CRÔNICAS

O câncer em um corpo critico: Jean-Claude Bernardet

Em: 15 de Agosto de 2021 Visualizações: 5228
O câncer em um corpo critico: Jean-Claude Bernardet

“Não virar objeto da doença, recusar o papel de vítima. Dialogar com a doença, viver a doença com intensidade. E agora? Ainda não conheço o meu novo câncer”. (Jean-Claude Bernardet, O corpo crítico).

Num país doente que luta contra o covid-19 e o bozovírus, “O corpo crítico” de Jean-Claude Bernardet é um livro que traz algum alento para o campo da saúde e da vida política. Nele o escritor trata de várias doenças que contraiu: a aids nos anos 80 quando ainda não havia o “coquetel”, a meningite - “terrível doença oportunista da aids”, a cegueira quase total, o câncer na próstata extraída em 2016 e a recidiva do câncer na glândula já inexistente, portanto um “câncer-fantasma”. Tais experiências vividas pelo autor assomam aqui em linguagem ficcional.  

Minha geração conhece bem Jean-Claude nascido na Bélgica em 1936, filho de um cidadão francês que lá trabalhava. Passou a infância em Paris e a adolescência no Brasil, para onde a família veio de mala e cuia com o filho então com 13 anos. Acabou se naturalizando brasileiro, em 1964, e contratado como professor no curso de cinema da Universidade de Brasília (UnB), de onde pediu demissão junto com 222 colegas, logo após a intervenção militar na instituição. Foi, então, convidado pela Escola de Comunicação e Artes (ECA) da USP, cujo chefe de departamento, Rudá Andrade, lhe deu guarida contra as investidas do estado policialesco.

“Aposentado” compulsoriamente da USP pelo AI-5 e proibido de ensinar em universidades públicas, deu cursos de cinema no Instituto Goethe e em uma faculdade privada, codirigiu filmes, quatro deles com João Batista de Andrade, publicou livros e artigos em jornais, entre os quais o semanário Opinião, onde foi editor de Tendências e Cultura. Com a anistia, retornou à USP onze anos depois. Agora, este crítico de cinema, ator, diretor, roteirista e escritor nos convida a ouvir a voz irônica, bem-humorada e nada lamurienta do seu “corpo octogenário, aidético e canceroso”.  

A fala do corpo

A voz do seu corpo aparece ao lado de outras vozes. Vários personagens desfilam diante do leitor com suas doenças e suas histórias. O pai que havia lutado na Resistência contra a ocupação nazista na França, mas não resistiu ao câncer de próstata. O irmão que se defendeu bem do tumor maligno na próstata, mas sucumbiu ao câncer de pulmão. Duas amigas septuagenárias, cada uma com câncer no pâncreas: a escritora Emilie que pouco antes de morrer disse num e-mail ao autor: “A vida não gosta mais de mim e eu não gosto mais da vida” e a graciosa Suzana que “enfrentou médicos, hospital, amigos e família”, resistindo até a morte à hospitalização.

Diante de tal quadro, ele relativiza:

- “Eu estava com um câncer chinfrim que complicaria a minha vida sem me levar a uma solução drástica”.

A partir daí faz variadas reflexões: como encarar de frente a doença, os problemas na relação médico x paciente, a indústria farmacêutica, os laboratórios, o hospital, todos eles “precisam de nossa ‘bio’ para lucrar, sendo que a manutenção da bio independe da qualidade de vida. Uma forma de resistência a essa ala do capitalismo consistiria em privá-la da nossa bio, isto é, da sua fonte de riqueza”.

Com sua filha Lígia e o geriatra, Jean-Claude assinou um documento, que chamou de “Carta sobre a não prorrogação artificial da vida”, baseado em Resolução do Conselho Federal de Medicina, de 2012, manifestando que não quer ser submetido a “procedimentos que não tragam benefício claro à minha qualidade de vida”, incluindo aí a radioterapia e a hormonioterapia, das quais ele se escafedeu.

No segundo câncer, a previsão médica era de 35 sessões de radioterapia feitas simultaneamente com hormonioterapia. Ele se submeteu apenas duas vezes, o suficiente para descrever todo processo: a ingestão dos quatro copos de água regulamentares, o papo com outros pacientes na sala de espera, as enfermeiras “que conversam sobre o par de meias que uma delas comprou, enquanto a outra me tira sangue sem me olhar”, o vestiário, o avental, o escaninho para guardar seus pertences, a tatuagem no seu corpo para orientar a máquina Varian – um dinossauro com longo pescoço, que cuspia raios fulminantes.

Tirar o corpo fora

Quem passou por isso, sabe bem do que o autor está falando e conhece os efeitos colaterais do tratamento agressivo também fulminantes: diarreia, sistema urinário em frangalhos, cansaço descomunal, dores ósseas, falta de apetite. Nada de lamentos. Jean-Claude ouve o seu corpo:

- Meu corpo tomou a iniciativa de se manifestar e sinalizar que recusava o tratamento – ele diz, o que provocou comentário do crítico de cinema da Folha de SP, Inácio Araújo, em seu blog:

- “JC tem um corpo crítico por excelência”.

Foi este corpo que o levou a interromper o tratamento:

- Tirei o corpo fora, literalmente tirei meu corpo fora da máquina da Varian – ele escreve, citando o site da empresa que se apresenta como “salvando vidas ao redor do mundo”. Sua decisão deixou embasbacados atendentes, enfermeiras, oncologistas, que “não eram médicos do paciente, eram médicos do meu câncer, o qual os preocupava mais que o portador do tumor”.  

No texto “Longevidade e Capitalismo”, ele comenta sobre “os raros médicos que aceitam essa discussão, porque a ideologia os leva a pensar não no paciente, mas na sua cura. De algum modo, são sacerdotes de uma forma de religião que podemos chamar de vitalismo”, que consiste em prolongar a longevidade a qualquer custo, independente do bem-estar do paciente.

Plantar bananeira

Define o seu medo:

- “Talvez morra logo, o que não me importa demais, só me atemorizam meses de agonia, camas de hospital, a tez embaçada, o olhar dos outros”. É uma pena – ele comenta - que a morte por aids ou câncer não seja tão rápida como a de enfarte. Constata que os pacientes não podem avaliar tecnicamente o médico e que o único juízo que podem fazer se baseia na eficiência do tratamento e na confiança.

- O que me matava, talvez mais que a doença, era a desconfiança”. No entanto, diz do seu geriatra em quem confia:

- “Se ele me pedir para plantar bananeira no parapeito da janela, faço sem hesitar”.

Interpela o segundo câncer:

- “Câncer nº 2, eu ainda não sei quem você é, como dialogar com você, como nós dois vamos nos relacionar. O que você me traz, que estímulos, que inquietações. Estou aberto para suas propostas”.

Reage ao tratamento de “remédios (a longo prazo), mais remédios (pra corrigir os efeitos dos primeiros remédios), aí outros remédios (pra corrigir os efeitos dos outros-outros remédios) e aí vamos ver como corrigir (com outros-outros-outros remédios) os efeitos do tratamento e não se sabe se o câncer se vai”.

- “Vivo num clima de morte, respiro a morte. Não é o câncer. O nosso maior inimigo é a depressão, que vem de dentro de nós”, mas é reforçada e fomentada por fatores externos, entre eles – o autor cita Sérgio Augusto – “o projeto de governo que quer exterminar-nos, artistas, intelectuais, cineastas, professores”.  

Quanto às doenças do Brasil e às suas, o personagem Jean-Claude Bernardet reafirma a sua disposição de sair pro pau:

- “Enquanto permanecer ativo e com a aparência pelo menos resguardada, vou em frente”.

Cita seu outro livro “A doença é uma experiencia” publicado em meados da década de 1990 em torno da aids, no qual ele avalia que o enfrentamento da doença é uma fonte de energia:

- “Naquele período, tive uma produção intensa e criativa. Uma atividade frenética. Não porque precisasse aproveitar ao máximo o tempo que me restava, mas porque a proximidade da morte me libertava.

O cineasta Luiz Rosemberg, pouco antes de morrer, enviou uma mensagem ao seu amigo Bernardet:

- Você é uma fortaleza escondida! Vá em frente que viver é ousar.

Ele está ousando. Seu livro mais recente é uma prova disso.

P.S. 1 – Podem confiar e plantar bananeira no vão central da ponte Rio x Niterói, se isso for a recomendação de algum dos médicos aqui indicados:  Elisa de Oliveira Campana, Mirna Bezerra Calazan, Claudio Calazan, Ronaldo Damião, Eduardo Paulino e Pedro Abreu.

Referências: Acompanho a produção de Jean-Claude Bernardet desde a época em que eu era correspondente do Opinião em Paris. A atenção sobre seu livro mais recente, presenteado por minha neta no Dia dos Pais, foi despertada por resenha de Tati Bernardi, de quem sou fiel leitor:

1. Jean-Claude Bernardet: O corpo crítico. São Paulo. Companhia das Letras. 2021. 126 pgs.

2. Tati Bernardi. Bernardet questiona longevidade de pacientes em relação ao capitalismo. FSP. 02/08/2021.

2.Eduardo Escorel: Questões cinematográficas - Jean-Claude Bernardet . Revista Piaui. Edição 61. Outubro 2011.

3. Naief Haddad. Jean-Claude Bernardet fala de Aids e de câncer em novo livro sem meias-palavras. Folhapress 26/06/21 e Diário de Cuiabá, 29/06/21

4.Jornal da USP. Jean-Claude Bernardet se descontrói diante das câmeras.https://jornal.usp.br/cultura/jean-claude-bernardet-se-desconstroi-diante-das-cameras/

5.Pedro Marques e Claudia Priscilla. Documentário A Destruição de Bernardet. Longa-metragem (Brasil, 2018, 72 min)

Comente esta crônica



Serviço integrado ao Gravatar.com para exibir sua foto (avatar).

23 Comentário(s)

Avatar
Silviana Magalhâes comentou:
20/12/2023
Veja o que Jean-Claude disse sobre a depredação dos Tres Poderes: trecho de entrevista de Jean-Claude concedida a Fábio Rogério:“O senhor tem algo a falar sobre isso ?” [o ato em que as pessoas invadem as sedes dos três poderes em Brasília, em 08 de janeiro de 2023]. JCB: “Sim. Você talvez vá ficar um pouco chocado com o que vou lhe dizer, mas em sã consciência, dono de todas as minhas faculdades e lucidez, eu digo que eu não posso ser contra isso, contra essa depredação. Essa é uma depredação dos lugares do poder e eu não me identifico absolutamente com esses lugares, nem com o tribunal em que os juízes não têm mandato, são eternos, nem com o Congresso, com o qual não me identifico nem um pouco, embora possa haver um ou outro deputado…Então é a depredação desse lugar do poder construído pelo Niemeyer – um arquiteto do poder (…) Posso não estar de acordo com a tendência política, com a ideologia que levou a isso, mas contra a destruição e a depredação dos centros do poder não sou contra”.
Comentar em resposta a Silviana Magalhâes
Avatar
Mirna Bezerra Calazan comentou:
14/12/2023
José Bessa não poderia deixar de expressar, mais uma vez, a minha mais sincera gratidão pelo carinho e pela menção afetuosa ao meu nome em sua crônica. Seu texto é uma bela reflexão sobre a jornada da vida e as adversidades que enfrentamos, especialmente as relacionadas à saúde. A forma como você aborda as experiências do autor Jean-Claude Bernardet e de outros personagens é profundamente tocante e inspiradora. É notável como você destaca questões tão importantes e delicadas, como a relação médico-paciente, a indústria farmacêutica e a busca pela qualidade de vida em meio às doenças e às forças externas, por vezes tão insultantes à nossa simples condição de ser humano (mortal). Suas palavras nos lembram da importância de enfrentar as dificuldades com coragem e determinação, apesar das circunstâncias conspirarem contra. Além disso, suas citações e análises adicionam sabedoria e profundidade ao texto, enriquecendo ainda mais a leitura. A mensagem final, que encoraja a ousadia diante da vida, nos faz lembrar de que cada momento é valioso. Mais uma vez, obrigada por compartilhar essa crônica enriquecedora e por incluir meu nome nessa experiência literária. Seu trabalho é verdadeiramente apreciado por mim!
Comentar em resposta a Mirna Bezerra Calazan
Avatar
Luciana Cerqueira Castro (via FB) comentou:
20/08/2021
José Bessa . Muito bom, quero ler o livro.
Comentar em resposta a Luciana Cerqueira Castro (via FB)
Avatar
Maria Paula Araujo (via FB) comentou:
20/08/2021
Impressionante a coragem intelectual de Jean Claude Bernadet
Comentar em resposta a Maria Paula Araujo (via FB)
Avatar
Dora Santa Cruz comentou:
18/08/2021
Como faço para ver o documentário.? Muito bom, é preciso resistir até a doença e os aproveitadores desse Sistema Capitalista. Fiquei com muita vontade ler este livro
Comentar em resposta a Dora Santa Cruz
Avatar
Danielle Bastos Lopes comentou:
18/08/2021
Lindo texto professor. Desses que só consegue escrever quem tem sensibilidade pra tanto
Comentar em resposta a Danielle Bastos Lopes
Avatar
Ana Silva comentou:
18/08/2021
Avatar
Dodora Bessa Farias comentou:
17/08/2021
Essa crônica está genial! Bela forma de encarar a morte, única certeza que temos na vida! Li várias vezes! Também fiquei com vontade de ler "O corpo crítico"...
Comentar em resposta a Dodora Bessa Farias
Avatar
Ailton Krenak Krenak comentou:
17/08/2021
Olha a ReExistencia em pessoa . Viva esse cara genial
Comentar em resposta a Ailton Krenak Krenak
Avatar
Claudio Nogueira comentou:
16/08/2021
Avatar
Patrícia Monte-Mór (via FB) comentou:
16/08/2021
Obrigada, querido. Fiquei muito interessada no livro lendo você! Que estejas bem. Um beijo carinhoso!
Comentar em resposta a Patrícia Monte-Mór (via FB)
Avatar
Manu Rebollo comentou:
16/08/2021
Mais que leitura, esse texto é sobremesa. Obrigado
Comentar em resposta a Manu Rebollo
Avatar
Juliana Gonzalez comentou:
16/08/2021
puta crônica, Bessa!!! Vou ler o livro do Bernardet. É necessário falar e pensar nesses temas. E sua resenha chega num momento especial, Acho q essa frase de "a eminencia a morte me libertava" diz tudo. Não devemos fugir da conversa sobre a morte. Imagino quantas fibras profundas tocou o livro do Bernardet e. obrigada por compartilhar com o mundo sua leitura desse livro!!
Comentar em resposta a Juliana Gonzalez
Avatar
Rodrigo Martins Chagas comentou:
15/08/2021
Que história, fiquei com muita vontade de ler o livro do Jean Claude Bernardet! E realmente professor, enfrentamos 2 vírus terríveis e vamos nos livrar dos dois, um eliminaremos com a vacina e o outro com o voto. Um abraço querido professor
Comentar em resposta a Rodrigo Martins Chagas
Avatar
Serafim Correa comentou:
15/08/2021
Versão impressa no Diario do Amazonas e versão digital republicada no Blog do Sarafa https://www.blogdosarafa.com.br/o-cancer-em-um-corpo-critico-jean-claude-bernardet/
Comentar em resposta a Serafim Correa
Avatar
Combate - Racismo Ambiental comentou:
15/08/2021
Publicado no Blog Combate - Racismo Ambiental - https://racismoambiental.net.br/2021/08/15/o-cancer-em-um-corpo-critico-jean-claude-bernardet-por-jose-ribamar-bessa-freire/
Comentar em resposta a Combate - Racismo Ambiental
Avatar
Valter Xeu comentou:
15/08/2021
Publicado no Diário do Amazonas e reproduzido no Blog PATRIA LATINA https://patrialatina.com.br/o-cancer-em-um-corpo-critico-jean-claude-bernardet/
Comentar em resposta a Valter Xeu
Avatar
Isabella Thiago de Mello comentou:
15/08/2021
Olhar no microscópio virus e bactérias atacando células saudáveis é a própria visão do "Apocalipse". Como cobater um tumor sem destruir o sistema imunológico do paciente? Nessas horas, ter um médico com a sabedoria de preservar a imunidade e ponderar o limite da química entre o veneno e o remédio é uma sorte, uma benção. Puxa, que bom que o professor Bernardet teve esta sorte. Porque coragem ele tem de sobra!
Comentar em resposta a Isabella Thiago de Mello
Avatar
Ligia Aquino (via FB) comentou:
15/08/2021
Muito bom! Gostei de seu texto e me interessei pelo livro.
Comentar em resposta a Ligia Aquino (via FB)
Avatar
Nilda Alves comentou:
15/08/2021
Querido Bessa Grande Bernardet Passando adiante e comprando o livro. Bjs
Comentar em resposta a Nilda Alves
Avatar
Tania Pacheco comentou:
15/08/2021
Linda crônica/homenagem. E merecida.
Comentar em resposta a Tania Pacheco
Avatar
Celeste Correa comentou:
14/08/2021
O mestre Rubem Alves escreveu na sua crônica " Sobre a morte e o morrer" que a literatura tem o poder de ressuscitar os mortos. E ao ler esse Taquiprati sobre o livro do Jean-Claude a gente constata realmente o poder desta arte na vida dele. A literatura o motiva a enfrentar a doença e ir em frente. E nesse contexto de um Brasil adoecido pela pandemia e pela crise ético-política é fundamental para a nossa sanidade, que a gente também descubra as nossas boias para sobreviver sem perder o encanto e a esperança da beleza e da alegria como faz Jean-Claude.
Comentar em resposta a Celeste Correa
Avatar
Maria Pereira comentou:
14/08/2021
Muito legal, Que bom saber transformar o processo da doença em conhecimento e vida como fez o Bernardet
Comentar em resposta a Maria Pereira