CRÔNICAS

As nações indígenas no Brasil que renasce

As nações indígenas no Brasil que renasce

O Palácio da Alvorada ficou entregue às baratas: o mofo deu nas paredes, com infiltrações, vidros quebrados, sofás rasgados, mesa despedaçada, carpetes rotos. E muito lixo: farelo de biscoito no chão, leite derramado e outras imundices deixadas por seu ocupante, que fugiu para Miami, valhacouto de gusanos e vermes. Essas imagens retratadas pela jornalista Natuza Nery são apenas uma pequena amostra do dano causado ao patrimônio público nacional nos últimos quatro anos. É o símbolo do país destruído.  

No entanto, a subida da rampa por Lula e Janja ao lado de representantes dos deserdados, entre eles o cacique Raoni, é também emblemática do novo Brasil que agora renasce.  O poder político levou mais de cinco séculos para reconhecer, enfim, o valor e o protagonismo dos povos originários, que tiveram as terras usurpadas, as línguas decepadas, as culturas discriminadas.

A criação do Ministério dos Povos Indígenas, a nomeação de Sônia Guajajara para comandá-lo e de Eloy Terena como seu secretário executivo, a escolha de Joênia Wapichana para presidir a Funai e de Ricardo Weibe Tapeba para a Secretaria Especial da Saúde Indígena (Sesai) nos convidam a historicizar o debate sobre a autodeterminação das nações indígenas, tema que desagrada profundamente os militares.

Confesso o prazer inenarrável de incomodar generais, especialmente aqueles com salários astronômicos, empanturrados de picanha, leite condensado, cloroquina, viagra e que, por coincidência são os mesmos que se opõem à demarcação das terras indígenas, sob a infundada alegação de que isso ameaça a soberania nacional. Por isso, retomo aqui a polêmica sobre as nacionalidades indígenas que, no Amazonas, promovemos a partir de 1979.

Questão nacional

Em dezembro daquele ano, dois amazonenses – Aloysio Nogueira e este locutor que vos fala – foram a São Bernardo (SP) discutir a fundação do PT. Deixamos com Lula, então presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, exemplares do Porantim, jornal mensal “em defesa da causa indígena”, editado em Manaus pelo Conselho Indigenista Missionário (CIMI). Queríamos que o partido que estava nascendo assumisse as lutas indígenas.

O exemplar nº 10 de agosto de 1979 traz entrevista com o cardeal Dom Paulo Evaristo Arns, anunciando no título que “A Luta dos Operários é a Luta dos índios”. Outra matéria noticiava a aprovação pelo grupo de Antropologia da Universidade do Amazonas do relatório enviado à Comissão Interministerial criada para definir a política florestal, cujo representante era o professor Frederico Arruda. O documento recomendava:  

- Sugerimos o “tombamento” da floresta como patrimônio do povo brasileiro, a imediata retirada de todas as empresas que a devastam e o engavetamento de qualquer projeto novo. A floresta amazônica deve ser considerada intocável, enquanto as nações indígenas não forem reconhecidas como tais, com a consequente garantia de inviolabilidade do seu território e do direito à soberania e à autodeterminação.

Essa provocação foi retomada nas “Perguntas sobre a Questão Nacional Hoje” em artigo que escrevi no nº 14 do Porantim, também entregue a Lula naquela ocasião, com indagações, umas óbvias e outras “desóbvias” como quer minha neta. Em que medida podemos falar de nações indígenas no Brasil? Temos tantas nações quantos línguas indígenas? O critério demográfico é indispensável para definir uma nação? Qual a situação dos Juma reduzidos a 9 pessoas depois do massacre de 1964?

Uma questão menor

Evidentemente na época, Lula não deve ter tido tempo de ler o jornal, que folheou em nossa presença. De qualquer forma, no encontro estadual do PT-AM discutimos e aprovamos proposta escrita a quatro mãos por mim e por Márcio Souza intitulada “O PT e a questão indígena”, que no ano seguinte, por iniciativa de Felipe Lindoso, foi publicado pela editora Marco Zero com o título “Os índios vão à luta”, ao lado de textos de Mário Juruna, Megaron e Marcos Terena.

Levamos a proposta do PT-Am para dois encontros nacionais em São Paulo: um no Colégio Sion, em fevereiro de 1980, quando assinamos o manifesto. O outro, em junho, no Instituto Sedes Sapientiae, quando votamos programa, estatuto e plano de ação do partido, que acabou incorporando, no seu último item, dois pontos cruciais: demarcação dos territórios e autodeterminação dos povos indígenas. Faltava definir o que entendíamos por autodeterminação.

No encontro de junho, quando me deram a ´palavra por três minutos concedidos para cada intervenção, expliquei que era tempo insuficiente para expor questão tão complexa.  Os integrantes da mesa cochicharam e abriram uma exceção:

- Excepcionalmente, o companheiro do Amazonas tem seis minutos para sua intervenção.  

Falei oito. Quando terminei, alguém sentado a meu lado, bem intencionado, mas mal informado, cochichou:

- Companheiro, se perdermos tempo com essas questões menores, não vamos avançar.

Essa era uma questão menor para muitos brasileiros. Não convenci quase ninguém, comprovando minha "extraordinária capacidade argumentativa". Mas o registro de tais lembranças permite reconstruir parte da trajetória do PT na relação com os povos indígenas.

Partidos políticos

No número de junho de 1980 do Porantim publicamos uma matéria sobre Os Partidos Políticos e a questão indígena. Entrevistamos os dirigentes locais do PDS, PMDB, PTB e PP, além de reproduzir trechos do “Informe dos núcleos do Amazonas à Comissão Nacional do PT sobre a questão indígena”, de 24 páginas, levado para o Instituto Sedes Sapientiae.   

- “O PT lutará por um estado brasileiro plurinacional que reconheça juridicamente as nações indígenas como nações”. Por sugestão de José Ibrahim da Comissão Nacional, esse ponto da tese do Amazonas não foi aprovado, nem rejeitado, já que se admitiu a necessidade de aprofundá-lo mais em outro momento.

De qualquer forma, os povos indígenas não faziam parte do programa dos partidos políticos. O senador biônico Raimundo Parente, presidente do PDS-Am – o partido da ditadura, reconheceu sua condição de latifundiário e disse que os interesses coletivos deviam prevalecer sobre os direitos dos indígenas. Confundiu os interesses de uma classe social específica com os do conjunto da população brasileira.

O vereador Fábio Lucena definiu alguns pontos do programa do PMDB e criticou a Funai, cujo presidente, general Ismarth de Oliveira, reconheceu no plenário da Câmara Municipal de Manaus, que a instituição que presidiu durante cinco anos não realizara qualquer levantamento da realidade indígena da Amazônia. Nos últimos dias de sua administração os Xavante acusaram de corrupção os militares que lá atuavam.  

O ex-deputado Arlindo Porto, reorganizador no Amazonas do PTB de Ivete Vargas, condenou a “dizimação genocida de gigantescas nações indígenas”. E o coordenador do Partido Popular (PP), Dantas Brito, foi lacônico e não disse coisa-com-coisa.

Nação rubronegra

Muitos anos depois, em 2008, participei do programa Faixa Livre da Rádio Band, comandado pelo radialista Paulo Passarinho, num debate com o fotógrafo Milton Guran e o General Nery, que foi logo criticando o uso por mim do termo “nações indígenas”, porque, segundo ele, “podia dividir o Brasil em vários países”.  

- General – eu disse – parece que há certa confusão com as definições de “estado” e de “nação”. A Bélgica e a Suíça são países que abrigam várias nações, com várias línguas reconhecidas e nem por isso esses estados plurinacionais capitalistas tiveram sua soberania ameaçada.

O general, que era inteligente, retrucou que sabia muito bem a diferença entre Estado e Nação. Ele tinha um ponto a seu favor que merecia nossa simpatia: havia sido esculhambado por Olavo de Carvalho, que seria endeusado depois como o guru de Bolsonaro. Argumentei, então, que na documentação colonial os portugueses se referiam às “tribos” como “nações” e que o termo era usado no sentido de “nações camponesas”, de acordo com a definição do teórico holandês Anton Pannekoek. Designava uma coletividade. Citei a brincadeira de crianças em Portugal, que cantavam:

- “Aranha, aranhão, sapo, sapão, bicho de toda nação”

Mas o general insistia que a demarcação da Terra Indígena Raposa Serra do Sol, tema do debate radiofônico, “poderia decepar um pedaço do território brasileiro” se “os índios fossem considerados como nações”. Objetei que me parecia disparatado o medo de uma palavra e indaguei: em que medida a nação rubro-negra ameaçava à integridade do Brasil com seus milhões de torcedores?

- Só quem não confia nas Forças Armadas tem medo de que indígenas, que amam o Brasil, possam ameaçar a soberania nacional com arcos e flechas contra canhões, aviões, submarinos e armas pesadas. Confio nas Forças Armadas, general - eu disse. Disse sim. Disse mesmo, citando Rondon, corajoso, sensível e inteligente, defensor dos povos indígenas. Quem não confia nas Forças Armadas é o general Heleno de Tróia. Ou finge não confiar para poder atacar os direitos constitucionais dos povos indígenas.  

Talvez essa seja a hora de voltar a incomodar os generais e de convencê-los a confiar nas Forças Armadas, acatando a soberania dos povos originários.  Quem sabe o Ministério dos Povos Indígenas e a Funai organizam um debate sobre esse tema?  

Referências dos textos citados:

  1. Nações Indígenas. Nações? Porantim. Manaus. Ano II. Nº 10, agosto de 1979. Editorial escrito a quatro mãos com o teólogo Paulo Suss. Pg. 2
  2. A Universidade do Amazonas sugere que o Estado reconheça grupos indígenas como nações. Porantim. Manaus. Ano II. Nº 10, agosto de 1979. Pg. 15
  3. Bessa, José Ribamar Perguntas sobre a questão nacional hoje. Porantim. Manaus. Ano II, nº 14, dezembro de 1979.
  4. Os Partidos Políticos e a questão indígena. Porantim. Manaus. Ano III, nº 19/20 de junho de 1980.
  5. A questão indígena Brasileira. Cadernos do PT-AM nº 01 julho de 1980.
  6. Márcio Souza, Ribamar Bessa, Mário Juruna, Megaron e Marcos Terena. Os índios vão à luta. Rio. Editora Marco Zero. 1981

P.S. 1 A coluna Taquiprati registra adeus saudoso ao nosso Joaquim Melo. Conheci-o no módulo que ministrei no curso de especialização em Historiografia da Amazônia. Historiador e proprietário da banca de livros do Largo de São Sebastião, “ele não é apenas um livreiro que vende livros, mas um assíduo leitor dos livros que vende”, escreveu Elvira França, que dele se despediu em belo artigo no Portal da Agência de Notícias Amazônia Real.  

- "Ele foi um polo de resistência em defesa da Amazônia, contra as trevas da ignorância, da alienação, do negacionismo e do fascismo. Manaus, que perde muito, se encontra em luto” registrou a historiadora Gleice Oliveira. Joaquim, generoso, selecionou “Rio Babel – a história das línguas na Amazônia” como um dos dez livros necessários para entender a nossa região. Que descanse em paz!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

P.S. 2 - Mariana Kutassy: Bordadeiras do Cariri

Bom dia, Bessa querido!! Suas crônicas são sempre um bálsamo. Você, tal como as bordadeiras do Cariri, consegue sempre capturar e alinhavar fios no espaço, que parecem soltos, e os enreda em saborosas narrativas. beijo prá vocês

Comente esta crônica



Serviço integrado ao Gravatar.com para exibir sua foto (avatar).

28 Comentário(s)

Avatar
Yuri Li comentou:
12/01/2023
Que texto importante! Li, com emoção, neste dia rigorosamente solene e importante da história do brasileira! Memórias e gratidão à Dona Marta Guarani, mulher que viveu a repressão e sequelas da ditadura militar sobre as aldeias e territórios de seu grande povo no MS. E à Geraldo Garcia, companheiro petista que entendeu a importância da etnicidade no partido e que inclusive perdeu a vida em acidente qdo se dirigia à uma assembleia indígena no AM.
Comentar em resposta a Yuri Li
Avatar
Rodrigo comentou:
11/01/2023
Renascemos professor! Muito emocionante a posse da Sônia Guajajara, assisti do inicio ao fim sem desgrudar os olhos da televisão! Boa sorte a nova ministra, estamos com você. Viva o Brasil, viva a democracia. Um abraço querido professor.
Comentar em resposta a Rodrigo
Avatar
Lidia Santos comentou:
09/01/2023
Junte-se a isso o que a manada de porcos selvagens produziu nos três mais emblemáticos edfícios de Brasilia. Lidia V. Santos
Comentar em resposta a Lidia Santos
Avatar
Danie comentou:
09/01/2023
Texto lindo. Cheio de militância e história.
Comentar em resposta a Danie
Avatar
Sérgio Ribeiro comentou:
09/01/2023
A horda bolsonarista veio acabar o serviço de destruição iniciado pelo seu chefe, que bem os representa. A destruição de obras de arte, a quebra de vidros nas janelas de cada uma das Casas dos três poderes, o vandalismo que estarreceu o mundo neste domingo 8 de janeiro mostra quem são eles. Até filmaram um dos seus próceres fazendo cocô dentro do STF. É isso que eles sabem fazer. Lamentável.
Comentar em resposta a Sérgio Ribeiro
Avatar
Maria Teresa Toribio comentou:
08/01/2023
Bessa, como você escreve bem! Adoro sua narrativa e aprendo com cada parágrafo! Saboreio seu relato e humor na exposição. Parabéns!
Comentar em resposta a Maria Teresa Toribio
Avatar
Marcelo Chalreo comentou:
08/01/2023
Eu torço para que a assunção de lideranças indígenas de vários cortes seja realmente um marco decisivo na luta dos povos originários por seus direitos inalienáveis, mas lamento que a mesma atenção não esteja sendo dada aos quilombolas e populações tradicionais.
Comentar em resposta a Marcelo Chalreo
Avatar
Valter Xeu comentou:
08/01/2023
PUBLICADO EM PATRIA LATINA https://patrialatina.com.br/as-nacoes-indigenas-no-brasil-que-renasce/
Comentar em resposta a Valter Xeu
Avatar
Nilda Alves comentou:
08/01/2023
Querido Bessa,adorei essa crônica. Me deu conta, melhor, do teu significado nesta luta. Me ajudou a compreender as "lutas menores" que levamos. Aqui no Rio (no PCB) ouvi também: "a luta das mulheres, a pílula, não usar sutiã, essas coisas têm pouca importância". Hoje está difícil ouvir isso (embora tantos continuem a pensar), graças aos movimentos sociais potentes que foram criados. Esperança de que este governo dê certo, em alguns aspectos. Em Educação, acho que devem abrir uma brava discussão dessas BNCCs fajutas e inacreditáveis que foram armadas nesse país gigante "para dar a mesma escola a todos", ignorando suas enormes, lindas e poderosas diferenças. Grande abraço, FELIZ 2023, e nos traga sempre essas histórias que nos ajudam a entender, um pouco mais, este nosso país Nilda PS Viu que lindo, no dia da posse, a enorme bandeira (50 Kg pesava) que o MST levou e abriu sobre os que estavam na Praça dos Três Poderes, se reapropriando dos símbolos nacionais?
Comentar em resposta a Nilda Alves
Avatar
Marcos Marinho Marinho comentou:
08/01/2023
Isso é incompetência e irresponsabilidade com a coisa pública, o rasto de destruição foi além das instalações do complexo do Palácio do planalto, foi o maior apagão político econômico e moral da nossa república.
Comentar em resposta a Marcos Marinho Marinho
Avatar
Ermelinda Polizel Guedes comentou:
08/01/2023
Como pode destruiram tudo pessoas desmanzeladas náo sabém cuidar das coisas como podem morar num lugar desse eu que sou pobre minh casa nao é assim é bém cuidada
Comentar em resposta a Ermelinda Polizel Guedes
Avatar
Peon Brasil comentou:
08/01/2023
Tem que cobrar cada despesa desses canalhas ...
Comentar em resposta a Peon Brasil
Avatar
Sandra Rami comentou:
08/01/2023
O Alvorada havia restaurado em 2018 por quase 4 milhões pra esses vândalos depredarem um patrimônio tombado.
Comentar em resposta a Sandra Rami
Avatar
Celeste Corrëa comentou:
08/01/2023
Mano, é muito bom ler o Taquiprati porque me faz reviver a emoçãõ do dia 1° de janeiro passado. Que coisa mais linda ver o povo brasileiro subindo a rampa do Palácio do Planalto. Foi uma comoção sem igual ver uma parte da sociedade invisível subir de mãos dadas com o presidente empossado. Enche o nosso coração de esperança ver um governo que busca ser participativo dar voz para os esquecidos. Questões e pessoas sempre tratadas como "menores", se sentiram representados e se agigantaram, né! Literalmente e simbolicamente saiu o lixo e entrou o luxo. É hora de comemorar muito! Sem romantizar, com os pés no chão, porque o jogo político requer movimentos de avanços e retrocessos, Mas podemos e queremos celebrar um novo tempo que se inicia. Sabemos que a luta não será fácil. Mas o embate é bem melhor quando se dá num contexto democrático, no campo das ideias e pautado pelo respeito. Realmente vivemos uma epifania. A estrela apontou um novo caminho. Que saibamos enfrentar os "Herodes" desses tempos sem medo de ser feliz.
Comentar em resposta a Celeste Corrëa
Avatar
Sergio Lobato comentou:
08/01/2023
Gratidão pelo texto... Tema urgente, até Rondon fazia uso do termo nação.
Comentar em resposta a Sergio Lobato
Avatar
Miguel Maués comentou:
08/01/2023
Sim, o Brasil renasce das cinzas da destruição causada pela incompetência e o mau caratismo do Bozo e da extrema-direita.
Comentar em resposta a Miguel Maués
Avatar
Marilene Ferreira comentou:
08/01/2023
Ah, lembrei também do artigo de Milly Lacombe: "As imagens do Palácio da Alvorada deteriorado revelam o alcance da destruição pela qual passamos nos últimos quatro anos. São detalhes de podridão e negligência que escancaram os métodos de um governo que existiu para aniquilar". https://www.uol.com.br/esporte/colunas/milly-lacombe/2023/01/07/os-jacarandas-arrancados-do-alvorada-e-a-destruicao-como-ideologia.htm
Comentar em resposta a Marilene Ferreira
Avatar
Betty Almeida comentou:
08/01/2023
Essa bozo-familícia é uma praga de gafanhotos.
Comentar em resposta a Betty Almeida
Avatar
Ivanisa T. Martins comentou:
08/01/2023
Recordar para não esquecer: Marisa, minha amiga, fez uma grande reforma no Alvorada. Tinha orgulho de nos mostrar, a mim e à Dilma , os reparos do Palácio à capela. Visitávamos os jardins que ela cuidava com muito carinho: os jardins, as aves a quem ela dava nomes. Lula dizia que Marisa acordava às 4 horas da madrugada. E na parte íntima do Palácio, ela mesma preparava um café e sentia alegria em servir.
Comentar em resposta a Ivanisa T. Martins
Avatar
Marilene Ferreira comentou:
08/01/2023
Bessa, acho que vc. não leu o artigo do Jeferson Miola no Diário do Centro do Mundo, porque certamente o teria citado. Ai vai o link: https://www.diariodocentrodomundo.com.br/destruicao-do-palacio-do-alvorada-e-o-retrato-do-odio-fascista-por-jeferson-miola/ Reproduzo aqui pequeno trecho: A dilapidação constatada mostra que o Alvorada foi mais uma vítima do ódio e da destruição fascista. Não se trata apenas de descuido, desatenção, desleixo, abandono, ignorância ou relaxamento em relação a este importante edifício histórico-artístico-cultural do povo brasileiro. O estado desolador em que o Palácio do Alvorada foi deixado é o retrato fiel do ódio à arte, do ódio à história, do ódio à beleza, à Ilustração, à laicidade; do ódio à cultura, à espiritualidade, à religiosidade, à criatividade; do ódio à República. A destruição do Alvorada é, enfim, um monumento do ódio fascista à vida, à democracia, à civilização. O estado em que o Alvorada foi encontrado é um inventário da barbárie intelectual e da miséria humana que conforma a cosmovisão da escória fascista. É um inventário da ameaça aterrorizante do risco de avanço fascista que Lula nos livrou.
Comentar em resposta a Marilene Ferreira
Avatar
Felipe Milanez comentou:
08/01/2023
Muito bom trazer essa memória, Bessa! Queria muito ler esse texto do Megaron contigo Márcio Souza, Juruna e Terena que você cita!
Comentar em resposta a Felipe Milanez
Avatar
Manu Rebollo comentou:
08/01/2023
Dois pontos mexeram com uma estrutura de conhecimento minha: 1o A observância dos povos indígenas pelo PT já nas suas origens. 2o desde o início se sabia da importância ambiental da Amazônia. Fiquei sem argumento com um colega blasonarista aberto a diálogo (sim, eles existem) quando ele disse que a questão ambiental era vista de outra forma na época. Não se sabia da importância. Agora eu vejo que se sabia sim. Era má fé. O que para mim era uma intuição sem evidência agora aparece documentado.
Comentar em resposta a Manu Rebollo
Avatar
Luiz Pucú comentou:
08/01/2023
Pajé...as raízes da tua-nossa resistência envolve os corações numa frequência tão envolvente e com a história grudada na mente com o visgo do amor à liberdade. Ixé abá
Comentar em resposta a Luiz Pucú
Avatar
Eneida Simões comentou:
08/01/2023
Feliz 2023, querido Professor! Gratidão por partilhar o conhecimento sólido que tem sobre os povos originais e por sua garra em seguir defendendo-os. Tens meu apoio incondicional! Saudações!
Comentar em resposta a Eneida Simões
Avatar
Jane Paiva comentou:
07/01/2023
Bessa, querido, vc sempre preciso, perspicaz, guardião da memória que nos brinda com frequência inquietando nosso "confortável" esquecimento... Marcos Terena, citado por vc, de quem tanto me lembro do artigo Voo de Índio, publicado no inesquecível JB, qdo demitido da Funai no funesto governo do "caçador de marajás" que explicava o ato porque "onde já se viu índio pilotar avião?" Viva Bessa e a memória que aciona em nós e nas gerações a quem nos cabe lembrar e dar a conhecer nossas lutas e histórias!
Comentar em resposta a Jane Paiva
Avatar
FELIPE JOSE LINDOSO comentou:
07/01/2023
Bessa, solidário a você pelo artigo (e orgulhoso por termos publicado "Os Índios vão à luta" na Marco Zero, e também pela homenagem ao Joaquim Melo.
Comentar em resposta a FELIPE JOSE LINDOSO
Avatar
Márcio Pucú comentou:
07/01/2023
Depois de tortura nunca mais, agora é retrocesso democrática nunca mais.
Comentar em resposta a Márcio Pucú
Avatar
Ana Silva comentou:
07/01/2023
Divino, como sempre! Fina análise. Vida longa aos Indígenas, ao Bessa, ao Taquiprati.
Comentar em resposta a Ana Silva