CRÔNICAS

Impressões do Amazonas: "miasua" na memória gráfica

Em: 20 de Dezembro de 2020 Visualizações: 6473
Impressões do Amazonas: "miasua" na memória gráfica

O aviso de fuga publicado no jornal anunciava que João Mulato, 34 anos mais ou menos, desdentado, traços indígenas, olhos pardos, cabelo pouco crespo, barba rala, trazia na testa marcada com ferro em brasa a palavra em nheengatu que significa escravo: miasua. Sua companheira de fuga, Alexandrina, 26 a 28 anos, alta, boa figura, olhos grandes e pretos, nariz chato, pés crescidos, requebrava as cadeiras ao andar. O dono dos dois, Antônio Jozé Pereira Carneiro, idade e tipo físico não mencionados, prometia dar uma boa recompensa “a quem capturar ou deles der notícia”.

Quem deu notícias deles 168 anos depois foi Rômulo do Nascimento Pereira - sem parentesco com o escravagista Jozé Pereira - que nesta quarta (16) defendeu a tese de doutorado na Escola Superior de Desenho Industrial (ESDI- UERJ): “Impressões do Amazonas (1851 a 1910): memória gráfica e o desenho do circuito de comunicação impressa”. Como recompensa obteve o título de doutor. Ele vasculhou acervos físicos e digitais no Amazonas e no Rio e em sites de universidades brasileiras e do exterior, para descrever a produção gráfica amazonense – um tema relevante ainda pouco debatido.

Alguns desses produtos eram desconhecidos ou não haviam sido ainda estudados: jornais, revistas, almanaques, folhetos, calendários, impressos avulsos, álbuns, fotos, desenhos, anúncios comerciais de lojas e farmácias, livros usados nas escolas e até tabuadas. Entre eles, o jornal A Estrella do Amazonas com quase 500 exemplares consultados no acervo digitalizado da Hemeroteca da Biblioteca Nacional do Rio, mas também alguns manuseados fisicamente no período de vida do jornal, de janeiro de 1852 a junho de 1866. 

No exemplar de 29 de abril de 1856, Rômulo se deparou com o anúncio da primeira fuga dos escravizados João Mulato e Alexandrina, com duas vinhetas tipográficas, em uma delas a imagem de um homem negro caminhando e segurando uma trouxa. Decidiu sair em busca do paradeiro dos dois. Descobriu que foram capturados em março de 1858 em circunstâncias não reveladas, ao encontrar em outro exemplar a continuação dessa história no anúncio de uma segunda fuga em companhia de “um mulato de nome José Paulino”, publicado na seção “Avizos Diversos” (22/05/1858). A forma como esse material foi trabalhado ilustra a metodologia empregada

Discurso gráfico

Sua hipótese central parte do postulado por alguns teóricos do design studies, especialmente anglo-saxões, para quem o design está inserido na cultura que o produziu, o que parece óbvio, mas que traz implicações ao trabalho do pesquisador que buscará, então, verificar em que medida os artefatos visuais trazem as marcas culturais de uma dada sociedade. Se a produção gráfica no Amazonas dialoga com a sociedade amazonense, então uma pode ajudar a compreender a outra. Para isso, é preciso transcender os aspectos meramente técnicos e adentrar numa área interdisciplinar.

Foi o que Rômulo fez incursionando por diversos campos do saber com maior ou menor intensidade: etnografia, antropologia visual, memória social e especialmente a história da Amazônia em suas diferentes ramificações: a história da literatura, das línguas, do livro, da imprensa, da arte, do trabalho, além de embrenhar-se pelas áreas da economia e dos estudos culturais. Uma estratégia ambiciosa, que pode ter sido facilitada pela formação acadêmica do pesquisador, graduado em design, com mestrado em letras, além das disciplinas cursadas no doutorado que foram decisivas e a experiência profissional como designer gráfico e diretor de artes da Editora Valer.

O grafismo indígena presente na edição do mito Desana atualizado – Antes o mundo não existia -  que emprestou o título à uma das seções do primeiro capítulo, permitiu discutir aspectos da formação da região a partir da visão de quem a ocupava milenarmente e que foi deixado de lado até mesmo por Euclides da Cunha (pg. 73,74) para quem “o homem é um intruso que chegou sem ser esperado”, destituindo assim de humanidade os povos que ai viviam antes da colonização. 

Com relação aos primeiros jornais, sinalizou as dificuldades materiais, técnicas e de pessoal. Identificou a composição gráfica e seus recursos, os fios que delimitam os espaços e separa as seções, os recuos nos inícios dos parágrafos, os tipos serifados e seus estilos, além de ligaduras e vinhetas, que permitem delimitar a variedade no discurso gráfico, entre elas a imagem do “escravo” em fuga, que aparece nos “Avizos” ou “Anúncios”.

Numa busca exaustiva dos elementos gráficos visuais e editoriais, descreveu álbuns iconográficos, fotografias, publicidade comercial, cartões postais, menus, cartazes, ingressos de teatros com cercaduras, tarjas, ornamentos. Mas foi além disso. Na medida em que vai expondo a trajetória da produção gráfica em cada período analisado, a tese vai evidenciando como a sociedade amazonense se desnuda através da história do design, cujo estudo contribui para o entendimento do Amazonas, de sua história e de sua cultura. Foi o que ocorreu com os avisos de fugas de João Mulato e de Alexandrina.

Estrondoso silêncio

A vinheta do “escravo” em fuga leva o autor a refletir sobre a escravidão no Amazonas e sobre as condições de trabalho duro e mal remunerado dos tipógrafos, incluindo o trabalho infantil e da mulher.  

O fato de João Mulato ter na testa “escripto em lingoa geral a palavra escravo” levou também o autor da tese a abordar “o entrondoso silêncio impresso” – título de uma seção do segundo capítulo – que apresenta um panorama da situação sociolinguística e do bilinguismo da província formada por uma comunidade bilíngue predominante até 1870.

De um lado o Nheengatu presente na fala cotidiana no interior das residências amazonense, de outro o português escrito nos jornais impressos, que se limitam a algumas raras ocorrências em língua geral, como a palavra miasua gravada a ferro em brasa na testa de João, que é mencionada sem ser grafada nos avisos dos jornais, mas que encarcera, nessa escrita macabra, alguém marcado como gado.

O anúncio da segunda fuga registra João Mulato, agora sem referência à palavra “escravo” em nheengatu, mas com o rosto esfolado cheio de manchas. Rômulo se pergunta se teria sido deliberadamente rasurada e se a tentativa de apagar as seis letras teria sido uma automutilação para dificultar sua identificação, configurando uma tentativa de fuga da prisão simbólica em que foi encarcerado com sua pele queimada pelo seu dono, cuja alma – digo eu - estava certamente marcada com a palavra piá-ayua (malvado, biltre, sacripanta).

As sequelas da escravidão, ao lado de elementos da modernidade, podem ser visualizadas em outros avisos, até em jornais de Belém, como o de uma vinheta tipográfica de 1861 que registra a fuga do escravizado Geraldo, falante de Nheengatu, postada ironicamente logo abaixo de um anúncio de chocolates finos e acima de outro que proclama a venda de catecismo e de dicionário da língua geral.

A escravidão no Amazonas – conclui o autor – embora sem a mesma importância econômica que teve no Nordeste e no Sudeste, “deve ser lembrada e discutida para não se tornar invisível”. Como escreveu o historiador Luís Balkar Pinheiro, “o ocultamento da presença negra na Amazônia continua efetivo, mantendo incólume uma das mais graves distorções na escrita da história da região”.  

A tese

E esse é outro mérito da tese. Rômulo se ancorou numa cuidadosa revisão bibliográfica de autores que trabalharam tema correlatos, entre outros o citado Luís Balkar, Luísa Ugarte, Patrícia Sampaio, Renan Freitas Pinto e tantos outros, além das mais recentes e seletas contribuições da produção dos programas de pós-graduação regionais e nacionais. Senti falta apenas da tese de Geraldo Pinheiro defendida na Universidade do Porto em 2011: “Imprensa, Política e Etnicidade – Portugueses letrados na Amazônia (1885-1936)” que tem tudo a ver com o tema, impossível, no entanto, de ser mais ampliado devido à sua extensão.

Já é uma obra de referência, com 134 figuras, 15 tabelas e 5 apêndices que registram num total de 602 páginas os artefatos impressos por décadas, as oficinas tipográficas, os profissionais, as empresas e instituições, dando conta de um mundo vasto e complexo num tempo e espaço exíguos. Lembrei frase atribuída, entre outros à Voltaire, sobre correspondência epistolar com um amigo: “Desculpe-me tê-lo cansado com carta tão longa, mas não tive tempo de escrever-lhe uma carta breve”.    

Efetivamente a síntese é mais trabalhosa e a publicação em livro recomendada pela banca requer um enxugamento, embora a escrita seja fluente e agradável, proporcionando uma viagem prazerosa pelo mundo amazônico. Nunca pensei que o design poderia dizer tanto sobre a região.

P.S. Rômulo do Nascimento Pereira: Impressões do Amazonas (1851 a 1910): memória gráfica e o desenho do circuito de comunicação impressa. Rio. Programa de Pós-graduação em Design. ESDI-UERJ. 2020. Todas as imagens aqui apresentadas foram compostas pelo autor.

Banca: Lígia Maria Sampaio de Medeiros (orientadora); Márcio Páscoa (UEA), Otoni Mesquita (UFAM), José R. Bessa Freire (UERJ-UNIRIO) e Luiz Antônio Gomes (UERJ – ESDI)

Comente esta crônica



Serviço integrado ao Gravatar.com para exibir sua foto (avatar).

21 Comentário(s)

Avatar
rodrigo martins comentou:
01/01/2021
Boa tarde professor Bessa, tudo bem? Primeiramente, parabenizo o Rômulo pelo excelente e minucioso trabalho. Professor, eu achei muito interessante essa parte em que o senhor falou sobre o design studies e quando li essa parte sobre o design ser uma marca cultural de uma sociedade eu acabei me lembrando da sonda pioneer 10 (que além de tentar colher informações do planeta Júpiter também tinha a missão de vagar pelas extremidades do sistema solar e tenta encontrar possíveis sinais de vida extraterrestre. Essa sonda levou junto consigo uma placa metálica que tinha mensagem com informações sobre a nossa localização no espaço e também como nós seríamos e nessa imagem foi desenhada um homem e uma mulher nus. O homem fazia uma saudação com as mãos mostrando que somos pacíficos. ) e a Voyager Gold Disk (que era um disco dourado que também foi enviado ao espaço, mas agora com músicas, sons da natureza e frases de 55 países, incluindo do Brasil. Esse disco que também tem desenhos em sua estrutura foi enviado coberto com uma capa de urânio-238 que tem um período de meia vida de mais de 4 bilhões de anos. Essa ideia, foi porque de acordo com estudos acredita-se que daqui há milhões de anos o sol se tornará um supergigante e engolirá o nosso planeta e esse disco que está vagando no espaço desde os anos 70 (assim como a mensagem da pioneer 10) será uma espécie de registro de algumas de nossas memórias terrestres. Caso alguma civilização no universo encontre, saberá que ali naquela localização existiu um planeta chamado Terra e pelas músicas, sons e frases conheceriam um pouco sobre a nossa história.A minha única crítica sobre essa empreitada é que não tem uma frase ou menção em língua indígena. Quando li a parte da relação design/cultura acabei me lembrando disso. Rs Um abraço querido professor. PS: Esse é o conteúdo do CD voyager: https://www.youtube.com/watch?v=ELnn9V01EiI&ab_channel=TheMrTatum
Comentar em resposta a rodrigo martins
Avatar
Ely Santos comentou:
23/12/2020
Excelente trabalho. Obra de muita pesquisa!! Parabéns ao colunista e ao Dr. Rômulo do Nascimento Pereira pelo excelente trabalho
Comentar em resposta a Ely Santos
Avatar
Ana Maria Paiva comentou:
22/12/2020
Lembrei da nossas aulas no IHGA quando pesquisávamos nesses jornais antigos, professor Bessa...
Comentar em resposta a Ana Maria Paiva
Avatar
Serafim Correa comentou:
21/12/2020
Publicado no Blog do Sarafa - https://www.blogdosarafa.com.br/impressoes-do-amazonas-miasua-na-memoria-grafica/
Comentar em resposta a Serafim Correa
Avatar
Racismo Ambiental comentou:
21/12/2020
Publicado no Blog Combate - Racismo Ambiental https://racismoambiental.net.br/2020/12/20/impressoes-do-amazonas-miasua-na-memoria-grafica-por-jose-ribamar-bessa-freire/
Comentar em resposta a Racismo Ambiental
Avatar
Edna Miudin Guerreiro (via FB) comentou:
21/12/2020
A produção gráfica e o movimento da sociedade ali retratado... Instigante a matéria, . Os jornais mudaram sua apresentação, mas , a sociedade que temos ainda é manchada sob os mesmos registros da amazonense em questão, aqui e ali com algum disfarce.
Comentar em resposta a Edna Miudin Guerreiro (via FB)
Avatar
Bezerra Neto comentou:
21/12/2020
José Bessa, o senhor, por acaso, tem alguma referência ou passagem histórica do cearense Antonio Bezerra, historiador e jornalista, ferrenho abolicionista que morou por 5 anos em Manaus trabalhando em um jornal a época (Sec. XIX)?
Comentar em resposta a Bezerra Neto
Avatar
Celeste Lindoso comentou:
20/12/2020
Muito interessante, tomar conhecimento desses fatos tão antigos e algumas relações ainda semelhantes com a nossa atualidade, no tocante as discriminações e injustiças ainda existentes. Infelizmente. Embora mais de um século depois, lê essas notícias ainda é chocante.
Comentar em resposta a Celeste Lindoso
Avatar
Celeste Maria comentou:
20/12/2020
O que aconteceu depois com eles? Será que conseguiram a liberdade?
Comentar em resposta a Celeste Maria
Avatar
Jorge Isper Abrahim Filho comentou:
20/12/2020
Mais uma obra seminal para entendermos o importante século XIX da nossa região, um século que guarda as chaves do entendimento do nosso atraso irredimível, meu querido historiador.
Comentar em resposta a Jorge Isper Abrahim Filho
Avatar
Valter Xeu comentou:
20/12/2020
Publicado no Blog Patria Latina http://www.patrialatina.com.br/impressoes-do-amazonas-miasua-na-memoria-grafica/
Comentar em resposta a Valter Xeu
Avatar
Ronival Batista comentou:
20/12/2020
Imagina você ser marcado a ferro brasa na testa com a palavra escravo
Comentar em resposta a Ronival Batista
Avatar
Maria Verônica Vieira Moreira comentou:
20/12/2020
Avatar
Manuel Pereira Maciel comentou:
20/12/2020
José Bessa ! Onde estás? Onde estás escrevendo aquelas histórias verídicas da sociedade manauara? Tô com saudades. Estou agora, morando no Tocantins. Diga algo, grande jornalista e historiador.
Comentar em resposta a Manuel Pereira Maciel
Avatar
Erivelton Ramírez comentou:
20/12/2020
Que coisa feia e triste pessoas não tinham amor ao próximo e nem amor na cor da pele escura Se tivesse nascido nesta época teria sido escravo sou negro
Comentar em resposta a Erivelton Ramírez
Avatar
Ana Silva comentou:
19/12/2020
Que achado importante sobre a língua geral. Excelente crônica!
Comentar em resposta a Ana Silva
Avatar
José Augusto Cardoso comentou:
19/12/2020
Ronnye Farias, é inacreditável! Como achar que a tez da cor pudesse inferiorizar todo um povo.
Comentar em resposta a José Augusto Cardoso
Avatar
José Augusto Cardoso comentou:
19/12/2020
Até hoje não me conformo com a escravidão, saber que existiu é completamente irracional, cruel e sem medida da maldade humana.
Comentar em resposta a José Augusto Cardoso
Respostas:
Avatar
Ronnye Farias comentou:
19/12/2020
verdade meu amigo, tudo por ambição dos senhores ricos que não queriam pagar empregados.
Comentar em resposta a Ronnye Farias
Avatar
Thalles Silva (via FB) comentou:
19/12/2020
O pior é olhar para a nossa atual sociedade e observar que não são poucas pessoas que acreditam que minimizam a escravidão, ou que os próprios pretos se vendiam como escravos. Há quem diga que não deveríamos ter o “dia da consciência negra”. Há quem diga que racismo não existe no Brasil. Mas da mesma forma que hoje nós lamentamos aquele triste passado, torço para que no futuro a história conte sobre os negacionistas e que assim possamos aprender mais ainda para que nada desse gênero se repita e q o racismo e toda manifestação de preconceito ou ódio seja suprimida.
Comentar em resposta a Thalles Silva (via FB)
Avatar
Harald Pinheiro (via FB) comentou:
19/12/2020
Registro importante da presença de negros na Amazônia, ainda tão invisibilizada pela história tradicional. Parabéns ao Rômulo Pereira pela pesquisa e a Banca
Comentar em resposta a Harald Pinheiro (via FB)