CRÔNICAS

Gulnar, estamos contigo pelo fio do umbigo

Em: 27 de Novembro de 2023 Visualizações: 1453
Gulnar, estamos contigo pelo fio do umbigo

O ex-chanceler da Uerj, Darcy Ribeiro, está no céu, ao lado da ex-reitora Nilcéa Freire. Tive dificuldades de me comunicar com eles por telefone porque não sabia que, no código global intergaláctico criado pela União Interplanetária de Telecomunicações, o prefixo do céu é +10. Olhem só que coincidência!

Darcy, ex-ministro da educação e Nilcéa, ex-ministra das Mulheres, ocupam a ala dos ministros. Fiz uma chamada em grupo para os dois, que me asseguraram:

- Já conversamos com a Cidinha (é assim que se referem à Nossa Senhora Aparecida na maior intimidade). Ela nos garantiu que Deus dará apoio à Chapa 10 nas eleições para a reitoria da Uerj de 28 a 30 de novembro.

Nilcéa concordou com a frase de Darcy conhecida dos moradores de Montes Claros (MG) e sempre usada pela mãe dele, dona Fininha, quando queria manifestar seu apoio incondicional e sua ligação umbilical com pessoas ou causas:

- Gulnar, estamos contigo pelo fio do umbigo.

Darcy ainda quis chutar o pau da barraca e esculhambar a Chapa 30 pela propagação de distorções e fake news, mas foi cortado pela Nilcea:

- Senhor chanceler, stop. A campanha da Chapa 10 é propositiva, não quer apelar para baixarias como fazem seus opositores. Discute propostas com tranquilidade, firmeza e ética.

- Tudo bem - disse Darcy com um sorriso de moleque travesso. Uma baixarinhazinha, de vez em quando, só como resposta à truculência, devia ser permitida porque faz bem pra saúde. Mas, aqui pra nós, deixa-me dizer: eles são feios, horríveis, além de incompetentes. Senhora ministra das mulheres, reconhecendo a competência e a inteligência de Gulnar como pesquisadora será machismo dizer que ela é muito bonita? Se não for, eu digo. A UERJ merece ser representada pelo talento, saber e beleza.

Faltou energia e a linha caiu. Ah, essa ENEL!

Postado em 01 de dezembro:

Festa no Céu (e na Terra também)

Madrugada de 01 de dezembro. Desta vez, quem telefonou foi o Darcy, ao lado da Nilcéa. Me acordou:

- Ganhamos. Eu disse que Deusdaria a vitória à chapa 10. Deusdeu.

Nilcéa estava risonha e feliz:

- A Uerj nos une. A segunda mulher a dirigir a UERJ...

Os dois chamaram a Cássia Eller e para comemorar a vitória o trio cantou “Partido Alto” do Chico Buarque. A voz do Darcy está mais pra cantor de banheiro, mas ele não se intimidou:

- Diz que Deus, diz que dá. Diz que Deus dará, oh Nêga. Deus dará, Deus dará. (...) Eu nasci brasileiro.

Nilcéa acrescentou:

- Eu sou do Rio de Janeiro, da Universidade do Rio de Janeiro.

Parabéns a Gulnar e Bruno e a toda a galera que se mobilizou para essa vitória: a chapa 10 venceu – vencemos com ela, a UERJ venceu - com 55,1 % dos pontos e a 30 ficou com 44,9%.

Agora, ressoa o grito de maio de 68:

Continuons le combat ce n'est qu'un début

A Uerj vai se embalar ao ronco da cuíca e aquele abraço pra quem fica.

P.S. - Ver também:

Manifesto dos mortos em defesa da Uerj - https://www.taquiprati.com.br/cronica/1343-manifesto-dos-mortos-em-defesa-da-uerj

Darcy desceu do céu na Argentina - https://www.taquiprati.com.br/cronica/1722-darcy-ribeiro-desceu-do-ceu-na-argentina

 

 

Comente esta crônica



Serviço integrado ao Gravatar.com para exibir sua foto (avatar).

1 Comentário(s)

Avatar
Eneida Simões da Fonseca comentou:
27/11/2023
Prof. Bessa se superando! Bravo! UERJ é 10!
Comentar em resposta a Eneida Simões da Fonseca