CRÔNICAS

Fantoche no quartel: Chapeuzinho Vermelho

Em: 19 de Março de 2023 Visualizações: 2325
Fantoche no quartel:  Chapeuzinho Vermelho

Golpistas acampados em frente ao Quartel-General do Exército em Brasília contrataram um grupo de teatro de títeres para divertir e educar as crianças, enquanto os pais planejavam o quebra-quebra de 8 de janeiro. Criaram, para isso, um palco numa tenda ao lado de outras com consultório médico, massoterapia, cozinha, refeitório e até gerador de energia, o que sugeria “perenidade e estabilidade do acampamento”, segundo denúncia da Procuradoria Geral da República (PGR) ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Ah, se havia teatro de títeres, então era mesmo perene, porque títere é eterno, diverte e educa como descobri no Peru, no exílio, quando me integrei ao Teatro de Bonecos Dadá (TBD), uma escola de sonhos criada pelo casal de bonequeiros Euclides e Adair, com quem no exílio compartilhado muito aprendi sobre a arte, a vida, as crianças e a relação com a natureza.

No caso atual do teatro do quartel, procuro saber o que entendem por educar e divertir, quais as peças encenadas e quem remunerou os seus integrantes. Nada encontrei na mídia, apenas uma única notícia lacônica com foto pouco informativa. Nada mais. Sinto-me, então à vontade para imaginar uma possível encenação da Chapeuzinho Vermelho por esse “Teatro de Bonecos Sem Partido”.

Existem várias adaptações da história dos Irmãos Grimm, uma delas chinesa serviu de referência para a versão francesa de Marcel Temporal, que foi encenada por nós, em 1970, em favelas de Lima e no rico bairro de Miraflores. Na cena inicial, Chapeuzinho mata borboletas para emoldurá-las num quadro e arranca flores para presenteá-las à sua avó. Ela segue pela estrada afora e se depara com o Lobo enjaulado. Ele lhe pede para abrir a porta daquela prisão. Ela retira o cadeado. Já livre, o Lobo diz que vai devorá-la, não por maldade, mas porque está com fome.

Frater Lupus

- É justo pagar o bem com o mal? – pergunta a menina. Os dois, então, combinam que os primeiros seres vivos encontrados na floresta, julgariam o caso.

Eles se depararam - olhem o azar da Chapeuzinho - com a Borboleta e a Flor, que ouviram argumentações de um lado e de outro e deram razão ao Lobo faminto, afinal humanos matam bois, galinhas e peixes para comer. Mas o Coelho, o terceiro juiz, transfere para fora do palco a decisão e convida o público infantil a refletir sobre bondade, gratidão e fome. Não dou spoiler, porque o final variava, de acordo com as condições de vida das crianças, que em diálogo com os bonecos, desenvolviam seu espírito crítico.

Essa versão libertária jamais seria representada na frente do quartel pelos “patriotas” daquele Brasil autoritário e intolerante, porque eles querem matar o senso crítico das crianças, de quem exigem obediência cega. Imaginemos, então, a versão deles com a mesma estrutura acima descrita.

Logo na cena inicial, o Lobo Myramembeca mente, alegando que Chapeuzinho só abriu a jaula, porque foi obrigada a isso por decisão monocrática do juiz terrivelmente evangélico do Supremo Tribunal da Floresta. Portanto, se deve a alguém é a ele e não a ela.

- Chapeuzinho, só não te estupro porque você não merece e não pintou um clima, talkey? – ameaçou.

Foi quando encontraram o primeiro ser vivo: um inseto. Era a Mosca-da-Fruta, que trepada numa goiabeira falava com Jesus, enquanto depositava larvas dentro da fruta, que apodrecia. O Bicho-da-Goiaba – esse é seu outro nome - ouviu os dois lados e, como juiz adora latim, sentenciou:

- Frater Lupus imbrochatus est, esurit, et puella comedere meretur, quia parva capellula rubra est. Vexillum silvarum numquam communistarum erit. Vexillum nostrum viride et flavum est. (Actio redibitoria renascentiae effectum habet, quidquid illud significat).

Traduziu para o respeitável público entender: “O irmão Lobo é imbrochável, está com fome e tem o direito de comer a menina, porque o chapeuzinho dela é vermelho. A nossa bandeira da Floresta é verde e amarela. A bandeira da Floresta jamais será comunista. A ação redibitória tem efeito repristinatório (seja lá o que isso signifique).

Lobotomia, lobista

O segundo voto foi o do Marreco Xoka´i, a quem o Lobo Myramembeca prometera nomear juiz do Supremo Tribunal da Floresta. Ele nem quis ouvir a defesa da Chapeuzinho. Com sua voz amarrecada, evocou o excludente de licitude para puxar saco dos “lobistas” e grasnou em cadeia de televisão: 

- Deus acima de tudo, a Floresta acima de todos. Já fritei o Sapo Barbudo, sem “colheitar” provas. Decreto: Que o Lobo coma a Chapeuzinho, dou-lhe de sobremesa um sapo frito. Ela deve morrer. Se é inocente, tudo bem, em toda guerra morrem inocentes, a competente Cavalaria americana matou muitos índios inocentes. Aliás, todos nós vamos morrer um dia. Essa não é uma floresta de maricas e eu não sou coveiro.

Ouve-se ao longe um assovio e o Marreco exclama: Hic culum cotiae sibilare.

Os dois votos a favor do Lobo funcionaram como uma lobotomia no cérebro manipulado das crianças, que passaram a crer que “o comunismo é uma doença”.

Na continuação da caminhada, encontram o Jabuti, o terceiro juiz que, devido a seus trejeitos, é considerado suspeito pelo Lobo Myramembeca: “Se fosse o Lobinho 01, eu lhe dava uma coça e curava essa doença”.  O Jabuti contesta, cantando:

- “Ser um jabuti feminino não fere o meu lado masculino. Se Deus é menina e menino, sou masculino e feminino”. E completa: “Sou hetero de costume, mas gay de coração”.

Quando o boneco do Jabuti ia consultar o público infantil que assistia a peça no teatro do quartel, o Lobo rouba-lhe a palavra e grita:

- Eu sou Imbrochável! Im-bro-chável! Repitam comigo:

As crianças lobotomizadas mugem: mu, mu, mu. O boneco que representa o Lobo se dirige às crianças:

- O que quereis que eu faça com o Jabuti Gay e com a Chapeuzinho?

As crianças lobotomizadas respondem:

- Crucifica-os. Crucifica-os.

As cortinas se fecham lentamente, enquanto o Lobo come a Mosca e devora o Marreco, seus aliados, depois come um sarapatel e foge para as pradarias americanas, levando o colar de diamante da Chapeuzinho.

No auditório, as crianças lobotomizadas cantam o hino nacional para um pneu, com uma lanterna na cabeça para se comunicar com os Ets.

Esses filhos da Pátria ainda darão muito trabalho à Floresta para deslobotomizá-los.

Qualquer semelhança com animais ou fatos da vida real é mera coincidência.

P.S. - Outras referência: 1) Bolsonaro, o Cônego e o Myramembeca - https://www.taquiprati.com.br/cronica/1119-bolsonaro-o-conego-e-o-myramembeca

2) O enigma do Jabuti Gay - https://www.taquiprati.com.br/cronica/927-o-enigma-do-jabuti-gay

 

 

 

Comente esta crônica



Serviço integrado ao Gravatar.com para exibir sua foto (avatar).

8 Comentário(s)

Avatar
Miriam comentou:
23/03/2023
Muito divertida …. E sabia???? crítica clara com tendência de lateralidade esquerda a ações lateralidade direita…aguardo outras palavras expressando a toda diversidade humana …. Esse desafio engloba aceitar o outro como é…tolerância Mas relata muito bem o poder da arte como forma de representação da realidade …. Pobre lobo que não consegue mudar e pobre chapeuzinho que só faz o que mandam no seu caminho … sempre teremos a visão dos expectores formados pela educação do lado que for … todos ladroes do sonho de alguém ????
Comentar em resposta a Miriam
Avatar
Rodrigo Martins comentou:
22/03/2023
Compartilho também a história da chapeuzinho vermelho da coleção Disquinho dos anos 60 lançado em disco de vinil colorido. Link: https://www.youtube.com/watch?v=yWy2AhtN8QY
Comentar em resposta a Rodrigo Martins
Avatar
Rodrigo Martins comentou:
20/03/2023
O lobo fantasiado de vovó (com peruca, jóias e vestido)fugiu para Orlando, mas as jóias ele terá que devolver e se voltar para o Brasil será cassado (com 2 "s" mesmo). Moral da história? Lula venceu o lobo Agora, essa questão dos acampamentos nos quartéis e o consequente atentado do dia 08/01 foram um dos fatos políticos mais tristes que eu já presenciei, até hoje penso nisso. Boa viagem para Santa Catarina, um abs querido professor e até sexta no lançamento do livro "O primeiro indígena universitário do Brasil" na eduerj
Comentar em resposta a Rodrigo Martins
Avatar
Dinah Ribas Pinheiro comentou:
20/03/2023
Zé Bessa, li atenta a crônica dos fantoches no quartel. Podia muito bem ser incluída nos livros didáticos. A história recente do Brasil está contada na em detalhes. Eu acrescentaria as motociatas que os piás seriam convidados a fazer pelos arredores de Brasília. Carinhoso abraço.
Comentar em resposta a Dinah Ribas Pinheiro
Avatar
Valter Xeu comentou:
20/03/2023
Republicado em PATRIA LATINA - UMA VOZ A SERVIÇO DA INTEGRAÇÃO DOS POVOS - https://patrialatina.com.br/fantoche-no-quartel-chapeuzinho-vermelho/
Comentar em resposta a Valter Xeu
Avatar
Ilze Maria Carvalho comentou:
19/03/2023
Avatar
Tania Pacheco comentou:
19/03/2023
Republicado no blog COMBATE - RACISMO AMBIENTAL - https://racismoambiental.net.br/2023/03/19/fantoche-no-quartel-chapeuzinho-vermelho-por-jose-ribamar-bessa-freire/
Comentar em resposta a Tania Pacheco
Avatar
Luiz Pucú comentou:
18/03/2023
Bessa.... como disse Plínio Marcos " "É longa a jornada de um inbecil até o entendimento ". E muitos viram bicho de goiaba.
Comentar em resposta a Luiz Pucú