CRÔNICAS

Arthur Neto: entre o bem e o mal

Em: 23 de Outubro de 2022 Visualizações: 6493
Arthur Neto: entre o bem e o mal

“O que é o bem e o que é o mal? Existe apenas um bem: o saber. E

 um único mal: a ignorância. Nada mais” (Sócrates. Ano 380 a.C.)

Ao

Arthur Neto, ex-deputado federal, ex-prefeito de Manaus, ex-senador da República e ex-democrata

Meu ex-timado amigo,

Na qualidade de ex-eleitor teu, o que me confere legitimidade para te cobrar, “escrevo esta carta, mas não repare os senões”, sob a inspiração da música de Waldick Soriano. Quero dizer o que penso sobre o teu suicídio político cometido na segunda-feira (17), no Palácio do Planalto, ao declarar voto no Coiso, com uma justificativa desconchavada sobre a luta do bem contra o mal, que não é digna da tua inteligência. Teu discurso, realçado no rosto cabisbaixo e na expressão facial envergonhada da foto, ignorou três questões cruciais: 

  • As aulas de filosofia sobre esse tema ministradas no curso clássico do Colégio Estadual do Amazonas, nos anos 1960, pela profa. Lindava Mota, apelidada de “Por-conseguinte-então”;
  • O “panfleto tecnológico” proposto pelo saudoso Theodoro Botinelly no Comitê de Apoio à tua candidatura a deputado federal nas eleições de 1978, ao lado de Felix Valois para o Senado;
  • A defesa da tortura e do torturador coronel Ulstra feita pelo teu agora candidato que, sob protesto nosso, te chamou recentemente de “Bosta” com “B” maiúsculo, o que é mais fedido ainda.

Aulas de filosofia

A professora Lindalva criticava o profeta persa Mani, criador no séc. III do maniqueísmo, porque ele via o mundo dividido entre o Reino da Luz e o Reino das Trevas, modelo hoje defendido pelo Coiso. Para desconstruir visão tão simplória, a mestra conhecida também como Lili Silogismo recorria a Sócrates. Ora, se o único bem é o saber e se o único mal é a ignorância e se todos sabemos alguma coisa, mas ninguém sabe tudo, logo o bem e o mal convivem dentro de cada um de nós – dizia o filósofo grego.

Por conseguinte, então, identificar a dimensão do bem e do mal requer medir o tamanho da luz e do obscurantismo dos candidatos, o que você não fez naquela cena patética do haraquiri público no Palácio do Planalto, quando declarou apoio incondicional ao Coiso. Tua justificativa foi uma xaropada discursiva confusa, que ignorou a régua socrática e não avaliou a enormidade da estupidez do dito Coiso, cuja ignorância o transfigura na própria encarnação do Mal.   

O teu agora candidato, que nega a ciência, tratou a pandemia de “gripezinha” que “mete medo apenas em maricas”. A vacina “causa aids, afina a voz do homem” e faz “crescer barba” na mulher. Ele arrancou a máscara, que rejeitava, do rosto de uma criança. Comprou toneladas de cloroquina inócua para o vírus do covid-19. Debochou da dor dos que perderam seus entes queridos. Manaus, cidade por ti governada, asfixiada sem oxigênio, te fez abrir valas coletivas no cemitério, com fotos disseminadas na mídia internacional.  

Foi aí que o Coiso – “eu não sou coveiro” - aloprou na reunião ministerial quando te insultou: “Esse prefeito de Bosta aproveita agora um clima desse para levar terror ao Brasil. Conheço a ideologia dele, o que prega e o que sempre foi”. O vídeo foi visto por todo o país. Tua resposta veio em nota oficial contundente aplaudida por nós, afirmando que tais insultos “representam um verdadeiro ‘strip-tease moral” feito por quem não tem mais a mínima condição de governar o Brasil”:

- O presidente quebra a liturgia do cargo. Vulgariza a instituição que deveria honrar. Exibe despreparo. Como alguém pode, sem se desmoralizar, conviver com uma pessoa dessa baixa extração? Que tempos! Que costumes! – diz tua nota, na qual o Coiso aparece como “um ser inculto, despreparado e deseducado”, defensor do “submundo das ‘rachadinhas’, da ditadura e das torturas”.

Panfleto tecnológico

O prefeito que assinou essa nota definitivamente não é um “Bosta”, mas um democrata inteligente, um humanista, cujo discurso contra a ditadura lembra o candidato a deputado federal de 1978, que fazia dobradinha com Felix Valois, aspirante ao senado, ambos combativos e merecedores do nosso voto. Criamos até um Comitê de apoio com gente do TESC: Márcio Souza, Aldísio Filgueiras, Stanley Whibbe. Numa reunião nossa, Botinelly teve uma ideia “genial’ para reforçar a campanha com “tecnologia de ponta” da época.

Posto que não contávamos com a grana hoje abocanhada pelos partidos, faríamos rifas e vaquinhas para comprar cinco mil fitas K-7. Gravaríamos músicas que seriam interrompidas aqui e ali por propaganda subliminar dos candidatos. “É o panfleto tecnológico” – justificava Botinelly, o visionário Botica, que nos fez ouvir um teste com Noites de Moscou na versão do Conjunto Farroupilha gravada por Dolores Duran. Ficou assim:

Música: O amanhecer já não tarda, amor, por favor te peço lembrar

Voz: Contra a ditadura, Arthur Neto para Deputado Federal

Música: Esta noite que tão feliz passou, bela noite a sonhar Moscou

Voz: Democracia Já, para o Senado Felix Valois.

Ficamos todos estupefatos.

– “Essa ideia é inexequível, não podemos citar Moscou” – objetou alguém sensato, que não fui eu, porque não sou sensato, jamais usaria palavra tão esdrúxula e não contestaria homenagem à Universidade Patrice Lumumba, de Moscou, onde Botica estudara. Ele negociou a substituição por “Pra não dizer que eu não falei de flores” do Vandré, desde que fosse mantida a rima de “Já” com “Valoá”.  Mas o caldo entornou: o ditador de turno, general Geisel, mantinha férrea censura ao “Caminhando e Cantando”.  

A ideia do panfleto tecnológico realmente inexequível - desculpem o palavrão – foi abandonada e trocada por santinhos exequíveis. Botinelly retornou anos depois como candidato a deputado com o lema: “Pau neles, companheiro”. Se vivo, defenderia hoje a democracia ameaçada.

Basta de bosta

O candidato que te chamou de “Bosta” disse em 1999 – está gravado – que “o Brasil só vai melhorar quando nós partirmos para uma guerra civil aqui dentro, fazendo o que o regime militar não fez em 1964, matando uns 30 mil, começando com o FHC. Inocentes morrerão, tudo bem, em qualquer guerra morre inocente”. Entre os mortos poderia estar teu pai, o saudoso senador Arthur Virgílio Filho, que combateu a ditadura e foi cassado, em 1969, pelo AI-5, que o teu candidato quer agora reeditar.

A nota oficial por ti assinada, em 2020, dizia que aquele que te chamou de Bosta “gostaria de reviver a ditadura que nos massacrou”, mas que “daqui a pouco mais de dois anos, o país estará livre de tão diminuta e mesquinha figura, cúmplice de tantas mortes causadas pelo Covid 19”.

Agora, tua foto ao lado do Coiso dá meia-volta-volver e me faz te devolver a pergunta que fizeste há dois anos: “Como alguém pode, sem se desmoralizar, conviver com uma pessoa dessa baixa extração” que “não tem mais a mínima condição de governar o Brasil?”

Meu amigo Arthur, cadê o tribuno inteligente e sagaz, o polemista rápido no gatilho de quem tantas vezes divergimos, mas cujas qualidades admiramos? Formador de opinião, você não pode contribuir para fortalecer o fascismo, a tortura, a devastação ambiental, o colapso do clima, o incêndio da floresta, o envenenamento dos rios pelo garimpo, a matança de indígenas, a extrema desigualdade social, o racismo, a homofobia, a misoginia, o ódio, a ignorância.

A tua maior derrota, Arthur, não foi perder o Senado para o Omar Aziz, que vai nos representar muito bem. Foi te ajoelhar e ficar de quatro aos pés do Coiso, confirmando assim as palavras dele quando te bostificou. Mostra a ele que você não é um Bosta, Arthur. Os cadáveres das covas coletivas ainda estão quentes. Ainda é tempo de recuar e voltar a ser o que você era, quando os relacionamentos não estavam tão corroídos. Te receberemos de braços abertos.

Na década dos 60, assisti um filme desolador da "nouvelle vague". Após a explosão de uma bomba devastadora de alto poder destrutivo, o narrador caminha pela cidade em busca das ruínas e observa a inexistência de danos materiais. Descobriu, ao encontrar sua parceira, que o estrago da bomba era ainda maior: dinamitou as relações, destroçou amor, solidariedade, lealdade, alegria. É essa a bomba que nos ameaça. Na opinião do jurista espanhol Baltasar Garzón, a eleição no Brasil “pode condicionar o futuro imediato de toda a humanidade”. 

Invoquemos o intrépido Botica lá do céu, para ressuscitar o “panfleto tecnológico”, com um podcast tiktokado, cantando os “Novos Baianos”. Basta trocar apenas uma letra: o “e” pelo “o”.

Música: Besta é tu, bosta é tu, besta é tu, bosta é tu.

Voz populi: Tá na hora do Jair, já ir embora. 

P.S. –Essas lembranças vão dedicadas a Valois, Márcio, Aldísio, Stanley e Botinelly (in memoriam), testemunhas dos fatos aqui  narrados e que não me deixam mentir. Ou deixam?  

Comente esta crônica



Serviço integrado ao Gravatar.com para exibir sua foto (avatar).

57 Comentário(s)

Avatar
Rodrigo comentou:
01/11/2022
O bem venceu! Foi uma disputa muito difícil (com notícias de muitas pessoas tendo dificuldade para votar e também supostas compras de votos, além das intermináveis fakenews). Vencer tudo isso não é fácil não, só mesmo sendo um líder político histórico e carismático que conseguiu chegar pela 3a vez na presidência (recorde absoluto) e tem tudo para fazer mais uma reeleição aos 85 anos. O presidente vascaíno Lula fará um excelente mandato, não tenho dúvidas. Agora só faltam 2 meses para acabar com o sigilo centenário, tô curioso para saber o que tem lá. Um abraço querido professor
Comentar em resposta a Rodrigo
Avatar
Alba Figueiroa comentou:
27/10/2022
Incrível! Suicídio mesmo! Já era!
Comentar em resposta a Alba Figueiroa
Avatar
Herman Marinho comentou:
27/10/2022
Como é triste testemunhar essa queda. A história de Arthur é maior q esse episódio vergonhoso mas é de lamentar q suas páginas derradeiras sejam escritas por quem não deveria ter esquecido a Manaus asfixiada q serviu de cobaia para esse GENOCIDA e seus cúmplices. Q Arthur tenha tempo para reparar tão constrangedora e degradante passagem de sua biografia. Parabéns, Babá! Sempre cumprindo de forma brilhante a missão de registrar a memória e o presente, as vezes tão infeliz quanto nesse episódio
Comentar em resposta a Herman Marinho
Avatar
Luiz Pucú comentou:
25/10/2022
Mestre Bessa...meu bom amigo, esse e o problema de ser histórico. Só me resta exclamar: putamerda!!! .
Comentar em resposta a Luiz Pucú
Avatar
Hebel Costa comentou:
24/10/2022
Que texto! Que carão! Que esbregue! Que denúncia! Parabéns José Bessa, ter um amigo como você me enche de orgulho.
Comentar em resposta a Hebel Costa
Avatar
Nilda Alves comentou:
24/10/2022
Que doloroso episódio. Triste. Mas dia 30.10 está aí e vamos vencer, pois a invasão do Capitólio do Bozo foram os tiros do do presidente do ptb (sem nome e em minúsculas) na PF. Ridículo! Grande abraço Nilda Alves
Comentar em resposta a Nilda Alves
Avatar
Vera Nilce Cordeiro Correa comentou:
24/10/2022
Muito bom , Bessa, mas eu já faz tempo me arrependi muito de ter dado meu voto para o govrrno do Amazonas , em 1986, para este bosta que é o Arthur
Comentar em resposta a Vera Nilce Cordeiro Correa
Avatar
Mario Adolpho comentou:
23/10/2022
Dito & Feito - Arthur Virgílio deixou muita gente sem entender nada 23 Out 2022 Quem votou em algum momento de sua vida, ou a vida inteira, em Arthur Virgílio Neto (PSDB) deve estar se perguntando até agora o por que de um dos políticos mais importantes do Amazonas, decidiu apoiar o presidente Jair Bolsonaro (PL) no segunda da eleição para presidente. Sim, Bolsonaro, aquele que no momento mais desesperador da pandemia o chamou de “prefeito bosta”. Ver blog do Mario Adolpho https://www.blogdomarioadolfo.com.br/dito-feito-arthur-virgilio-deixou-muita-gente-sem-entender-nada/
Comentar em resposta a Mario Adolpho
Avatar
Aldisio Filgueiras comentou:
23/10/2022
Pois é, Bessa, de onde não se espera é que vem mesmo. Nessa campanha, que tu lembras, o grupo A Gente, braço musical do Tesc, entrou de cabeça. Fizemos um jingle, mas não tínhamos como gravar. Alguém descolou um estúdio, mas não tínhamos como chegar lá. Estávamos com os instrumentos no meio da rua. De repente, surge um carro da polícia. Descaradamente, faço parada e explico o drama e eles nos dão carona até o estúdio. Até a polícia, em plena ditadura, pode ser do bem, imagina em uma democracia. Gravamos A letra do jingle: "O povo do Amazonas tá danado pra valer, vai mostrar agora que sabe votar, que sabe escolher, vai votar cerrado, cerrado no MDB. Com Félix Valois no Senado e Arthur Neto deputado, o povo não vão ficar calado. Quem vive de salário não tem o que comer, mas povo não é otário, vota no MDB". Até ontem, a Magela cantava essa música, e eu também. Vai ser difícil esquecer. Abraçaço.
Comentar em resposta a Aldisio Filgueiras
Avatar
Valter Xeu comentou:
23/10/2022
Publicado em PATRIA LATINA - http://patrialatina.com.br/arthur-neto-entre-o-bem-e-o-mal/
Comentar em resposta a Valter Xeu
Avatar
Paulo Suess comentou:
23/10/2022
Bessa, vibrei com a sua crônica. Abraço, Paulo
Comentar em resposta a Paulo Suess
Avatar
Susana Grillo comentou:
23/10/2022
Bessa, que recuperação histórica incrível ! Eu me espantei muito quando vi a cena horrorosa do ex-prefeito há muito pouco tempo, no Planalto e fiquei indignada. Com a escavação no tempo que você fez, ficou mais feia ainda a história. Se juntando ao Moro e a outros que perderam o caráter e a vergonha na cara ! Obrigada, Bessa. Abraços,
Comentar em resposta a Susana Grillo
Avatar
Ileida Pereira comentou:
23/10/2022
E é assim que se descobre os ratos escondidos no navio.
Comentar em resposta a Ileida Pereira
Avatar
Cláudio Lampião comentou:
23/10/2022
Boa Babá. Isso não poderia passar despercebido da sociedade amazonense. Anos depois o Arthur fez a mesma caca que o Mario Frota (na foto com ele). De MDB histórico, combatente contra a ditadura, decidiu apoia o Collor. Acabou com a carreira dele. O sujeito muda radicalmente e acha que o eleitor dele vai atrás.
Comentar em resposta a Cláudio Lampião
Respostas:
Avatar
Bepi Sarto comentou:
23/10/2022
Esses e outros abriram meus olhos para o lado bom da política. Hoje tenho que arrumar um jeito de abrir os olhos deles e guiá-los. A cegueira política os acometeu.
Comentar em resposta a Bepi Sarto
Avatar
aurelio comentou:
23/10/2022
Esse ex-senador e ex-prefeito sempre foi um bostinha. Não esquecemos quando desafiou Lula para "sairem na porrada". Lula era o presidente da república.
Comentar em resposta a aurelio
Avatar
Tania Pacheco comentou:
23/10/2022
Publicado em Combate - Racismo Ambiental - https://racismoambiental.net.br/2022/10/23/arthur-neto-entre-o-bem-e-o-mal-por-jose-ribamar-bessa-freire/
Comentar em resposta a Tania Pacheco
Avatar
Rosely Noronha comentou:
23/10/2022
um dia votei em Arthur Neto!
Comentar em resposta a Rosely Noronha
Avatar
Paulo Trajano dos Santos comentou:
23/10/2022
Fiquei sem chão com a presença do Arthur ao lado do Bozo. Jogou sua história na bosta.....
Comentar em resposta a Paulo Trajano dos Santos
Avatar
Bepi Sarto comentou:
23/10/2022
Arthur se juntou ao Mario Frota.Meus heróis morreram todos
Comentar em resposta a Bepi Sarto
Avatar
Miguel Antonio Pacheco comentou:
23/10/2022
A crônica criativa e inteligente de José Bessa , fala por todos nós que um dia fomos às ruas, às praças lutar por liberdade e democracia. Que pena Artur ,vc escolheu o lado podre da história. Não comemoro a sua melancólica e derradeira despedida do campo democrático, apenas lamento. Vc escolheu o nada, o obscuro, o raso o que temos de pior na sociedade.
Comentar em resposta a Miguel Antonio Pacheco
Avatar
Elaine Meneghini: comentou:
23/10/2022
Tudo o que eu gostaria de ter escrito Acho que o Artur não está "regulando bem", como dizia minha avó. Virou meio bronco.
Comentar em resposta a Elaine Meneghini:
Avatar
Guedes Júnior comentou:
23/10/2022
A mola mestre que gira o mundo é o dinheiro. Quem pagar mais o Artur apoia.
Comentar em resposta a Guedes Júnior
Avatar
Gerson Albuquerque comentou:
23/10/2022
Meu grande Mestre, Bessa Freire. Obrigado por dizer tudo e mais um pouco do que não consegui dizer ao ver o Arthur Neto aceitar a bostificação da besta do Planalto. Você lavou minha alma e a do meu pai, que, se estivesse neste mundo, iria assistir a um dos seus ídolos do passado se ajoelhar diante do fascistúpido dos tempos presentes. Parabéns e um forte abraço.
Comentar em resposta a Gerson Albuquerque
Avatar
Rui Dias de Carvalho comentou:
23/10/2022
Excelente texto. Parabéns, Esse Senhor Bosta, merece um triste fim de carreira. Como uma pessoa pode descer a um nível tão baixo?
Comentar em resposta a Rui Dias de Carvalho
Avatar
Carlos Eduardo Colmanetti comentou:
23/10/2022
Regina Melo a história do Arthur já estava comprometida desde as suas 2 passagens recentes pela prefeitura de Manaus,agora "esculhambou" de vez,mostrou seu lado cruel e oportunista.
Comentar em resposta a Carlos Eduardo Colmanetti
Respostas:
Avatar
Regina Melo comentou:
23/10/2022
Carlos Eduardo Colmanetti mas teve antes uma história valorosa, que se perdeu de vez.
Comentar em resposta a Regina Melo
Avatar
Maria Valdeida Vale comentou:
23/10/2022
O Artur Neto, assim como David Almeida e outros políticos devem estar preocupados com a polícia Federal e por isso estão nessa de apoiar o Coiso, afinal, por enquanto ele está protegendo seus aliados. Mais não perdem por esperar.
Comentar em resposta a Maria Valdeida Vale
Avatar
Adeice Torreias comentou:
23/10/2022
Caro mestre, sempre me curvo ao Saber. E a vc como professor. Mas confesso que diante da largura da tua memória, tanta memória, só me resta tergiversar rsrs. Arthur Neto, Neto, o Arthur "acabou no Irajá". Santo Deus, observei suas expressões faciais. Um misto de tristeza, desânimo e um tanto envergonhado. Esse homem, antes admirado perdeu o tino? Esqueceu sua origem? Ou o diplomata do Amazonas foi vencido pelo cansaço da vida? Um dia ele foi orgulho do seu povo. Eu vivia lá e ainda vejo esse filme passando. Uma coisa é quase certa, acabou. Grande abraço, Bessa!
Comentar em resposta a Adeice Torreias
Avatar
Ana Suelly comentou:
23/10/2022
Na hora certa, José Bessa Freire! Grata pela Informativa e bem escrita Crônica!
Comentar em resposta a Ana Suelly
Avatar
Regina Melo comentou:
23/10/2022
. Arthur jogou toda a sua história no lixo e se entregou de bandeja ao inominável. Maravilhoso este texto do José Bessa
Comentar em resposta a Regina Melo
Respostas:
Avatar
Carlos Eduardo Colmanetti comentou:
23/10/2022
Regina Melo eu não confio nele ,quando foi prefeito pela primeira vez em 1988,com o apoio de parte da esquerda, decepcionou muito,e sua oposição aos governos de lula nunca foi civilizada e não levou em conta os interesses dos brasileiros em geral e nem dos Amazonenses em particular.
Comentar em resposta a Carlos Eduardo Colmanetti
Avatar
Mirtes Melo (via FB) comentou:
23/10/2022
Ainda sobre o Bosta, uma crônica maravilhosa do Ribamar Bessa Tem pessoas e pessoas. Xuxa quando jovem falou e fez muitas besteiras q as vezes eu nem deixava minha filha assistir, assim como posso destacar que Arthur Neto fez grandes obras em minha cidade Manaus. Mas prestem atenção na diferença, vejam o vídeo da Xuxa apoiando Lula, ela amadureceu, pq a maternidade nos permite crescer naturalmente e hoje nos surpreende com sua sensibilidade, enquanto que o velho Arthur Neto foi ficando velho gagá e desacreditado tanto que perdeu a eleicao duas vezes no Senado, e depois de ser chamado de seu Bosta pelo Presidente da República, faz jus às palavras e diz sim Senhor Capitão eu sou mesmo bosta e enterro meu nome na merda. Quanto à voce Xuxa, q eu tanto questionei, merece nossos aplausos. Vote a favor Da Democracia, vote 13
Comentar em resposta a Mirtes Melo (via FB)
Avatar
Élida Braga (via FB) comentou:
23/10/2022
Ameiiii!!!! Um desafogo!!! E compartilhei, com erro, mas foi..
Comentar em resposta a Élida Braga (via FB)
Avatar
João Bina comentou:
23/10/2022
Avatar
Marcos Dores Pena (via FB) comentou:
23/10/2022
A idade nos leva à maturidade, e esta à sabedoria. Nunca é tarde para mudar e consertar caminhos e horizontes antes maus traçados.
Comentar em resposta a Marcos Dores Pena (via FB)
Avatar
Isabella Thiago de Mello comentou:
23/10/2022
Meu Pai Thiago era amigo do filho e do pai. - Arthur Virgílio Filho dá nome ao campus da Universidade Federal do Amazonas - e por isso eu poderia dizer: - ainda bem que meu pai está no Céu e não está mais entre nós para ver algo tão bizarro. Assim como Bessa, Thiago de Mello estaria estupefacto, atônito, sem acreditar nos fatos. Primeiro suspeitaria ser montagem do editor. Uma vez convencido do malíssimo feito, creio eu que também estaria fazendo coro com Bessa: -"volta, Arthur. volta enquanto é tempo". # Acontece que eu acredito na imortalidade da alma, Vou rezar para que a legião de Anjos e Arcanjos escondam esta triste notícia que nos lembra Shakespeare: "há algo de podre no reino da Dinamarca" e na decisão nefasta do Arthur.
Comentar em resposta a Isabella Thiago de Mello
Avatar
FELIPE JOSE LINDOSO comentou:
22/10/2022
Babá, eu fiquei simplesmente estupefato quando vi o Neto ao lado do Cramunhão. Felizmente não ouvi o discurso dele. Só vi a cara inchada, sintoma sei lá de que enfermidade física-psíquica ou sei mais lá o que do também ex-amigo, ex-pessoa que respeitava. Enfim , tudo que ele se tornou nesse nosso outono da vida. Ouvi hoje uma participação do João Cezar de Castro Rocha, seu colega na UERJ, em um programa no canal https://www.youtube.com/watch?v=FBUrITLVNB0 originalmente destinado a conversar sobre a tal "sabatina" que de sexta-feira que o Estadão, SBT e outros fizeram. Mas, como sempre, o João Cezar (e você também, meu caro) para falar de um montão de coisas. Já no final do programa (1:50 hs) o JC explicou o conceito de "dissonância cognitiva coletiva", que deriva de um ensaio de um psicólogo, e emendou com o ensaio do Walter Benjamin sobre a Reprodutividade das Obras de Arte. Uma lição fantástica. Aí eu leio seu post e me pergunto sobre o que aconteceu com o N? Como é possível uma tal mudança? Como é possível uma tal DEGRADAÇÃO? Não sei explicar. E fico ao mesmo tempo espantado, desiludido e sobretudo puto da vida com uma coisa dessas.
Comentar em resposta a FELIPE JOSE LINDOSO
Avatar
Terezinha Soares comentou:
22/10/2022
Boa Professor. Quem sabe ele volta atrás. Muito triste com tudo isso.
Comentar em resposta a Terezinha Soares
Avatar
Bete Mendes comentou:
22/10/2022
Avatar
Marcos Octávio comentou:
22/10/2022
Acabei de ler estarrecido a crônica. Torço para que esse velho adversário e democrata ouça seus apelos. Que tragédia para essa que chegou a constar como possível presidenciável.
Comentar em resposta a Marcos Octávio
Avatar
Togo Meirelles comentou:
22/10/2022
Eu fiquei chocado quando eu vi Arthur Virgilio declarando apoio ao verdadeiro Bosta. Naquele momento eu fiquei pensando, o que aconteceu com ele, Arthur Virgilio, entre os cemitérios de Manaus a essa estúpida declaração de "apoio". Certamente o ranço da derrota falaram mais alto!
Comentar em resposta a Togo Meirelles
Avatar
Marcel comentou:
22/10/2022
Muito boa crônica Não dá pra entender apoio do Arthur ao Bozó, depois de tudo . Realmente é inaceitável. Arthur é meu amigo, mas pirou
Comentar em resposta a Marcel
Avatar
Serafim Correa comentou:
22/10/2022
PUBLICADO NO BLOG DO SARAFA https://www.blogdosarafa.com.br/arthur-neto-entre-o-bem-e-o-mal/
Comentar em resposta a Serafim Correa
Avatar
Joaquim Barbosa (via FB) comentou:
22/10/2022
Belíssimo texto, professor José Bessa . Quanto ao Arthur, a frase do Bobo ao rei Lear parece caber na fuça: Tu não devias ter ficado velho antes de ter ficado sábio.
Comentar em resposta a Joaquim Barbosa (via FB)
Avatar
José Carlos L. comentou:
22/10/2022
Fiquei impressionado e com dificuldade de entender o que estava acontecendo... É inacreditável que alguém com a história do Arthur Virgílio tenha aderido a esse verme.
Comentar em resposta a José Carlos L.
Avatar
Geraldo Lopes de Souza Junior comentou:
22/10/2022
Sou estatístico da Secretária Municipal de Saúde desde 2009. Estive ativo na luta contra o COVID em 2020. E encontrei consolo na postura de apenas dois políticos do Amazonas se mostraram contra o desgoverno do Bolsonaro e as medidas de "bosta" efetivadas durante a crise sanitária. Arthur foi um deles. E por essa postura, ganhou certa admiração minha e o meu voto neste pleito. Contudo, registro aqui minha profunda decepção e faço minhas as tuas palavras.
Comentar em resposta a Geraldo Lopes de Souza Junior
Avatar
Graciemiliadossantosbarbosa Barbosa comentou:
22/10/2022
Bessa, você realmente fez um comentário necessário. Muito triste ver um amazonense, de família tradicional politicamente, optar por este Louco. Inacreditável!
Comentar em resposta a Graciemiliadossantosbarbosa Barbosa
Avatar
Juarez Silva Jr. comentou:
22/10/2022
Perfeito! Arthur acabou de jogar o que deveria ser legado, no "lixo da história", suicídio político, isso não será esquecido.
Comentar em resposta a Juarez Silva Jr.
Avatar
Nana Soeiro comentou:
22/10/2022
Vc sempre ótimo, Baba. Esse senhor sai, ao meu ver do cenário político, muito pequeno.
Comentar em resposta a Nana Soeiro
Avatar
Angela Afonso comentou:
22/10/2022
Triste fim de Arthur Virgílio. Sai de cena e sem aplausos!
Comentar em resposta a Angela Afonso
Avatar
Sebastião Vital de Mendonca comentou:
22/10/2022
Admirei muito o Artur Neto como excelente parlamentar, defensor da democracia mas pena que ele se submeteu ao seu algoz que o transfigurou em em Bosta e que depois comandará seus adeptos a parodiar a música do Chico Buarque e mandar : “joga pedra na Geni, joga bosta na Geni”. Ressalve-se, a Geni era vítima da sociedade !
Comentar em resposta a Sebastião Vital de Mendonca
Avatar
Ivone Andrade comentou:
22/10/2022
Eita caboco bom purdimaix. Te mete mano. Te admiro cada vez mais. Abraço carregado de afeto!
Comentar em resposta a Ivone Andrade
Avatar
Ilsa valois comentou:
22/10/2022
Perfeito. Sou testemunha dessa história e me prostro diante dessa realidade.
Comentar em resposta a Ilsa valois
Avatar
Angela Dile comentou:
22/10/2022
Maravilhosa essa crônica, dona Elisa deve está muito feliz , e seu Barbosa também
Comentar em resposta a Angela Dile
Avatar
Cel comentou:
22/10/2022
É, mano, a gente precisa aprender com a história, né. Por muito tempo eu vivi focada no que a ditadura nos privou,ao povo brasileiro e a mim, por ter deixado de conviver contigo por anos. Mas quando leio o taquiprati eu entendo que a malvada não conseguiu roubar a tua essência e a tua coerência, grandes responsáveis por eu me entender hoje como sujeito da história. Tomara que a trajetoria política do Arthur o permita repensar este apoio dado ao Coiso . Que ele reflita sobre o peso político dessa decisao, que pense na história do seu pai duramente marcada por pessoas como Bolsonaro As suas decisões politicas exigem coerência, para que seus eleitores que o admiram por o considerarem um democrata, continuem o admirando. A memória do seu pai e os seus eleitores merecem esse ato de dignidade por parte dele
Comentar em resposta a Cel
Avatar
Bolivar Corrêa De Carvalho comentou:
22/10/2022
Parabéns professor Bessa, Moro em Minas Gerais., fiquei surpreso quando vi Arthur Netto ao lado do idoso de 67 anos que nao respeita as nossa crianças e adolescentes, muito menos teve empatia pelo sofrimento dos amazonenses.iSempre ouvi muitos comentários elogiando a postura do Arthur Netto. Mas hoje eu chego a conclusão que esse apoio reafirmou o adjetivo que o coiso lhe deu: um Bosta
Comentar em resposta a Bolivar Corrêa De Carvalho