essa história. Não sabia dela. As perseguições continuam. Fraterno abraço.
Comentar em resposta a Ivo Barbieri
Avatar
Valter Xeu comentou:
24/12/2023
PUBLICADO EM PATRIA LATINA https://patrialatina.com.br/papai-noel-na-forca-e-na-fogueira-um-suplicio/
Comentar em resposta a Valter Xeu
Avatar
Luiz Pucu comentou:
24/12/2023
Quem tem um vô de olhar apurado e costureiro da história...dele se enamora. Um bom natal,amigom
Comentar em resposta a Luiz Pucu
Avatar
Mari Weigert comentou:
23/12/2023
Amei e identifiquei meus netos e netas. Eles são nossos links com o mundo de amanhã e nos obrigam a pensar…..
Comentar em resposta a Mari Weigert
Avatar
Eliete Ferrer comentou:
23/12/2023
Muitíssimo obrigada, Riba! Amei, como sempre, teu texto impecável e sempre informativo! Maravilha, mais que oportuno!
Comentar em resposta a Eliete Ferrer
Avatar
Angelina Peralva comentou:
23/12/2023
Valeu, Bessa! Minhas filhas aprenderam cedo que presente de Natal, só depois da virada para aproveitar os saldos.
Comentar em resposta a Angelina Peralva
Avatar
Celeste Corrêa comentou:
23/12/2023
Mano, eu desconhecia e achei muito curioso esse relato do enforcamento do Papai Noel pelas igrejas católica e luterana na França, uma atitude medieval em pleno século XX, numa clara manifestação do poder político/religioso, né. O mais curioso é que eles enforcaram o Papai Noel, mas não conseguiram vencer essa disputa com o poder econômico,rs, Mas, nesse período natalino, eu te confesso que nem consigo pensar na questão mercadológica e comercial que está por trás dessa lenda. Quando eu vejo a alegria da meninada, com os seus olhinhos brilhantes, disputando pra tirar fotos no colo do Papai Noel e depois, leio aqui a tua experiência com as tuas netas na a exposição “Oito séculos de Papai Noel: uma viagem visível pela história” no Centro Cultural Paschoal Carlos Magno, eu creio na importância do sonho e de fantasia para o mundo das crianças . A realidade às vezes é muito dura, e um pouco de sonho e ilusão ajuda a tornar a vida mais bonita. .E, principalmente para nós, que temos netos e netas crianças, eu penso que nesse período natalino é preferível ser mais Gonzaguinha do que Levi Strauss. Eu prefiro ficar com a pureza das respostas das crianças, entrando no seu mundo de ilusão: "E a vida, e a vida o que é? Diga lá, meu irmão Ela é a batida de um coração Ela é uma doce ilusão Êh! Ôh!" ... Afinal de contas,"...Somos nós que fazemos a vida Como der, ou puder, ou quiser..."
Comentar em resposta a Celeste Corrêa
Avatar
Maria do Céu Freire comentou:
23/12/2023
Muito boa, mano! Uma verdadeira aula de história crítica
Comentar em resposta a Maria do Céu Freire
Avatar
Nuno Pereira comentou:
23/12/2023
Ontem., aqui na minha rua , Bulhões de Carvalho, Copacabana, passou um desfile de caminhões da Coca-Cola enfeitados de papai Noel . Então nada mudou
Comentar em resposta a Nuno Pereira