http://www.taquiprati.com.br
Manaus, Sábado, 20 de setembro de 2014
A A

 

A AMAZÔNIA NO PERÍODO COLONIAL: 1616-1798 (MANAUS FUA 1987 3ª EDIÇÃO)
 
Autor: JOSÉ RIBAMAR BESSA FREIRE (COORDENADOR)
Local da Publicação: MANAUS. FUA/NOVA UNIVERSIDADE. 1987. 69 PGS.
Categoria: Livros

 

José Ribamar Bessa Freire (coord): A Amazônia no período colonial: 1616-1798 (Manaus, FUA, 1987 - 3a. edição) 69 pgs.

Este livro, cuja primeira edição é de dezembro de 1984, começou a ser publicado em artigos jornalísticos sob o discutível título "A História da Amazônia contada pela Amazônia".  Nessa data, a jornalista Mônica Maia convidou José Ribamar Bessa Freire, então professor  da FUA - Fundação Universidade do Amazonas, (atual UFAM - Universidade Federal do Amazonas)  para redigir um conjunto de textos sobre a história da Amazônia, a fim de publicá-lo em A CRÍTICA, um jornal diário de Manaus. O objetivo era proporcionar aos vestibulandos um material de reflexão que fugisse da historiografia tradicional e oficial

O convite foi aceito, mas em lugar de elaborar o texto individualmente, o professor Ribamar Bessa convidou seus alunos de graduação do Curso de História das disciplinas História da Cultura Amazonense, História do Amazonas I e II  e Etnohistória, para participarem dos debates que deram origem ao texto, a partir do material coletado em arquivos europeus para a tese de doutorado em História, que preparava na Ecole Des Hautes Etudes en Sciences Sociales, na França, sob a orientação do professor Ruggiero Romano,

Seis alunos dos últimos períodos participaram do projeto inicial: Geraldo Sá Peixoto Pinheiro, Francisco Jorge dos Santos, Hideraldo Lima da Costa, Patrícia de Melo Sampaio, Vânia Novoa Tadros e Luís Boaes Maciel. Posteriormente, os cinco primeiros alunos citados, depois de concluirem o curso, fizeram concurso para o Curso de História da UFAM, onde passaram a ser professores, lecionando, entre outras, disciplinas da área de História da Amazônia. Eles continuaram envolvidos com o projeto inicial, quando foi elaborada uma segunda versão com pequenas revisões e correções, sob a coordenação do professor Ribamar Bessa.

Este trabalho foi divulgado entre os professores de História de 1º e 2º graus durante a 1ª Semana de História do Amazonas, realizada em setembro de 1986, e passou a ser utilizado nas escolas da rede estadual, municipal e particular de ensino.

Constatada a grande aceitação do material divulgado e conscientes da necessidade de produzir textos didáticos que pudessem servir de apoio aos profissionais do ensino de História, a equipe retomou o projeto inicial. Foi feita então uma edição intitulada A Amazônia no Período Colonial (1616-1798), reformulada e revista dentro do Projeto Nova Universidade (Convênio MEC/Fundação Universidade do Amazonas), que financiou a publicação.

Posteriormente, a Editora Metro Cúbico, de Manaus, fez, pelo menos, 5 edições. Recentemente, em 2008, a BK Editora, também de Manaus, fez uma 6ª edição, todas elas esgotadas.

 

 


PESQUISAR NO SITE


Receba as crônicas em seu e-mail.
Digite seu e-mail no campo abaixo.

/Ugagogo Invencionices Tecnológicas
/Paulo Suess
/Assaz Atroz
Portal do Sertão
Blog da Amazônia
Blog do Atílio Machado
/Portal Rogério Ferreira
Blog do Sarafa
Anarco
Blog do Holanda
Diário do Amazonas
Noticias da Bahia
O Malfazejo
Patria Latina
Picica
Sérgio Freire
Vejo São José
Copyright © 2000 - 2014     -     Desenvolvido por: Ugagogo Invencionices Tecnológicas